Gita: PhD na rua [ Uma Gentileza Por Favor! ]

Minha Jornada, por uma tarde gentil  na Praça da Sé - SP. Com Renata Quintella e Fotos by ©Mayra Galha 

Era uma vez, uma rapaz amansador de burros que cresceu dizendo "depois de constituir família, filhos e bens, deixaria tudo em prol da sua missão." Então em 1961, em véspera de Natal, um incêndio no Gran Circus Norte-Americano, mataria 500 pessoas entre a maioria crianças... E naquele momento, esse rapaz se tornou um consolador voluntário, pregador de palavras sobre o amor, bondade, respeito pelo próximo e pela natureza e a todos que cruzassem seu caminho. Estou falando do Profeta Gentileza, agora e sempre, personalidade urbana carioca da singela frase "Gentileza gera Gentileza".

Desde então, o que parecia loucura às vistas dos pais e de quem mais achava estranho tamanha vontade de tecer cordialidade, se tornou uma jornada de bondade e gentileza. Eu não sei a Renata Quintella mas eu - Gilvania Guimarães - Posso dizer que o Profeta Gentileza, ajudou a preencher um bocado, com gestos de princípios, um dos pilares morais entre tantos, que aprendi a respeitar para ser alguém de bem nessa vida...

A partir daí, me senti na obrigação de escrever, falar sobre o que penso, e ajudar ao próximo do meu jeito. Foi então que diante de uma ideia para levar às ruas um pouco mais da gentileza que todos os dias, eu e meus amigos colaboradores escrevemos e literalmente acreditamos, foi que conheci a Jornada da querida Renata. "O que eu posso fazer por você Agora?" (e para quem ainda não conhece seu digno trabalho, Renata é outra voluntária que gera gratidão e gentileza, com a atitude de ajudar AGORA).

O que fiz? Mandei um e-mail pedindo um fotógrafo para acompanhar a minha jornada... Uma pequena parte do meu dia dedicado à ser gentil com quem está esperando o tempo correr, ou que está abatido entre a multidão desenfreada, ou simplesmente quem nada espera por algum momento ou motivo. Então em menos de 24 horas ela respondeu o e-mail, e combinamos o tal dia, na Praça da Sé (Reduto caótico de S.Paulo).

Enquanto aguardo para cumprir a minha jornada, um senhor se aproxima e elogia a minha presença. Diz que espera do meu marido, a mesma reação que a dele ao me ver. De uma mulher linda, elegante e simpática. E mesmo que tal conclusão fosse um exagero, conclui que o gesto daquele senhor foi de mero elogio e não cantada e isso, fez com que a animação fosse ainda maior para me aproximar de outras pessoas... Então logo chega a Mayra Galha, fotógrafa e mineira... também como eu, uma estranha no ninho metropolitano, mesmo depois de anos luz morando entre os paulistas da gema, que não sabiam o que era abrir a porta de casa e sair distribuindo por ai um "Bom Dia Fulano!" - E logo, já chega o Leo (fotógrafo fofo) e a Renata!

Bom gente, além de ganhar um super abraço, ali estava a minha equipe de ajuda... Dois fotógrafos dispostos a acompanhar uma pequena maratona e uma assistente de abordagem, florista e garota de mensagens, ela própria, Renata Quintella e Eu, a formiga gentil... O que vocês vão ver agora, é o resultado de um trabalho generoso dessa equipe, e a minha presença de espírito com uma rosa na mão para flertar um sorriso de surpresa e também uma carta com dica de leitura, na melhor das intenções - Distrair seu dia com Gentileza.

No começo foi assim, com vergonha e me escondendo por trás dos envelopes!

E quem disse que abordar o primeiro é fácil? A Lei de Murph fez com que eu sorteasse uma Gringa!

Ufa! A recepção foi tanta simpatia! Graças as dicas de abordagem da expert em gentileza, Renata...

Gostei dessa abordagem, o rapaz foi contagiado pelo gesto e também pediu uma rosa e uma carta. Educado né?

Cheguei na hora certa. Da paquera!

Algumas pessoas naturalmente te ensinam a sorrir diferente, dom que cada um tem de si para o próximo.

Consegui um sorriso tão contagioso! E também consegui ajudar um gatinho na paquera com a gata!

E quem trabalha na rua tem lá seus momentos de cansaço, e reconhecimento... 

"Que você tenha um excelente dia, e um ótimo trabalho... Este é o meu gesto de gentileza hoje pra você"

O ato de doar carinho e atenção, nada mais é que a compaixão, fraternidade e ternura.

Quem foi que disse que toda ação tem uma reação? Tinha razão... Obrigado pelo largo e forte Abraço!

Quantas vezes, o que mais queremos é reconhecer um cheiro bom, se sentir acariciado pelo agrado?

Alguns Nãos foram mais sim dentro de mim. Aprendi que respeito tem lá suas manias rsrs.

Se não fosse esse sorriso contagiante, meu esforço não teria sido tão descabido de boa vontade. Ih! Olha lá a vida imitando a arte!

Eu - "Aceite uma Gentileza por favor!" - E o privilégio de ser a primeira a ter o meu cartaz do bem com o anjo dessa Jornada incrível que é "O que eu posso fazer por você Agora?"

O que tenho para dizer sobre a minha experiência, é bem simples, porque não perdi tempo, ganhei sorrisos, não passei vergonha, ganhei olhares curiosos, não me estressei com o mal humor, ganhei palavras sinceras de obrigado, ganhei paz e enfim... Ganhei o prazer de compartilhar da centelha de luz da Renata, da Mayra, do Leo... Mais uma vez aquele Obrigado. E pra quem precisa de ajuda (é sério!) procure conhecer A Jornada de Renata Quintella e mande seu e-mail!

No mais, sabe aquele rapaz amansador de burros? É... ele mesmo, o Profeta Gentileza "amansador dos burros homens da cidade que não tinham esclarecimento" - Cresceu e viveu, como eu em parte e muitas outras formiguinhas antenadas em ajudar, ouvindo que era louco. E para vocês que ainda acham isso, sobre o que eu faço questão de fazer por você, de graça e bom grado, eu respondo com as palavras sábias do amansador "Sou maluco para te amar e louco para te salvar" ...

Agora que você já sabe o que o PhD foi fazer nas ruas, fique esperto. Quem sabe na próxima jornada, você não é escolhido pelo acaso para receber uma gentileza e participar dessa Tarde Gentil? E se você foi escolhido, ajude a gente a marcar seu nome nas fotos que serão divulgadas durante a semana na nossa Fan Page. Conte também o que achou da experiência ou da dica de leitura!






4 comentários

  1. Sensacional, Gita. Para tudo há um começo e você começou da melhor forma e com as melhores companhias... PARABÉNS e que esse gesto tão singelo se repita muitas e muitas vezes. Abç. Eliza Catanho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elza querida, um beijo especial pra ti! cada elogio é para de uma inspiração que só fazer mais e mais! Beijo!

      Excluir
  2. Eu sabia que a minha vontade de ser como a menina que dançava com a fita de cetim quando crescesse não era uma mera vontade de criança.
    Muito obrigada por oferecer essa gentileza a todos nós do PhD, nega Gita.
    Um beijo gigantesco

    ResponderExcluir

Instagram

PhD?. Theme by STS.