Iatan GM: Os homens são sentimentalmente frios?

Hoje percebemos que, além das menininhas, ainda há uma boa quantidade de mulheres cheias de dúvidas sobre os homens. Mas se uma mulher tem uma dúvida sobre um homem e ela vai perguntar para sua amiga ou vizinha, que por mera coincidência não é homem, como ela vai ter certeza de que aquilo que lhe foi dito realmente é o que se passa na cabeça de um homem?
Gente, vamos concordar numa coisa: ninguém entende sobre o mundo masculino além dos próprios homens. É a mesma coisa que acontece com vocês mulheres, homem nenhum compreende vocês completamente.
Pra mostrar que o PhD se importa com as dúvidas femininas vamos dar início ao Cuecas do PhD, que tem como meta limpar as dúvidas das cabecinhas lindas dessas mulheres e ainda ajudá-las a compreender melhor esse universo másculo, claro, sem estrapolar os limites entre o mundo masculino e feminino!
Como funciona? É simples: escolhemos uma pergunta, vários cuecas dão a sua resposta em cima da pergunta que foi feita e as dúvidas da mulherada desaparecerem.
Entenderam o processo? Pois então, sem mais delongas, lá vamos nós ao:

A pergunta de hoje é:

Os homens são sentimentalmente frios?

Não, os homens não são sentimentalmente frios. O que acontece é que nos é ensinado desde cedo que demonstração de sentimentalismo é sinal de fraqueza e homens fracos não conseguem passar segurança para sua família e/ou para sua namorada/esposa/amante.
A frieza dos Homens é produto dessa sociedade, mas isso não quer dizer que o Homem não tem sentimentos. Ele tem sim, mas não demonstra abertamente, nem frequentemente, com medo de ser taxado de "fraco" ou "frouxo".
Uma mulher cujo homem demonstre seus sentimentos a ela, pode se considerar uma garota de sorte, pois conseguiu conquistar este homem e dificilmente vai perdê-lo.
Augusto Mesquita, São Paulo

Quando se fala em sentimento, logo vem aquela palavra danada na cabeça: amor. Nesse quesito nós, homens, já avançamos muito e não é nada raro ver declarações calorosas de amor por aí (o youtube que o diga). Mas sentimentos sãos mais que isso, não é? Gratidão, admiração, tristeza, alegria... e pra essas áreas somos frios, sim. Ninguém gosta de se mostrar vulnerável, de reconhecer fraquezas e correr o risco de ser taxado, então fica mais fácil vestir a capa do super-homem e fazer de conta que nada nos atinge e isso acaba dando a impressão de que não temos sentimentos, mas eles estão lá.
E a culpa é sua. Digo, a culpa é da sociedade - que cobra uma postura firme no trabalho, em casa, etc -, e nossa - que aceitamos esse papel e deixamos de expressar o que sentimos, mesmo sabendo que no futuro isso acabará acarretando em problemas emocionais e naquele monte de coisas que estamos cansados de ler por aí. Quem sabe a gente devesse aprender um pouco mais com as mulheres sobre isso e, na verdade, talvez seja esse equilíbrio que elas têm entre a razão e a emoção (tudo bem, às vezes elas se descontrolam) que fez com que elas conquistassem tanto espaço no universo masculino.
A sociedade mudou e isso é bom. Quem sabe esse calor feminino no nosso meio não ajuda a derreter um pouco dessa geleira emocional? Claro, não precisa sair por aí chorando as pitangas aos quatro ventos, mas saber expôr seus sentimentos na dose certa não faz mal a ninguém.
Eduardo Pereira, Blumenau

Nós somos tão vulneráveis quanto as mulheres. O que ocorre é que elas se apaixonam ou amam com mais naturalidade, se entregando e demonstrando por inteiro o sentimento que há em cada uma, já homens quando amam não conseguem se expressar da maneira desejada e nem demonstrar o quanto isso é importante para si, as vezes a vergonha de se mostrar sentimental demais leva sinônimo de frieza. Só pra declarar, eu amo minha mulher!
Luan Melo, Fortaleza

A frieza do homem está tão ligada a questão da mulher ser fria algumas vezes, podemos observar que, todo sentimento vai morrendo aos poucos em uma pessoa e ela se torna fria, sem amor pelo próximo.
Aquilo que era amor foi morrendo com o tempo, foi se acabando com as pancadas da vida, algumas pessoas, meio que, lutam contra isso mais é sem sucesso. As pancadas da vida sucumbem nossos sentimentos de amor aos poucos, e no final todos, ou quase todos, se tornam em parte ou por completos frios, sem sentimentos pelo próximo.
Picasso Neves, Brasília

Cena de "500 dias com ela", filme que retrata toda a sensibilidade de Tom (Joseph Gordon-Levitt) após a entrada da "vadia da Summer (Zooey Deschanel)" na sua vida.
Eu não diria sentimentalmente frios, mas acho que os homens tem mesmo um pé atrás pra sentir. Chamaria de bloqueio sentimental. É comum que a maioria dos homens não demostre facilmente amor, admiração ou coisa assim. Até porquê qualquer coisinha dizem "ah, é coisa de boiola" ou "tu é viado que eu sei", logo os caras mais mente fraca acabam criando uma barreira pra demostrar sentimentos mais profundos. Mas isso difere de homem pra homem. Gosto sempre de dizer que a gente só passa a pensar e sentir de verdade quando a gente para de se importar com que os outros vão pensar.
Renan Anderson, Fortaleza

Bom, não é que haja uma frieza dos sentimentos. O maior problema é a coragem para expô-los. O fato de, desde criança, o homem sempre ter que "dá uma de durão" ("homem não chora!"), entre outras coisas, PODE inibir a sua liberdade de se expressar, o que leva, erroneamente, à ideia de frieza. Não somos frios. Pense nisso, leitora!
Kelton Cavalcante, Fortaleza

Eu penso que o homem emotivo, sensivel, emocional consegue perceber melhor as coisas ao seu redor em todos os aspectos. Ainda existe um pensamento que quem vive desse jeito tem tendências homosexuais, pra mim é pura besteira! os ditos homens frios são aqueles que passam sem acrescentar nada tanto pra ele quanto para o próximo, enfim quem diz ser desse jeito é uma pessoa que está no mundo apenas como disperdicio. Oq leva a isso a meu ver é uma veia de caráter cultural, começa na familia e se estende por toda sociedade.
Leonardo Laprano, São Paulo

Acho que esse lado frio se remete mais a quem tem medo de expressar o que sente, independente de ser homem ou mulher, hoje você enxerga muito disso nas pessoas. Elas criaram um medo de expor o "amar". É o que penso. Aos poucos permitem serem solitários quanto a expressões, adotam métodos solitários pra expressar seus amores, dores e tal. Algo assim.
Cleyton de Paula, Fortaleza

Acredito que a frieza é uma característica comum de alguns seres humanos, não necessariamente masculinos. Concordo que é mais comum dos homens isso, porém acredito que as vivências de uma pessoa podem torná-la alguém mais "frio" ou não, assim como outras características de personalidade também. Sou muito a favor do pensamento de que apenas se conhece algo plenamente através de sua história, e isso vale muito quando lidamos com pessoas, porque nos ativa paciência e compreensão. As vezes aquela "frieza" que tanto enxergamos no outro, não é algo ao acaso, mas sim, uma consequência, algo adquirido, e a história da pessoa é a melhor forma de compreendermos isso. Eu acredito num amor que tem esse olhar, olha o contexto, olha pra dentro do outro, e consegue amar até sabendo que o outro já vem com "defeitos", talvez até seja a frieza! Todos têm sua "gaveta de defeitos", e ela vai se abrir para as pessoas ao seu redor, mesmo que você não queira. Legal mesmo vai ser quando ela se abrir e a pessoa do seu lado perguntar pela tua história!
Marlon Heimann, Blumenau

Conclusão metafórica do dia: os homens são como ostras, os sentimentos masculinos são as pérolas. Homem não é rude nem insensível, apenas reservado quando o assunto vira sentimento.
Então moças, espero que não reste dúvidas sobre esse assunto! O Cuecas do PhD de hoje se encerra por aqui. Lembrem que quem dirá se o quadro permanece por aqui são vocês, leitoras! Sintam-se a vontade para mandar suas perguntas para o phdemseilaoque@hotmail.com, nem precisa se identificar! Pergunte aquilo que você quer saber dos homens, sem receio, a gente procura sua resposta!




Um comentário

  1. Depois de ler isso aqui você nunca mais vai achar que homens são frios e mulheres românticas, nunca mais
    http://nobreshomens.wordpress.com/2012/03/27/as-mulheres-nao-sao-nada-romanticas-os-homens-sao-romanticos-2-2/

    ResponderExcluir

Instagram

PhD?. Theme by STS.