#projeto24 - o banheiro

 


Depois de você entender todo o conceito do #projeto24, fica mais fácil para eu te apresentar este primeiro cômodo completo da casa. Sim, começarei pelo banheiro porque foi ele que ficou todo pronto primeiro. Faltam alguns ajustes aqui, outras mudanças ali, mas tecnicamente ele está totalmente pronto sim. E apesar de pequenininho, ele sem dúvidas ficou do jeitinho que imaginei - na verdade eu até me arrisco a dizer que ele ficou MELHOR do que imaginei - já vou te explicar o motivo.

Quando compramos o apartamento, uma das coisas que nos desanimou minimamente foi o tamanho deste banheiro. As antigas plantas da construtora ofereciam este ambiente maior, porém sem o closet que hoje temos no quarto. Ganhamos de um lado e perdemos do outro, não é mesmo? Mas depois que fechamos o projeto com a D'Furlan, vimos que era possível otimizar o espaço sem perder circulação. Também fizemos alguns ajustes durante a obra para otimizar o espaço do lado de fora do banheiro - continua aqui comigo que também já te mostrarei tudo isso.


Durante a criação do projeto, optamos por seguir a risca as nossas inspirações encontradas no Pinterest (abaixo com os devidos créditos), mas adaptadas ao nosso pequeno espaço, as nossas necessidades, e com pormenores que já tínhamos em mente. Nessas condições, precisávamos de um armário com portas corrediças, espelho por toda a superfície frontal, e beeeem largo, já que ele teria que ser raso. Também não teríamos espaço para um cesto de roupas sujas, então era muito importante incluir no gabinete um gavetão para esta finalidade, além de mais um espaço de armazenamento para produtos maiores (que não caberiam no armário superior). E para adicionar um charminho a mais, uma prateleira acima do armário para colocar o aromatizante de ar e uma plantinha (esta que ainda não providenciei).

Notem o piso incluído no projeto: era esse ladrilho hidráulico que colocaríamos antes, mas abandonamos a ideia um pouco antes da obra.

Para os puxadores, queríamos a famosa concha, na versão preta fosca, para combinar com todos os outros metais do banheiro.


As inspirações: queríamos um box com armação preta, mas com roldanas aparentes (pois como não temos janela no banheiro, não podíamos nem sonhar em ter um box do teto ao chão), e também vidros personalizados como estes encontrados no projeto da arquiteta Anna O'Gorman (foto da esquerda), que eu acho PODRE de chic.

Já o tom da madeira do gabinete, o Freijó, veio da inspiração deste post da Preparing for Penuts, o qual também nos deixou apaixonados pelos Hairpin Legs, e o fatídico piso deixado para trás.


Aí durante a obra foi aquele quebra-quebra: como os revestimentos na parede estavam muito, mas muito bem instalados pela construtora, tivemos que fazer uma sobreposição do Paris Blanche, da Portobello. Já o piso foi totalmente arrancado, aí rolou aquela camada bem generosa de impermeabilizante, para receber o Nord Cement Hexa, também da Portobello. Tudo isso feito pelo Último, da Guerra Construção e Engenharia


Outra missão que demos ao Último foi trocar a porta do banheiro de lugar. Isso porque queríamos criar dois armários do mesmo tamanho no closet, e com a porta do banheiro ali onde foi criada originalmente, isso não seria possível.  Outro fator determinante para esta mudança também foi pensando na ausência da janela no banheiro - não queríamos que o vapor do banho umedecesse as roupas no armário, e fica mais fácil ainda deixar o banheiro seco mais rapidamente com a porta virada para a janela do quarto. Logo, o que antes era assim (foto acima), ficou assim (foto abaixo):



Veja como a iluminação natural vinda da janela do quarto reflete muito bem lá dentro no banheiro:



Ainda sobre a ausência da janela, um dos acessórios primordiais para o banheiro foi o toalheiro elétrico. Não vou mentir para vocês - a gente MORRE de preguiça de ir estender a toalha no varal, e essa não ia ser uma opção mas nem que a vaca tossisse. Então transformamos o interruptor original do banheiro em uma saída dupla de energia: além de acender a luz, ele também tem uma tomada para o equipamento. Vou te dizer que foi um dos investimentos mais legais que fizemos para a casa.


O box... ahhhh o box! Fala se essas roldanas aparentes não são uma graça? Cotamos com diversas empresas até chegar a R&M Vidros, que também foi a empresa responsável pelo envidraçamento da nossa varanda. Além de terem o melhor preço do mercado, eles também oferecem um serviço bastante ágil e caprichado. A qualidade do produto é indiscutivelmente maravilhosa.


Como a torneira era bem alta, tivemos que subir a altura do armário também. Mas isso não comprometeu em nada a visibilidade no espelho. A cuba foi sobreposta em um tampo de madeira maciça bem resinado, e temos o compromisso de não deixar essa superfície ensopada por muito tempo, para garantir a durabilidade do material. Uma coisa que não queríamos MESMO era pedra como base.

A iluminação do banheiro ficou por conta dos spots encontrados na Leroy Merlin, que tem toda uma pegada industrial / cinema / vintage que a casa toda tem. Aquele pretinho no canto do banheiro é direcionado para o box e acende junto com o exaustor - aí é só apagar a luz central e curtir um banho a meia luz bem revigorante.


Para acompanhar o banho, também garanto uma vela aromatizada maravilhosa da minha amiga Ju Esgalha, da Condado Velas. O cheirinho se espalha pelo banheiro em segundos.



Sabe aqueles vidros na foto de inspiração do começo do post? Encontrei no Elo7 uma loja maravilhosa chamada Refill Store, que tem diversos modelos para vários ambientes, também em plástico (caso você seja um pouquinho desastrado(a). Deixo ali no cantinho e a gente nem precisa colocar a mão - é só dar uma xoxada na válvula.


E este é o resultado de nossa obra: optamos por um piso bonito, atemporal, fácil de limpar e com temperatura agradável. Não inventamos nada de ralo invisível porque queríamos que o escoamento de água não nos desse qualquer dor de cabeça no futuro (com entupimentos ou algo do tipo, até mesmo porque a cachorra também toma banho neste banheiro) e luz amarela SEMPRE (quem gosta de luz branca é hospital, me perdoem).
O que falta ajustar: precisamos trocar a abertura da porta - como ela foi mudada de lado, teremos que inverte-la para que abra para o lado da parede, e não da pia. Futuramente também quero colocar uma pedra preta no lugar dos suportes no interior do box - aquelas peças miudinhas me incomodam um pouco.

Ficou com alguma dúvida? Se inspirou e quer saber mais? É só deixar um comentário aqui ou uma DM lá no Instagram que respondo prontamente para você :)

-

Ao reproduzir este conteúdo e imagens, por favor, inclua os devidos créditos à Sheila Almendros, do PhD.

Postar um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.