Correndo descalça, de Amy Harmon

 


Quando Josie Jensen, uma desajeitada menina prodígio da música, conhece Samuel Yates, um garoto confuso e revoltado descendente dos índios Navajos, uma amizade improvável floresce. Apesar de ser cinco anos mais nova, Josie ensina a Samuel sobre palavras, música, sonhos, e, com o tempo, eles formam um forte vínculo de amizade. Após se formar no colégio, Samuel abandona a cidadezinha onde vivem em busca de um futuro, deixando sua jovem amiga com o coração partido. Muitos anos depois, quando Samuel retorna, percebe que Josie necessita exatamente das coisas que ela lhe oferecera na adolescência. É a vez de Samuel ensinar a Josie sobre a vidae o amor e guiá-la para que ela encontre seu rumo, sua felicidade. Profundamente romântico, Correndo descalça é a história de uma garota do interior e um garoto indígena, sobre os laços que os ligam a suas casas e famílias e sobre o amor que lhes dá asas para voar.

"Algumas coisas não podem ser explicadas ou compartilhadas, porque perdem o brilho quando são passadas adiante."

Seis dias! Este foi meu segundo contato com a autora (o primeiro foi com O que o vento sussurra) e se antes eu achava que Amy Harmon era incrível, agora eu tenho certeza. 

A história de Josie e Samuel é muito envolvente, cheias de nuances, leveza e ensinamentos. A simplicidade da vida dos personagens dá um destaque maior para a importância dos sentimentos de cada um - não há nada material que tire o foco dessa intensidade que a autora quis transmitir. E é aí que o livro te pega. 

A autora capricha bastante na história dos Navajos, e coloca Samuel como o locutor desses ensinamentos. Embora Josie seja Mórmon, não há muitas evidências sobre esta cultura na personagem - provavelmente porque a autora queria evidenciar a maturidade precoce da personagem. Mas a união dessas informações trazem uma curiosidade ainda maior para o livro: a história de uma amizade sincera entre uma garotinha mórmon e um filho de Navajo, ambos se sentindo desajustados na escola, e que cultivam um sentimento que transcende qualquer cultura ou preconceito.


Outros livros da autora que já li:


Postar um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.