#phdnacozinha: Trouxinhas de queijo


Fim de mês aqui em casa é uma beleza, porque é quando a criatividade rola solta para cozinhar com o que tem na geladeira. E foi assim que surgiu algumas receitinhas bem gostosas, entre elas, a trouxinha de queijo. Além de ser super fácil de fazer, é possível diversificar no recheio, caso você não queira só queijo dentro dela. Fora que é uma bela entradinha para servir durante um jantar. Quem sabe não seja algo interessante para fazer no dia dos namorados?
Tecnicamente, a trouxinha de queijo nada mais é que uma panqueca finalizada de outra forma. Como o queijo derrete e esparrama inteiro, garanti a "integridade do recheio" fechando-o completamente na massa. Mas se você não sabe nem por onde começar, segue aqui a receita:

Para a massa você precisará de:

- dois ovos
- 4 colheres de sopa bem cheias de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de óleo
- sal a gosto
- palitos de dente

Para o recheio eu usei:

- queijo muçarela
- azeitonas pretas fatiadas

Como preparar:

Bata todos os ingredientes da massa (muita gente joga tudo no liquidificador, mas eu prefiro bater na raça com a mão mesmo) até virar uma mistura homogênea. Use uma frigideira média de teflon para fritar as massas, assim não será necessário usar óleo. Mas atenção: despeje pouca massa na frigideira bem quente, pois é muito importante que ela fique fina. A massa vai ganhando uma forma fofa, aí sim você vai virá-la com uma espátula.
Este passo pode parecer muito difícil para quem nunca fez uma panqueca na vida, porque realmente é o uó virar a massa na frigideira. Mas não se preocupe, porque a partir da segunda massa você já pegará o jeito.
Depois que você fizer isso com toda a massa, é hora de rechea-la. Cortei a muçarela em cubinhos (ou você pode usar meia fatia e dobra-la) e a adicionei no centro da massa, junto com duas rodelinhas de azeitona. Pode parecer pouco, mas é fundamental que você seja minimalista nessa hora, rs. Una todas as pontinhas da massa para cima e feche-a com dois palitos de dentes, cruzados no meio da trouxinha, como mostrado na imagem abaixo (por isso que é fundamental que a massa seja fina, se não, nesta hora, fica difícil de fecha-la): 


Feito isso, coloque a forma com todas as trouxinhas no forno médio por 15 minutos (se o seu forno for fraco, deixe uns 20 minutinhos). 
Sirva com um molho de tomate morno bem gostoso (o mais gostoso que você encontrar no mercado). Pode esquenta-lo no microondas mesmo, não tem problema. E se quiser caprichar ainda mais, corte um tomate em cubinhos e misture no molho, que fica uma delícia!





Tanto o molho como o recheio são super opcionais! Você pode usar ricota, peito de peru, atum, carne, frango, milho, cream cheese e o que mais vier na sua cabeça, que com certeza ficará muito delicioso! Já o molho pode ser branco, rosé e o que a sua criatividade propor.
Esta quantidade de ingredientes rendeu uma receita bem servida para 2 pessoas como um jantar. Mas caso a ideia seja servir como entrada,  para quatro pessoas dá e sobra.

Não esqueça de me contar aqui ou no Facebook se você fez esta receita e o que achou, ok? Bom apetite!

Postar um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.