Soraia: Admirável consumo novo

Ah, o maravilhoso mundo do consumo. As necessidades básicas de cada dia, que Maslow descreve de maneira tão lógica ao longo de sua pirâmide, estão limitadas muitas vezes a um retângulo mágico: o cartão de crédito. Esse retângulo de plástico, aliado à Internet, possibilitou a ampliação do comércio, que agora pode ser feita com apenas um toque. 

E isso é bom? Depende do ponto de vista. Se por um lado, o comércio eletrônico garantiu ao Brasil mais de R$ 11 bilhões somente em 2011, por outro trouxe consigo uma infinidade de fraudes e apropriação de dados. E isso sim não é nada bom. Navegar pela Internet deixa rastros que vão além de uma simples senha de banco ou clonagem de cartões. Envolve também pequenos hábitos de navegação que às vezes nem sabemos que possuímos e que acabam revelando grandes informações a nosso respeito. Um exemplo simples disso é com relação a alguns sites de notícia. De tanto entrarmos nesses endereços eletrônicos , eles acabam percebendo, por meio de mecanismos eletrônicos, quais são suas preferências. Assim, disponibilizam algumas notícias com maior destaque. Outro exemplo é o recebimento de alguns e-mails de dietas e assuntos de nutrição, após visitar um site noticioso ou comércio eletrônico relacionados a estes temas. 

A compra de bancos de dados não é algo relativamente novo, mas o ambiente virtual potencializou esta prática. Muitas vezes, ao fazermos o download de um determinado aplicativo ou ao visitarmos alguns sites, aceitamos disponibilizar nossos dados simplesmente porque não temos tempo (ou simplesmente ignoramos) os termos e condições de uso dessas ferramentas. 



Como nos próximos artigos darei algumas dicas do mundo online de compras, vou iniciar a série de artigos com algumas observações sobre como (tentar) se proteger dentro do ambiente online. 

1) Mantenha seu computador/celular protegido – ficar sem antivírus no seu PC ou mesmo em dispositivos móveis é uma desculpa absurda. Antivírus gratuitos e de qualidade estão disponíveis na Internet. Caso não tenha muita ideia do que é um bom antivírus, sugiro o download gratuito do Avast ou ainda uma rápida consulta no Google para saber mais sobre o assunto. 

2) Mude sua senha com frequência – nem sempre é fácil mudar de senha, mas permanecer com a mesma senha durante mais de seis meses é suicídio virtual. Assim, tente sempre alterar suas senhas de seus e-mails, contas bancárias e redes sociais para evitar mais transtornos. 

3) Limpe histórico de navegações e cookies – essa prática é recomendada principalmente para computadores compartilhados. Esse é um tipo de rastro que você pode perfeitamente apagar sem trazer complicações para a sua navegação diária e o protege de eventuais acessos a seus dados. 



4) Leia com atenção os termos e condições de cada site/aplicativo – muitas vezes os sites e aplicativos “avisam” em seus termos e condições de uso que divulgarão as informações colhidas por meio de suas contas de e-mail e redes sociais para patrocinadores e parceiros. Embora esses detalhes apareçam em letras miúdas, eles estão lá. Portanto, se você concordar sem ler tais documentos, não poderá depois reclamar de spam e coisas do gênero. 

O ambiente virtual proporciona muitas maravilhas, desde que você saiba como utilizar de maneira eficaz suas ferramentas. Nas próximas semanas, munidos de dinheiro no bolso e de um computador protegido, mostrarei alguns sites imperdíveis em termos de compras. Até breve!


Um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.