Verdades e mitos sobre o câncer de mama

Semana passada iniciamos aqui no PhD a campanha contra o câncer de mama, com a história da super girl Alessandra, e por isso que estamos trabalhadas no rosa. Hoje vamos falar um pouquinho do que é verdade e mito sobre esta doença que assola tantas mulheres (e homens também, pasmem!) no mundo.
As vezes escutamos uma história que fazer tal coisa previne o câncer, ou fazer algo por muito tempo pode acarretar ao cancro, mas... para tirar a pulguinha atrás da orelha e descobrir o quão verdadeiros são tais contos, que tal a gente conversar com quem entende melhor do assunto?
Nossa convidada de hoje é a estudante de medicina Camila Oliveira, e ela separou algumas coisas que o povo costuma contar. Vamos conferir?

"Todas as informações aqui são em baseadas em teses cientificas, e devemos levar em consideração sempre o genótipo e a hereditariedade de cada caso. Não há um padrão a ser seguido mesmo que isso seja mostrado em pesquisas e afins. A medicina está para fazer a prevenção e quando isso não acontece passamos para a fase de tratamentos.

Vamos começar com os mitos e assim ficará fácil de entender a verdade.

Não fazer a pausa do anticoncepcional aumenta a probabilidade do câncer nas mamas?

Com base em novas pesquisas, a nova geração de pílulas no mercado ajuda não apenas a ser um dos contraceptivos mais usados pelas mulheres, mas sua nova formulação faz com que os efeitos colaterais sejam cada vez menos perceptíveis.

A pílula ajuda a evitar o cancro do ovário, útero, e o mais recorrente, do cólon uterino (por não haver mais a estimulação da ovulação, por sua vez as glândulas também não são estimuladas) Então concluímos que as mamas acabam sendo beneficiadas neste sentido.

Fazer a pausa não é necessária. Só em caso de querer engravidar, aí recomenda-se três meses antes dessa ocorrência.

O sutiã ajuda na prevenção ou pode me causar câncer?

Sobre o uso do sutiã, não há nada que comprove se usá-lo ou usá-lo inadequadamente causa a doença. Sabe-se que deve ser usado em torno de 6 a 8 horas diárias e jamais dormir com ele. Isso porque, a forma que ele se adapta ao tórax acaba comprimindo nossas pequenas e frágeis estruturas linfáticas mamarias, que ficam na região lateral dos seios, abaixo das axilas. A noite, sempre temos que usar tecidos leves, sem comprimir ou apertar esta região, pois as linfas são responsáveis pela limpeza das impurezas que ficam contidas nos glânglios. Sutiã não provoca cancro.

O que pode acarretar possíveis células cancerosas nesta região é o uso prolongado de tabacos em geral, drogas e bebidas alcoólicas pela possível mudança celular desses entorpecentes.

Como que o câncer se manifesta em nosso seio?

Possíveis traumas causados na região das mamas pode ser uma fonte de manifestação de crescimento celular desordenado.

Pode ocorrer processo de tumores malignos em outras regiões do nosso corpo e aí ocorrer a metástase, que é a manifestação e enraizamento e migração de células para órgãos próximos. Isso pode acontecer nas glândulas mamarias ou vice versa.

Devo fazer mamografia somente depois dos 40 anos?

Hoje vemos em consultas, uma média de pedido de exames para mulheres na faixa dos 25 anos em diante. Isto ocorre por vários motivos, mas o principal deles é o fato de mulheres serem mães tardiamente. Segundo, pela própria modificação genética no decorrer das gerações, meninas entre 9 a 11 anos tendo sua primeira menstruação, ou seja, o ciclo ovulativo aumenta também com isso, mas não poderemos dizer que esta menina-mulher terá sua ultima menstruação tão precocemente.

Se vc está nesta faixa etária dos 25 em diante, faça exames semestrais ou anuais. Analise e perceba mudanças de textura, volume(tamanho), coloração, pintas, verrugas, secreções provenientes das mamas."
-
Vale lembrar que quanto mais cedo você começar a conhecer o teu corpo, mais fácil será de você conseguir fazer o exame de toque sem possíveis dúvidas. Também é importante ter um acompanhamento ginecológico de um profissional de sua confiança. Caso a doença seja diagnosticada, quanto mais cedo for descoberta, maior as chances de cura. Portanto, não fique só participando de brincadeiras e correntes pela internet acreditando que esta é a melhor maneira de conscientização... converse com suas amigas, cobre-as a fazer o exame e seja diva com saúde, meu bem!
-

E você já votou no PhD como melhor blog de variedades do ano? Estamos no segundo turno, entre os 100 mais votados graças à vocês! Como sabemos que vocês são lindos e lindas, vão votar novamente pelo Twitter e e-mail, não é? É só clicar no banner do TopBlog ali acima, no canto esquerdo que a gente fica na torcida por aqui!


Postar um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.