#phdtaste: Pizza caseira

 


Depois que aprendi a fazer essa massa de pizza com meu amigo China, pedir delivery virou luxo. Isso porque a qualidade não deixa nada a desejar, principalmente quando se trata de algo que você mesmo faz, com ingredientes que você escolhe a dedo, com o capricho e carinho que só você tem. Dito isso, vale ressaltar que a quantidade referida nesta receita atende perfeitamente uma pizza Pan ou duas pizzas tradicionais (eu prefiro a segunda opção, pois o resultado fica muito mais leve, além de render mais, né?). Tome nota:

Ingredientes:

1ª parte

- 250ml de água morna (água morna não é quente, hein? Presta atenção nessa parte)
- 1 colher sopa de azeite
- 1 colher sopa de açúcar
- 1 colher sopa de fermento biológico

Misture tudo e deixe descansar por 20 minutos.

2ª parte

- de 3 a 4 xícaras de farinha de trigo aproximadamente (você precisará prestar atenção na liga da massa)
- 1 colher (chá) de sal 

Você vai adicionar aos poucos a farinha de trigo na mistura da 1ª parte, e também o sal. Quando ela estiver soltando do fundo da vasilha, sem grudar na mão, é porque já está com farinha suficiente. Sove por 15 min, e depois deixe descansar por meia hora. 

Jogue um pouco de farinha em uma superfície lisa e seca, e com o auxílio de um pau de macarrão ou qualquer objeto cilíndrico (pode ser uma garrafa de vidro), vá abrindo a massa, até ficar na altura desejada (ou do tamanho da forma). 

Salpique um pouco de flocão de milho na forma para não grudar (você pode utilizar farinha de trigo, mas o flocão ainda ajuda a dar uma crocância à massa), principalmente na borda. Alias, é importante a massa passar um pouco do limite da forma, para que você dobre as pontas para dentro e assim fazer a borda. 

Minha dica aqui é simples, porém faz toda a diferença: use o melhor molho de tomate que você puder, e coloque uma quantidade generosa na base da massa. Eu usei o molho de tomate pelado Círio, e coloquei os pedacinhos no triturador. Também gosto de temperar o molho com alho, alecrim, sal e uma pitada de açúcar para tirar a acidez.

O recheio é por sua conta. Nesta da foto eu coloquei cogumelos Paris refogados na manteiga, muçarela de búfala, tomatinho cereja, muçarela tradicional e uma camada generosa de rúcula e alho frito (esses dois últimos foram adicionados depois que tirei a pizza do forno).

O tempo de forno tem duas fases: 20 min na potência máxima e 20 min a 200oC.

Orna com: vinho tinto e um bom guaraná.

Do estômago para o coração: já que você vai fazer a pizza na tua casa, capriche na qualidade dos ingredientes. Isso faz toda a diferença. Um queijo gostoso, um catupiry original e você nunca mais vai querer pedir pizza no delivery.

-

Você pode conferir essa e outras receitas no Instagram @phdtaste.

Postar um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.