#phdnacozinha: Lasanha de panqueca


Hoje tem receitinha prática no PhD! E se você está com aquela fome, mas não quer ter muito trabalho e nem tem muito tempo pra ficar esperando algo muito elaborando ficar pronto, tome nota de como fazer esta lasanha de panqueca MARAVILHOSA que é pá e bola!
Esta é uma receita quer serve duas pessoas (ou uma, se sua fome é de leão), e você precisará de:

Ingredientes:

Para a massa

- 2 ovos
- 1 xícara de leite
- 2 colheres de farinha
- 1 colher de óleo
- sal a gosto

Para o recheio

- 1 bandeja de carne moída de sua preferência
- cebola a gosto
- temperinhos ao seu gosto
- 1 lata/sachê de molho de tomate tradicional
- 1 bandeja de presunto ou peito de peru
- Queijo muçarela (eu comprei aqueles pedaços de peça no mercado e fui fatiando ao meu gosto)


Como eu faço?

Comecei pela carne moída. Primeiro fritei um pouquinho a cebola no azeite, e incluí a carne moída logo em seguida. Temperei com sal, pimenta do reino, um pouquinho de curry e mais um pouquinho - quase nada - de canela (acredite, esse toque de canela fica MA-RA-VI-LHO-SO). Deixei fritar bem, até a carne ficar deliciosamente morena e adicionei o molho com uma pitada de açúcar para tirar a acidez. Reservei.

Depois foi a vez de fazer a massa. Bati primeiro os ovos com o leite (com a mão mesmo), e em seguida misturei todos os ingredientes. Com a frigideira pequena já aquecida, despejei metade de uma concha grande (a minha é de teflon, então não precisei colocar óleo nem nada), deixei dourar um pouco de um lado, depois do outro, e repeti o processo até acabar a massa. 

O que dava mais trabalho foi feito. Agora é a hora de montar a lasanha - ascenda o forno para ele ir aquecendo na temperatura média enquanto você executa todo o processo.

Usei um pirex pequeno e fui adicionando as camadas. Primeiro uma de massa (se for preciso, corte a massa para encaixar direitinho na base), depois uma de molho a bolonhesa, outra de massa, uma de presunto ou peito de peru, outra de massa, uma de queijo, e fui repetindo a ordem até chegar ao topo (não se preocupe, porque a massa é bem fininha e a lasanha não ficará pesada por conta das várias camadas). 


Finalizei com uma concha de molho e ralei um pouco de muçarela para dar um acabamento bem bonito (e gostoso). Depois disso, serão 20 minutinhos no forno e comer de montão. Cuidado para não queimar a boca!

Honestamente, eu prefiro muito mais essa versão do que a tradicional, por ficar bem mais leve e saborosa. Você ainda pode adicionar catupiry ou requeijão, caso queira turbinar mais a receita, ou trocar a carne por frango desfiado e o molho a bolonhesa por molho branco com milho. Minha mãe já fez esta versão com carne branca e ficou um espetáculo.

E se você é vegetariano, é só trocar a carne moída por beringela, algum cogumelo, abobrinha ou qualquer outra opção que você mais ache saborosa. Só não esqueça de caprichar no queijo!

Ah! Não se esqueça de me contar o resultado quando você fizer na sua casa, ok?
Bom apetite!

Um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.