Hygge: um estilo de vida


Você já ouviu falar em Hygge (lê-se “hue-gah”)? Este estilo de vida surgiu na Dinamarca e resumidamente, é uma forma de viver a vida de uma maneira mais simples e confortável. E esta tendência não está presente somente na moda, mas também na rotina das pessoas, e consequentemente, na decoração de suas casas.
Como na Dinamarca a luz do sol aparece poucas horas do dia, a proposta do Hygge é justamente aproveitá-la ao máximo. Para quem busca uma vida saudável, por exemplo, a ideia é fazer atividades ao ar livre enquanto a nossa grande estrela está raiando no céu. Para a decoração, valorizar a entrada da luz natural e aquecer o ambiente interno dessas casas nórdicas e frias é fundamental, portanto, você encontrará facilmente nestas imagens tecidos pesados, madeira, plantinhas, e mais uma infinidade de recursos que trarão a natureza para a decoração, de forma sutil e alinhada.


Apesar de ter uma semelhança muito grande com o estilo escandinavo, a decoração Hygge se diferencia pelo seu toque rudimentar. Perceba nas imagens a seguir como a cartela de cores pode se misturar entre o cinza, branco e os tons terrosos, tudo na medida certa para não perder a delicadeza e nem a identidade.


Além de um belo móvel de madeira, o que não pode faltar nesta decoração são plantinhas. A espécie fica por sua conta: para quem tem tempo e paciência de cuidar dessas riquezas, Samambaias e Costela de Adão são as mais populares. Para quem não tem muita habilidade com elas, o melhor é escolher um ou mais cactos.


Tapetes, mantas, pelegos e almofadas são muito bem vindos. Eles que trarão a textura necessária para o ambiente, e o deixará mais aconchegante e convidativo. Mas o mais importante de tudo isso, é nunca tirar a sua marca na decoração. Invista sempre em objetos que tenha a sua cara, a sua história. Portanto, cores e estampas devem favorecer o seu gosto pessoal SEMPRE.


Quadros nunca serão demais. Sabe porque? Neste tipo de decoração eles são super discretos, tanto as gravuras como as suas molduras, e por isso eles não sobrecarregarão muito o visual. E como a cor predominante do ambiente Hygge é o branco, o resultado final será um ambiente clean "pero no mucho", sabe?


Os móveis criam uma linha simétrica perfeita na decoração, por terem um designer sempre geométrico. E é aí que você distribuirá mais coisinhas que representem o seu perfil, como os seus livros e revistas prediletas, algumas velinhas, quadros e porta retratos, etc.


Falando em velinhas, elas são as estrelas do Hygge. Perfumadas ou não, são as responsáveis por trazer aquele climinha amor para a casa de uma maneira muito simples. E o mais legal de tudo é que as velas "cabem" na decoração de qualquer cômodo: banheiro, quarto, sala e até na cozinha. Só tome cuidado para não colocá-las em lugares perigosos, como perto de cortinas e outros itens inflamáveis. 


Mas a principal regra mesmo é aquela mencionada no início do post: CONFORTO! E nessa até o tipo de iluminação deve ser bem pensada. Esqueça aquela luz branca, porque o clima de hospital deve passar longe da sua casa Hygge. Luzes de led amarela são as mais indicadas.

E antes de decorar qualquer casa ou adotar qualquer estilo comfy para as suas vestimentas, é necessário, primeiramente, incluir o Hygge na sua mente. A leveza deve estar muito além do visual: deve ser a sua maneira de pensar e de agir. E você pode começar olhando mais para o seu interior e descobrir seus pontos fortes e fracos. Ver o que pode ser mudado para ter dias mais felizes e inspiradores. Ser gentil com você mesmo e com os outros. Cuidar da sua saúde, de seu bem estar e de tudo o que você acha que foi deixado de lado. ser Hygge é ver o lado bom de tudo, e aprender da melhor maneira com os erros. E a partir daí, refletir tudo o que há de fato em você em tudo o que te cerca e te representa.

Postar um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.