Hotel Portofino, de J.P. O'Connell

 


Compre na Amazon clicando aqui.

Hotel Portofino é tipo um White Lotus da década de 1920 - um livro que não traz muitas reviravoltas, nem tão pouco muitas reflexões: a ideia aqui é relaxar com uma historinha leve, cheia de núcleos diferentes e suas problemáticas. 

Bella é dona de um hotel nesta região litorânea da Itália, e precisa lidar com pequenos probleminhas do cotidiano: com o luto do filho perdido na guerra, arranjar um casamento para o filho que sobreviveu a uma batalha, o marido pilantra e viciado em jogatina, causos de seus funcionários e hóspedes dos mais variados temperamentos. Embora seja uma história de época, é possível notar que o arquétipo da protagonista é super atual - uma mulher que se desdobra em mil para dar conta de tudo.

Mencionei White Lotus justamente por ser um formato semelhante de narrativa, com personagens amarrados de forma sutil, mas sem interferir muito no destino de cada um deles. A leitura é fluída e por fim nada do que você torce acontece - assim como a vida, gente ruim continua se dando bem, gente do bem continua se dando mal e assim caminha a humanidade.

Com Hotel Portofino provavelmente você não terminará a leitura com algum ensinamento mirabolante, mas é uma história perfeita para acabar com uma ressaquinha literária. 

Sinopse da editora:

Bem-vindos ao Hotel Portofino, um belíssimo lugar na Riviera italiana, onde romance, festas e intrigas os aguardam. Na glamorosa atmosfera dos anos 1920, J. P. O'Connell constrói um drama inebriante que mostra que nem mesmo os lugares mais idílicos estão livres de problemas.

O Hotel Portofino abriu suas portas há pouquíssimas semanas, mas sua proprietária, Bella Ainsworth, já enfrenta inúmeros problemas. Não é nada fácil agradar seus hóspedes ricos e exigentes, e não demora muito para que o empreendimento se torne alvo das maquinações de um político corrupto local que ameaça arrastá-la para os turbulentos acontecimentos políticos da Itália de Mussolini.

Para piorar ainda mais a situação, seu casamento não anda nada bem, e seus filhos ainda estão se recuperando dos traumas da Grande Guerra. Alice ficou viúva e precisa treinar Constance, a babá de sua filhinha, e, quem sabe, se casar novamente. Mas todos os olhos estão voltados mesmo é para a chegada da potencial esposa de seu filho Lucian. Entretanto, nada transcorre como o planejado, o que pode gerar graves consequências para toda a sua família e para o próprio hotel.

Ambientado na exuberante Riviera italiana, Hotel Portofino é uma história sobre como descobertas pessoais podem emergir mesmo nos períodos conturbados, como à sombra do fascismo na década de 1920, e sobre a influência libertadora dos encantos da cultura, da cozinha e da natureza da Itália, uma leitura perfeita para fãs de Downton Abbey e The Crown.

Postar um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.