Juliana Trinci: 8 dicas para que o seu trabalho seja mais prazeroso

PhD

Todos os dias você acorda ainda com sono, escova os dentes de forma automática, engole o café e pega trânsito para chegar ao trabalho. Chegando lá, passa de seis a nove horas por dia convivendo com as mesmas pessoas e vivendo as mesmas coisas. A rotina fica chata e entediante e sua qualidade de vida vai de mal a pior.
Será que precisa mesmo ser assim? Acredito que não. Existem formas mais tranquilas de seguir sua rotina, e esses pequenos gestos listados a seguir podem te ajudar e muito a realizar tal objetivo:

1- Respire antes de começar

Se for possível, chegue mais cedo ao trabalho. Reserve alguns minutos para tomar uma café, ligar o computador, separar a garrafa de água... 

Pixabay

2- Programa-se

Agora é hora de listar todas as tarefas que você precisa realizar. Estipule prioridades, mas tome cuidado para não sobrecarregar seu dia, ok?

Pixabay

3- Uma coisa de cada vez

Faça uma coisa de cada vez, conforme a prioridade listada, e cuidado para não pular etapas. Uma dica é reservar um período para rever seus e-mails e mensagens no Whatsapp, sem prejudicar o seu desempenho.

Pixabay

4- Faça pausas

A vontade de correr o dia todo trabalhando é grande, mas lembre-se que tempo não é sinônimo de produtividade. Se tem uma hora de almoço, almoce em uma hora. Ande ao redor do prédio, tente relaxar, ter conversas que não remetem ao trabalho, ler um livro, assistir uma palestra no TED ou o finzinho de uma série... vale tudo para que a sua cabeça tire um tempo (merecido e necessário) de folga.

Pixabay

5- Fique longe da rádio peão

Geralmente as noticias que rolam por lá não são de fontes confiáveis, e você pode começar a ter mudanças comportamentais, baseadas em algo que pode ser que nunca aconteça. Uma vez eu trabalhei em uma empresa e ouvi dizer que seria demitida. Desanimei e deixei de me dedicar., e qual foi o resultado? Fui demitida pelas entregas que eu não fiz, não por que estavam planejando puxar meu tapete.

Pixabay

6- Mas também não se isole!

Nessa vida precisamos ser políticos! Isso está incluso ter um bom relacionamento com as pessoas, principalmente no trabalho. Então entenda que tomar um café ou contar acontecimentos aleatórios da sua vida pessoal não quer dizer que você deve lealdade de uma melhor amiga ao seu colega de trabalho.

Pixabay

7- Que tal uma boa trilha sonora?

Se seu trabalho permitir, um bom fone de ouvido pode te auxiliar a trabalhar com mais foco e tranquilidade.

Pixabay

8- Vamos falar de happy hour

Interação é legal, mas não pode ser algo obrigatório e falso. A turma vai se reunir em um barzinho, é sexta-feira, e você está afim de ir? Ótimo, vá! Agora se está indo só para "marcar presença", repense. Você já se dedica a empresa por horas. No seu momento livre, você deve ter liberdade para curtir relações e aproveitar.

Pixabay

  9 - E fique atentx!

Se for sair com o pessoal do trabalho, seja um pouco mais discretx do que seria se estivesse entre amigos. Você não quer ver todo mundo comentando o que você fez ou deixar de fazer, né?

Pixabay

10- Por fim, não viva pela empresa. 

Lembre-se que todos os dias tem início e fim. Quando sair da empresa e algum problema ainda estiver te consumindo, anote e pense nele novamente só no dia que voltar ao batente.

Pixabay
Deixe o seu dia mais leve com essas simples e eficazes dicas. E não esqueça de contar para nós aqui nos comentários o resultado deste processo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram