Bruna B. em: "Cresci, e agora?"


Impossível chegar a segunda etapa do ano e não pensar em vestibular, pra quem terminou o terceiro colegial agora chegou a hora de usar tudo que aprendeu, e pra quem ficou parado por um tempo chegou a hora de rever tudo em busca de um bom resultado. Eis que a hora de responder a pergunta: 'O que você vai ser quando você crescer?' chegou, e você cresceu.
E se você tem seus dramas, - eu também tenho - estou aqui pra gente tentar resolve-los, juntos.

E ai, fazer o que?

Quando terminei o colegial, em 2007, achava que a única coisa que importava era fazer o curso que você queria, independentemente das dificuldades. Era tudo questão de amor e vontade de seguir aquela carreira X.
De certa forma eu ainda penso assim, afinal, meu um ano e meio de faculdade me mostrou que é o amor e a vontade que te fazem ter sucesso após o seu curso. Pois não se engane, embora você curse uma ótima faculdade e tenha ótimos professores, é necessário ir atrás de conhecimento no seu dia a dia, e às vezes, se você, assim como eu trabalha o dia todo, isso significa que vai perder o sono, e passar madrugadas virado em cima do computador, ou seja, se fizer algo que não gosta vai achar um saco essas noites perdidas, ou nem vai se dar ao trabalho e pode não aproveitar tudo que esta disponível pra você.
Mas, vamos continuar usando meu caso de exemplo: eu cursava publicidade, mas trabalhava com contabilidade. Na época eu já tinha 4 anos de escritório - o ramo da família - e topei aceitar o trabalho pra pagar meu técnico em publicidade e me bancar. Eu estava apaixonada pelo meu curso, jurando que sairia do meu trabalho a qualquer momento por qualquer salário na área, mas a quem eu queria enganar?
Querendo ou não, mesmo sem faculdade eu tinha experiência com contabilidade e ganhava bem. Eu poderia sim ir para um estágio ganhar R$500,00 ou um pouco mais, só que ai não ia conseguir pagar a faculdade, além de pagar as outras continhas da vida.
Por isso, meu conselho pra você que está ai na confusão de que curso fazer: se a sua realidade te permitir se jogar no que ama, se jogue, mas se não é beeem assim, pare e pense.As vezes a gente insiste numa ideia que no fundo até sabemos que não rola, mas a realidade nos muda. Muitas vezes o que antes era terrível, uma ideia que jamais ia virar, hoje pode ser a melhor opção pra você.
Eu fiquei um bom tempo parada, querendo o que eu amava mas não tinha nada a ver com minha realidade, e esse ano descobri que o dia a dia que eu jurava odiar era de certa forma o melhor pra mim, e me permiti ver que não odiava tanto assim, que tinha aprendido a gostar, e então, esse ano resolvi... o meu curso vai ser: Economia.

Estou pronta pra maratona de provas?

Sempre vi gente surtando em época de vestibular, inclusive os melhores alunos da sala. Todo mundo nervoso ao máximo, inclusive, vi pessoas não entrarem em nenhuma faculdade porque, pelo nervoso, sofreu um 'apagão' na hora da prova.
A preparação é indispensável: estudar, pesquisar, ler de tudo, saber de todas as matérias... é fundamental, porque mesmo se der uma olhada em provas anteriores, nunca se sabe o que te aguarda. Mas de nada adianta tudo isso se você pirar demais.
Além de se preparar, de organizar seus estudos, passar horas e horas buscando conhecimento, é necessário confiar em você. Ficar nervoso é normal, mas deixe que isso tome uma proporção que te faça pensar que esqueceu o que estudou.
Logo... se você tem problemas em segurar as pontas, trabalhe não só nos estudos, mas em formas básicas pra manter a serenidade na hora da prova e não perder uma grande chance por confusões emocionais.

E quando a hora chegar...

Quando a hora chegar, confie em você, se organize, tenha foco e de o seu melhor. Você pode, e você vai conseguir.

Por isso nessa reta final de estudos pro vestibular 2012, desejo minha boa sorte pra todos que por aqui passam. Força na peruca pra gente!
-
Por falar em sorte, contamos não só com ela mas com você também pra faturar o Prêmio TopBlog deste ano, hein? É só clicar no banner da premiação ali ao lado esquerdo, no alto do blog e faremos a figuinha por aqui!



2 comentários

  1. Ai sis, incrível como nesse ponto a gente é bem igual, né? Não tem o que por e nem o que tirar. Paixão por uma coisa, mas a vida nos leva para outros caminhos. Menina, tive aula de economia essa semana, não sei se é o começo ou se é a professora que não é suportável, só sei que deu um nó muito grande na minha cabeça HAHAHA apesar de que eu fiquei bem animada com o fato dela dizer que agora a gente vai ter que ver muito jornal e ler bastante pra ficar por dentro das coisas, isso pelo menos eu consigo fazer HAHA

    Bêajs Sis e boa sorte no novo rumo da vida. <3

    ResponderExcluir
  2. belo texto , de uma menina sonhadora e teimosa..na qual vejo as mudanças que as transformam em "uma mulher" de guerra onde sua vitorias estão por vir..

    torço por ti...desde..o..primeiro.momento..que..descobri..que..vc..viria..ao..mundo...

    te..amo...muito..mais..que..vc..imagina..

    ResponderExcluir

Instagram

PhD?. Theme by STS.