Gita: Arte Repaginada!



Quem já foi em galeria de arte e não é expert, sai com a sensação de que o artista está tirando uma com a sua cara, mas mesmo assim você e seu lado crítico diz o que pensa a respeito... e geralmente a conclusão é de que a arte é um mundo único do qual só o artista entende. Pode parecer contraditório, mas a existência da arte é justificada exclusivamente por ser universal. E se parar para repensar sobre o assunto, em poucos minutos entenderá que a política, poder sócio-econômico ou cultural, religião, história, quase tudo que está em foco da civilização é pano de fundo para a arte. Hoje em dia, seu conceito é tão mixado, tão emaranhado, tão eclético que também o significado não foge de ser mutante. 





Então hoje, resolvi mostrar dois artistas que estão fazendo carreira e a cabeça da galera e galerias. Fab Ciraolo e Alexandre Mury. Ambos super jovens, cheio de talentos e embora você ache que a arte é clássica, moderna, pós-moderna ou contemporânea, veja também como ela pode ser cool e descolada!


Fab Ciraolo, Chileno, Ilustrador...


O artista cria ilustrações a partir de desenhos, figuras públicas, personagens conhecidos, Cleópatra, Che Guevara, Capitão Planeta, She-Ra e He-Man, são algumas das caricaturas repaginadas em sua arte. Sua ótica de início era deixar os heróis na moda... Interessante é saber que a cultura do seu país não é fonte de inspiração, mas a bagagem de todo processo criativo são memórias visuais, outras artes, sua vivência e experiências, tudo mixado e expresso em estética vintage, psicodélico, pop e moda.

O legal do seu trabalho é reconhecer a história de um personagem e vê-la ironicamente retratada. O conjunto da obra é sempre extravagante, misturando retrô e modernidade, porém o ponto em comum de todas as imagens é a nuance sensível, cores nada contrastantes. O Blog é sua galeria de arte e onde você encontra publicações de trabalhos. 



Thunder Cats

Che Guevara
Edward - Mãos de Tesoura

Cleópatra, Salvador Dali, He-Man, Capitão América, She-Ra...

Alexandre Mury, Brasileiro (eba!), Artista Plástico


Conhecido como multiartista porque simplesmente faz tudo. Sua obra de arte é engraçada já na antecedência do click, e a criatividade também. Em comum com Fab Ciraolo, inspira-se de outras obras e seus personagens. Ele próprio é o modelo para a repaginação de artes do mundo inteiro... 

O cenário, as roupas, exatamente tudo é feito por ele e assistência de família. Ou seja, sua arte é reconhecida da impressionante releitura e conexão com o olhar da obra original. 

O processo criativo é artesanal em parte, nada que suas profissões como, artista por vocação, designer gráfico, publicitário, professor não ajude, enfim, vê-se que a bagagem expõe nas obras muita personalidade do seu ponto de vista, o acabamento da obra são fotografias humoradas, críticas, e sua interpretação reconstruída e recontextualizada a partir do improviso. Tudo é observado de maneira muito peculiar, realmente uma odisséia de cores bem evidentes, equilíbrio de paginação, enfim, a técnica está ali presente e para a gente que é mero observador, um novo jeito de relembrar obras consagradas.

O Blog de Alexandre é parte da sua galeria, várias galerias de fato apresentam sua obra e lá você também acompanha a agenda, mídias, publicação de trabalhos inclusive entrevistas!

Alexandre Mury de Hamlet



Repaginação de "Duquesa Feia" - Quentin Matsys
Repaginação de "Abaporu" - Tarsila do Amaral

Repaginação de Frida Khalo

Gostaram do nosso dia de arte? Se sim, curta com os amigos, compartilhe e ajude a divulgar trabalhos tão expressivos e que de arte tem muito bom gosto. Afinal de contas, estes dois artistas recriam ambientes desde o clássico até a modernidade com muito humor e criatividade! E não se esqueça, participe da Promoção das lentes de contato aqui! Grande beijo pessoal!

Postar um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.