Gente Ansiosa, de Fredik Backman

 



"A verdade? A verdade disso tudo? A verdade é que esta foi uma história que falou de muitas coisas diferentes, mas principalmente de idiotas. Porque estamos fazendo o melhor que podemos, realmente estamos. Estamos tentando ser adultos, amar uns aos outros e entender como raios se conecta cabos USB. Estamos procurando algo em que nos agarrar, algo pelo qual lutar, algo pelo qual ansiar. Estamos fazendo o possível para ensinar nossos filhos a nadar. Temos tudo isso em comum, mas quase todos nós continuamos sendo estranhos, nunca sabemos o que fazemos uns aos ou-tros, como sua vida é afetada pela minha.


Talvez tenhamos passado rápido demais um pelo outro no meio da multidão hoje, e nenhum de nós percebeu, e as fibras do seu casaco roçaram no meu por um único momento e depois fomos embora. Eu não sei quem você é."

Sinopse da editora:


Best-seller instantâneo do New York Times, o novo romance do autor de Um homem chamado Ove é um "romance engraçado e emocionante".

A busca por um apartamento não costuma ser uma situação de vida ou morte, mas uma visita imobiliária toma tais dimensões quando um fracassado assaltante de banco invade o apartamento e faz de reféns um grupo de desconhecidos. 

O grupo inclui um casal recém-aposentado que procura sem parar, casas para reformar, evitando a verdade dolorosa de que não é possível reformar o casamento. Há um casal que, prestes a ter o primeiro filho, não concorda sobre nada. Acrescenta-se uma mulher de 87 anos que já viveu demais para temer uma ameaça à mão armada, um corretor imobiliário assustado, mas ainda disposto a vender, e um homem misterioso que se trancou no único banheiro do apartamento, e assim completamos o pior grupo de reféns do mundo.

Cada personagem carrega uma vida de reclamações, mágoas, segredos e paixões prestes a transbordar. Ninguém é exatamente o que parece. E todos — inclusive o ladrão — estão desesperados por algum tipo de resgate. Conforme as autoridades e a imprensa cercam o prédio, os aliados relutantes revelam verdades surpreendentes e desencadeiam eventos tão inusitados que nem eles próprios são capazes de explicar. 

"Às vezes dói, dói muito, por nenhuma outra razão além do fato de que nossa pele não parece ser nossa. Às vezes entramos em pânico, porque as contas precisam ser pagas e temos que ser adultos e não sabemos como, porque é tão horrível e desesperadamente fácil fracassar como adulto."


É até difícil escrever uma resenha deste livro sem incluir spoiler, mas vou tentar.

Acho que nunca marquei tantos trechos em um livro como este - "Gente ansiosa" te leva a crer o tempo inteiro que trata-se da história de um grupo de pessoas idiotas, e ao fim te leva à reflexão que muitas vezes julgamos os outros sem conhecer a bagagem por trás de todas as motivações, do que influenciou a formação daquele caráter. 

O que podemos esperar de um assalto a banco que deu errado? Como deduzir o que pode acontecer quando pessoas tão diferentes são sequestradas quase por acidente? E o que os tropeços da vida podem ocasionar no futuro de cada uma dessas pessoas? Fredrik Backman e sua brilhante mente (o autor de "Um homem chamado Ove" prova isso também na adaptação do livro para o filme "O pior vizinho do mundo") mostram nessa história que há inúmeras possibilidades do que pode acontecer, dentro de uma narrativa tão envolvente que a cada curto capítulo, você se pega perguntando “e se eu ler só mais um?” 

Essa não é uma história para você ser cativado por um personagem, ou sobre quem está certo ou errado. Não é um livro sobre moral, sobre destino ou romance. É um livro pra você se identificar um pouco com todos eles a cada capítulo. É perceber que as pessoas são muito além do que a primeira impressão. 

Ainda estamos em março mas sei que em dezembro este livro ainda estará entre os meus preferidos do ano.

Outros quotes demarcados durante a minha leitura:

"Quando Jim era pequeno, as crianças costumavam receber como castigo a ordem de irem para seus quartos, no entanto, hoje em dia precisamos forçá-las a sair deles"

"Uma geração inteira foi repreendida por não ser capaz de ficar quieta, a geração seguinte é repreendida por nunca se mexer."

"As drogas são uma espécie de crepúsculo que nos dá a ilusão de que somos nós que decidimos quando a luz deve se apagar, mas esse poder nunca nos pertence. A escuridão nos leva sempre que quiser."

"Porque a parte terrível de se tornar adulto é ser forçado a perceber que absolutamente ninguém se importa conosco, temos que lidar com tudo nós mesmos, descobrir como o mundo inteiro funciona."

"Damos apelidos àqueles que amamos, porque o amor requer uma palavra que pertence somente a nós."

"Na maioria das vezes, estamos apenas tentando sobreviver ao dia".

"A verdade é que, se as pessoas realmente fossem tão felizes quanto parecem na internet, não passariam tanto tempo lá, porque ninguém está tendo um dia bom de verdade gasta metade dele tirando fotos de si mesmo. Qualquer um pode fabricar um mito de sua própria vida se tiver adubo o suficiente, então, se a grama parece mais verde do outro lado da cerca, provavelmente é porque está cheia de merda. Não que isso realmente faça muita diferença, porque agora aprendemos que todo dia precisa ser especial. Todo dia."

"Nadia se sentiu assim durante toda a vida. Ela viveu entre eles. Tinha se sentado à mesa do jantar com seus pais, pensando: Vocês não conseguem ver? Mas eles não viam e ela não dizia nada. Um dia ela simplesmente não foi à escola. Arrumou o quarto, fez a cama e saiu de casa sem casaco porque não precisava de um casaco. Passou o dia todo na cidade, congelando, vagando como se quisesse que a cidade a visse uma última vez e entendesse o que tinha feito por não conseguir ouvir os gritos silenciosos dela."

"As pessoas se amam até não poderem viver uma sem a outra. E mesmo se pararem de se amar por um tempo, elas não podem... não conseguem viver uma sem a outra."

"Não podemos mudar o mundo, e muitas vezes não podemos nem mesmo mudar as pessoas. Não mais do que um pouco de cada vez. Portanto, fazemos o que for possível para ajudar sempre que tivemos essa chance. Nós salvamos aqueles que podemos salvar. Damos o nosso melhor. Depois, tentamos encontrar uma forma de nos convencer de que isso terá que ser... o suficiente. Para que possamos conviver com nossos fracassos sem nos afogar."

"Para quem nunca faz nada, não há nada mais fácil do que criticar alguém que realmente se esforça."

"[...] o humor é a última linha de defesa da alma, e enquanto estamos rindo, estamos vivos."

"Dizem que a personalidade de uma pessoa é a soma de suas experiências. Mas não é verdade, pelo menos não inteiramente, porque, se nosso passado fosse tudo o que nos define, nunca seríamos capazes de nos suportar. Precisamos nos permitir reconhecer que somos mais do que os erros que cometemos ontem. Que somos também todas as nossas próximas escolhas, todos os nossos amanhãs."


Compre GENTE ANSIOSA clicando aqui. 

Postar um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.