Soraia: Palavra de ordem: férias!


Os adultos que me desculpem, mas julho significa férias dos pequenos. Se você é pai ou mãe (tio, tia, madrinha, padrinho etc.) e não sabe como entreter a criançada ao longo desses trinta dias, separei algumas dicas de atividades para o mês. Como moro em São Paulo, optei por dar sugestões as quais pude conferir pessoalmente. Não mora em São Paulo? Ajude-nos e dê sugestões locais de diversão para a criançada. Vamos a elas:


Animais



Se você quer mostrar um pouco sobre a riqueza da nossa fauna, aqui vão algumas dicas bem bacanas. Inaugurado em 2006, o Aquário de São Paulo é o maior aquário temático do país e encanta adultos e crianças. Lá, os visitantes podem conferir peixes, tubarões, entre outros animais aquáticos brasileiros e do exterior, sempre com informações sobre o habitat dessas espécies. 

O Aquário Municipal de Santos já é uma atração bem tradicional no estado de São Paulo. Localizado no litoral sul paulista, o aquário possui diversos tanques temáticos, como o oceânico, amazônico, das tartarugas, dos pinguins, além de um tanque especial para os visitantes que querem interagir com o animais, tocando-os. 

Com quase seis décadas de funcionamento, o Zoológico de São Paulo continua sendo uma ótima pedida para mostrar um pouco da fauna existente aos pequenos. Nele, você poderá encontrar animais como orangotangos, o gavial da Malásia, ararinha azul de lear, rinocerontes brancos, além de espécies nativas da Mata Atlântica como bugios, bichos-preguiça, tatu, tucanos etc. 

Arte e cultura



Quer aprender/ensinar brincando? Nada melhor do que esses três lugares: Estação Ciência, Museu da Língua Portuguesa e Pinacoteca do Estado. O Museu da Língua Portuguesa e a Pinacoteca do Estado são duas excelentes atrações e, o melhor, ficam bem próximas uma da outra, podendo as duas serem visitadas no mesmo dia. O museu é ima verdadeira imersão na Língua Portuguesa e, graças aos recursos tecnológicos lá presentes, a experiência torna-se bastante interativa, o que estimula os pequenos a aprenderem brincando. A Pinacoteca, além de seu acerto permanente riquíssimo, oferece exposições sazonais para os amantes da arte e fotografia. Neste período de férias, estarão presentes as exposições Debret (de Vasco Araújo), O Pensionato Artístico na República Velha, Lucy Citti Ferreira e Alexandre Estrela – Um homem entre quatro paredes. 

A Estação Ciência seria outra dica valiosa para julho. No entanto, fui informada de que o local se encontra em reforma. Como as atrações valem muito a pena, sugiro que guardem esta dica na manga e a utilizem em qualquer outro final de semana do ano. 

Parques















Sim, existe diversão em São Paulo que você pode gastar pouco e entrar em contato com a natureza. Vários parques da capital paulista foram reformados e, vira e mexe, ganham atrações especiais. Assim, parques como o do IbirapueraVilla LobosÁgua Branca e da Independência são ótimos locais para um passeio, sobretudo em família. Neles, há muito espaço para brincadeiras, caminhadas e até piqueniques, sem contar animais, como peixes, galinhas, patos e gansos. A entrada é gratuita e os visitantes devem se ater apenas ao horário de funcionamento. 

E quem for ao Parque da Independência, não deixe de conferir o Museu Paulista da USP, mais conhecido como Museu da Independência. O valor da entrada é simbólico (R$ 6 – entrada inteira; R$ 3 – meia entrada), e os visitantes têm a oportunidade de ver de perto diversos objetos que fizeram parte da nossa história.

Parques de diversão
















Podem gastar um pouco mais? Levem os pequenos a parques de diversão. Na capital paulista, existe o Mundo da Xuxa, um parque montado dentro do shopping SP Market. Ele é indicado sobretudo para crianças pequenas, de três a nove anos de idade, é sua principal vantagem está justamente em estar dentro de um shopping. Assim, a diversão está garantida mesmo em um dia frio e chuvoso. 

Para quem mora no ABC Paulista, a sugestão é a Cidade das Crianças, em São Bernardo do Campo. Reinaugurado em 2010 passado, o parque possui atrações clássicas, como carrossel, xícara maluca e teleféricos, e é um dos mais tradicionais parques da região. 

Em Vinhedo, os grandes destaques são o Wet'n Wild e o Hopi Hari. O primeiro é um parque aquático, cheio de atrações divertidas e muito molhadas. Embora esteja inverno, Vinhedo costuma apresentar um clima bastante agradável o ano inteiro, de modo que basta dar uma conferida na meteorologia para saber o quanto poderá aproveitar seu dia. Já o Hopi Hari é um parque de diversões mais convencional e é um dos mais completos do estado. Ele foi construído para parecer um país, com até uma língua específica, e está dividido em várias regiões, cada qual com uma temática diferente e interessante. 

Observação importante: Antes de saírem de casa, verifiquem os horários de funcionamento de cada local e demais informações que podem estragar o seu passeio, como falta de estacionamento no local, valor da entrada, ou ainda se o estabelecimento aceita apenas determinado tipo de pagamento. No mais, aproveite!


Um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.