#phdnacozinha: Bolo de prestígio com morangos


Gente, eu tô ficando muito "boleirinha"! E o mais engraçado é que eu tô curtindo mais fazer do que comer, acredita? Eu fico toda feliz quando vejo alguém comendo e virando os olhos, por ter ficado bem gostoso! Ganho o meu dia. Deve ser reflexo do carinho, né? Este bolo que você está vendo na imagem é de chocolate, com recheio de beijinho de leite ninho e morangos, e cobertura de chocolate meio amargo. Quer aprender a fazer e também oferecer este carinho aí na sua casa? Tome nota:

Para o bolo de chocolate você vai precisar:

  • 4 ovos
  • 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de fermento
  • 1 xícara (chá) de leite
Para o recheio, será necessário:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 copo de leite em pó
  • 100 g de coco ralado
  • 1 colher rasa de manteiga
  • 1 bandeja de morangos graúdos
Ingredientes para a cobertura:

  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 xícara (chá) de chocolate em pó
  • 3 colheres (sopa) de margarina ou manteiga
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 1 pacote de bolinhas de chocolate

Fazendo o bolo:

Em uma batedeira ou liquidificador, adicione todos os ingredientes, menos o fermento. Bata por aproximadamente 5 minutos. Coloque o fermento e misture por mais um minuto. Unte uma forma redonda (aquelas de pudim, que deixará o bolo com um furo no meio) e despeje a massa uniformemente. Deixe no forno (pré aqueça por uns 5 minutos) por 40 minutos a 180 ºC, ou até a massa estiver no ponto (espete-a com um garfo para averiguar o ponto - se o talher sair seco, já é hora de desligar).

Fazendo o recheio:

Derreta a manteiga em fogo médio e em seguida, junte o leite condensado e o coco ralado. Mexa até que a massa solte do fundo da panela. Desligue o fogo e acrescente o leite em pó aos poucos, misturando bem.

Fazendo a cobertura:

Junte todos os ingredientes em uma panela em fogo baixo e mexa sem parar até a calda engrossar.


Montando o bolo:

O bolo deve estar de morno para frio para que você possa desenformá-lo e montá-lo sem correr o risco de despedaça-lo inteiro, pois você precisará cortar a massa ao meio. Use uma faca de pão para isso, e faça de maneira bem delicada. Eu faço a massa com uma forma de pudim justamente para facilitar o corte, pois a faca atravessa a massa e vai até o furo central, te dando uma direção melhor. Feito isso, reserve a parte de cima do bolo em um prato, e adicione o beijinho, espalhando bem por toda a superfície. Em seguida, corte os morangos ao meio e espalhe-os sobre o beijinho, formando uma camada da fruta de maneira bem uniforme. "Feche" o bolo com a parte de cima pousada sobre o recheio, de forma bem cautelosa.
Despeje a calda por cima da camada superior do bolo, deixando escorrer propositalmente para as laterais. Em seguida, polvilhe as bolinhas de chocolate por toda a superfície, e finalize preenchendo o buraco central do bolo com os morangos graúdos.

Eu sugiro que você deixe o seu bolo na geladeira, não só para os morangos durarem mais, mas também para que o beijinho fique mais saboroso. Não esqueça de me contar o resultado final, tá? Bom apetite!

3 comentários:

  1. Oi Sheila, tudo bem? Que receita mais gostosa, adorei a dica. Essa combinação de côco com morango deve ter ficado muita boa. Sou uma verdadeira formiga quando se trata de doces. Aqui em casa amamos ir pra cozinha experimentar receitas novas. A minha receita mais querida é uma torta de chocolate que faço e todo mundo come e repete, não é por nada mas é muito gostosa mesmo (risos). Ainda mais por ter creme branco que vai leite condensado, deu até água na boca agora haha Se quiser experimentar um dia posso te passar a receita. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  2. Gente que maravilha de bolo! Se tem uma coisa que eu amo fazer é cozinhar bolos e doces <3 Pra mim não tem forma de desestressar melhor, até porque a gente se diverte cozinhando e depois se diverte comendo hahaha amei sua receita, vou tentar reproduzir um dia! <3

    Beijinhos! http://www.peixinhogeek.com.br

    ResponderExcluir
  3. Socorro quero este bolo na minha casa, na minha viiida <3 To salivando!

    Beijão,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir

Instagram