#projeto24: a cozinha / lavanderia

 

Um dos objetivos principais do #projeto24 desde o início era criar o máximo de integração entre os ambientes para garantir que o conceito aberto fosse uma grande marca do apartamento. Ainda mais por se tratar de um espaço com 68m2 onde uma cachorra espaçosa mora. E para que essa ideia desse certo, uma das coisas fundamentais foi garantir uma cozinha 100% planejada, não só para ter um melhor aproveitamento do reduzido espaço, como também para deixar tudo o mais organizado possível (se o conceito será aberto, bagunça não é bem vinda, né?).


Inicialmente teríamos a máquina de lavar louças embaixo da pia, ao lado do gabinete. Mas como mudamos a cuba original da construtora por uma maior, a máquina ficaria completamente esmagada ali, então tivemos que remanejá-la para a torre quente. Assim acabamos ganhando um armário adicional embaixo da pia, e um pequeno compartimento para taças ao lado da máquina na torre quente, como vocês verão nas imagens reais.


No projeto inicial a ilha seria um pouquinho menor e com 4 gavetas. No projeto final diminuímos para 2 gavetas tradicionais e um gavetão.


Já na lavanderia tivemos que remanejar o armário ao lado da janela para a parede da frente. Ali guardamos escada e vassouras, mas o tubo de saída de gás atrapalharia de uma forma ridícula a abertura da porta.  E na cozinha, adicionamos led no nicho para não comprometer a visibilidade da pia.

Agora espia um antes e depois do apartamento antes da obra e tudo prontinho:





 



Neste espaço, as únicas modificações que fizemos além de remover os revestimentos e pisos para nivelar o chão com a sala, foi incluir uma saída 220v única para o cooktop na lateral da parede de divide a sala da cozinha, e remover 20cm desta mesma parede para criar uma ilha mais espaçosa. O restante da mágica ficou por conta da marcenaria da DFurlan

Muito antes de comprar o apartamento, tínhamos em mente que queríamos elementos industriais: metro white com rejunte escuro e marcenaria preta combinada a madeira natural. Aí pesquisa vai, pesquisa vem, também optamos por adicionar 4 portas com vidros canelados nos armários suspensos para dar um charme a mais na composição. O resultado não podia ter sido melhor:


Nossa marcenaria foi montada em dezembro de 2021, mas tivemos alguns contratempos no processo - nossos tampos de madeira maciça simplesmente não chegaram junto com as outras peças. A solução que a DFurlan nos deu para que não passássemos as festas de fim de ano sem tanque, cooktop e pia no banheiro foi incluir tampos provisórios de MDF até o fornecedor finalmente enviar os materiais originais. Espia que eles tiveram o cuidado de incluir um tampo que até fosse semelhante ao original:


Outro ponto aconchegante que também trouxemos ao projeto foi o nicho de freijó acima da pia. Ali deixamos algumas coisinhas que usamos com mais frequência, e acabamos sempre mudando o que deixamos por ali, conforme a nossa necessidade:


A ideia era trocar a pedra da pia, mas para reduzir custos, optamos por mantê-la, e deixar que a nova cuba fizesse as honras de maneira mais proveitosa. Tanto a torneira/misturador como a cuba são da Pingoo Casa

Aquele botãozinho do lado direito na pia é do triturador. Este sem dúvidas foi um dos melhores investimentos que fizemos para a cozinha, junto com a lava louças. E ainda interligamos os dois: a saída de água da máquina cai diretamente no triturador, e assim a gente garante que não terá ralo entupido nessa casa, em nome de Jesus! 

Sobre o led, além dele colaborar e muito para a iluminação sobre a pia, é com ele que conseguimos também criar uma atmosfera aconchegante a noite. Ele é conectado a uma tomada dentro do armário (onde também está ligado o microondas) e o acendemos com comando de voz via Alexa (colocamos uma tomadinha inteligente plugada na tomada dele e voilá!). Aproveitamos também que já tínhamos uma régua de led ligada por aproximação que usávamos no apartamento alugado e incluímos no armário da lavanderia, sobre o tanque:



Uma coisa que não podemos reclamar é da iluminação da cozinha: temos um ponto principal e central com 5 lâmpadas, uma arandela maravilhosa da Yamamura na lateral da ilha, os leds e ainda uma luz central na lavanderia. O trilho da sala de descanso também colabora bastante com a iluminação da cozinha, e adoro usá-la para tirar fotos para o phdtaste.


Mas voltando aos tampos, em fevereiro os materiais originais do projeto foram devidamente instalados, e aí tudo ficou completo de vez. Sobraram algumas peças cortadas, que futuramente faremos uma prateleira para esta parede branca que vocês estão vendo na foto acima, dividindo atenção com alguns objetos decorativos que queremos incluir também, para camuflar ainda mais o varal mágico (esta base preta horizontal na mesma parede).

A madeira maciça é perfeita para a finalidade que demos a ela, e para que ela tenha uma durabilidade garantida, uma resinagem caprichada foi feita, principalmente nas áreas molhadas, como já mencionei no post sobre o banheiro. Aí foi só complementar com outros utensílios que já tínhamos: a lixeira embutida na bancada da lavanderia e a régua de tomadas na ilha.



Para evitar uma molhadeira no tampo de madeira da lavanderia, garantimos uma torneira com saída dupla, que inclui uma espécie de mangueirinha ducha. Assim podemos encher o balde em dia de faxina com ele apoiado no chão, entre outras funções que a peça pode exercer. E para esconder o aquecedor dentro de um armário como esse, se faz necessário as portas ripadas - um aquecedor JAMAIS pode ficar 100% fechado, por medidas de segurança.


O encanamento do gás (esta peça amarela sobre a bancada) ficou propositalmente a mostra para deixar tudo ainda mais industrial:


Essa é a vista da lavanderia para a entrada. Ah! Esqueci de mencionar que o microondas fica singelamente escondido nesta porta acima do forno.


Detalhe do pindurador do pano de prato, da Tok Stok:


Para decretar por encerrada toda a reforma da cozinha, precisamos ainda garantir os pormenores mencionados no post, um gavetão debaixo do gabinete, rodabase, e também incluir as 3 banquetas na ilha, para refeições rápidas e também acomodar nossos convidados enquanto cozinhamos. Aliás, uma cozinha como esta nos devolveu o amor imenso que sempre tivemos de cozinhar aqui em casa - adoramos receber amigos e mimá-los da melhor maneira possível: pelo estômago.

Uma cozinha pequena pode ter sim suas desvantagens, mas se você tem a possibilidade de criar um ambiente inteligente e planejado, o tamanho reduzido será o menor dos seus problemas, acredite - vale cada centavo investido!

Forno e triturador: Franke
Lava louças: Brastemp
Cooktop: Electrolux
Porta condimentos retrô: Typhoon
Luminária central: Tok&Stok
Vidros da lavanderia: Refill Store
Todos os objetos de cimento: Belo Concreto

-

Ao reproduzir este conteúdo e imagens, por favor, inclua os devidos créditos à Sheila Almendros, do PhD.

Postar um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.