Gita: Blog tem Etiqueta ?

Tem sim senhora!


A Glorinha Khalil que me desculpe, mas hoje vou ser metida à personal blogger e por motivos bem egoístas. Quanto mais procuro por leitura prazerosa, mais encontro assombração a espreita da minha vontade de ler. Sempre que faço uma busca por tema, assunto, curiosidade, vejo o mesmo de tudo e uma pequena porcentagem de algo interessante ou bem feito.



Então pensei, porque pessoas perdem tempo com achismo, plagiando o dito arcaico de que ... nada se cria, nada se perde, tudo se transforma? Realmente é da natureza humana copiar boas ideias. Não acharia indecente, se houvesse ao menos a preocupação de dar créditos à quem de fato fez o artigo, no mínimo.



Ter um blog está além de usar uma roupa nova e como moda, sair por aí se exibindo por questão de modismo, fazer blog é se vestir de responsabilidade e isso é etiqueta que vale a pena usar. Então antes de escrever e publicar em qualquer blog ou site, pense nos princípios que realmente garante que seu blog seja a home page favorita de muita gente. 

Independentemente do tipo de blog, a escrita ainda é mais importante que a imagem vinculada. A função de qualquer imagem, foto, é enquadrar a sua fonte de informação. E essa fonte é a informação enrustida em termos, frases, pensamentos, críticas, enfim, saber diferenciar e escolher a "roupagem" que o texto irá vestir todos os dias, ou quando é conveniente a postagem. 

O argumento é uma palavra que muita blogueira ignora, depois reclama quando a titia põe na íntegra gafes, que na verdade são exageros de desinformação. Não quero mal dizer de blogs que publicam moda, mas pensar que vincular o seu corpitcho bonito, com tudo o que há de muito lindo (na sua opinião), não há carão que passe despercebido, não há credibilidade que não se abale... Enfim, tendência não é tudo o que você acha fashion e moda também é informação, certo? 

É fato que argumentar e escrever, é parte de publicar. A visualização é a vitrine e não a etiqueta do seu blog. Não entendo porque depois da configuração do layout pré-definido e da formatação aleatória que muita gente escolhe como fachada do seu blog, escrever parece a parte mais chata, mais fácil e menos inteligível ao leitor. 

A escrita é uma obrigação de quem quer ter um blog. O princípio de qualquer blog é divulgar algo, uma imagem, um texto, notícia, assunto científico, fazer bibliografias ou diário, seja o que for, você vai partir de uma ideia. Então essa ideia no mínimo, é uma informação e a forma como irá escrever é a sua assinatura. É importante que essa definição da ideia seja clara, porque a leitura começa pela busca de palavras chaves e específicas. Seu público-alvo irá ser prático, e não usar de telepatia para entender metáforas. 

E tudo isso ainda não é garantia de sucesso e leituras. Não adianta se frustrar com a falta de leituras e compartilhamento, passar informação exige conhecimento de causa e até mesmo para emplacar um simples blog é preciso marketing. Existem sites que ajudam a publicar, além das fan pages em redes sociais... Estudar formas de divulgação é outro nicho que ajuda a mostrar seu blog. Portanto, nada de sofrer com a impressão de que sua ou escrita é ruim, isso muitas vezes é falso achismo. 

Profissionalizar é difícil, exige dedicação, e se sua intenção é ir além de mero curtir, invista! Existem profissionais na área que trabalham o perfil do seu blog para o canal certo de divulgação. 

Outros fatores como originalidade, diferencial, ousadia, são predicados daqueles que buscaram aval dos princípios básicos da comunicação e se preocupam em conquistar espaço mesmo dentro de tanta mesmice. E para explicitar meu ponto de vista, deixo aqui algumas dicas de blogs que são boas referências de conteúdo, principalmente na jovialidade da linguagem, escrita atualizada, na praticidade de vincular informação e enfim! Garantia de bons exemplos e boa leitura na blogsfera!





É possível, é de bom gosto e sinceramente, a blogsfera está merecendo mais que plágio e explícita auto-afirmação da própria falta do que pensar, falar e fazer. Para isso, compartilhar e divulgar temas de outros blogs, assuntos co-relacionados ao seu, ainda está na moda e é um jeito de somar parceiros... 

É isso! Um grande beijo e até a semana que vem!




4 comentários

  1. Muito bacana o texto. Também sinto a mesma coisa, sinto falta de leituras que realmente valham a pena, é muita mesmice e muito mais do mesmo. E também muita falta de profissionalismo.
    Gosto muito do site que você citou, o Casal Sem Vergonha. Vou dar uma fuçada nos outros dois sites indicados.
    Beijos galera do PHD!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. È o máximo o casal né? aposto que vai gostar muito do pensar enlouquece! Fuça e depois nos conte o que achou! e se tiver mais dicas também, vamos adorar! Bjão Camila

      Excluir
  2. Depois de tanta lucidez em um post só , vou até curtir. Parabéns pelo texto, infelizmente as blogueiras que precisariam ler isto com certeza terão preguiça de faze-lo... ai ai ai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... blogueira tem manias e feias. Acho egoísmo só exibir o seu ponto de vista e ignorar o tanto de informação se tem para compartilhar, mas o pior é o "interesse" ou o "empenho" que as blogueiras tem para postar por aí... cada uma... obrigada pela visitinha!!!

      Excluir

Instagram

PhD?. Theme by STS.