+ de 30: Gillian Anderson

20:01:00


Hoje vou inaugurar um novo tema aqui no blog, o + de 30. A ideia é falar de algumas mulheres poderosíssimas que admiro e tanto me inspiram, e hoje começo com a linda e talentosíssima Gillian Anderson, mundialmente conhecida por ter interpretado a agente Scully em Arquivo X.


Apesar do personagem icônico mencionado posteriormente ter catapultado a sua carreira, me apaixonei mesmo pelo trabalho de dona Gillian assistindo a série The Fall, na qual ela interpreta uma investigadora irlandesa ao lado de Jamie "Christian Grey" Dornan. E mesmo ela sendo 100% americana, ela é tão boa, mas tão boa, que nem parece que o sotaque dela na série é pura interpretação.


Anderson nasceu em 1968 (pois é, aqui ela se encaixa até em um + de 40!), e em 1997 foi eleita pela revista People como uma das "50 Pessoas Mais Bonitas do Mundo". Ela ganhou um monte de prêmios durante a época em que Arquivo X estava sendo televisionado, e não era para menos: contratada a princípio para ser apenas uma coadjuvante interpretando a assistente de Fox Mulder, seu desempenho foi tão cativante que fez com que sua personagem tivesse muito mais destaque que  o esperado.




E 23 anos após a primeira temporada de Arquivo X ir ao ar, a Fox iniciou uma série de negociações com os protagonistas para lançarem uma revival da série. Só que o que Gillian não contava é que ofereceriam à ela metade do cachê prometido para  David Duchovny: "Especialmente neste clima de mulheres conversando sobre a realidade [de desigualdade salarial] nesta área, acho que é importante que isso seja dito e ouvido. Foi chocante para mim, dado todo o trabalho que eu já fiz no passado para que tenhamos salários justos. Eu trabalhei muito e finalmente cheguei aonde eu queria", disse a atriz para o The Daily Beast.



Se no passado a atriz ganhava menos que Duchovny, ela nem questionava pois o colega de trabalho já tinha uns anos de carreira na frente da então novata atriz, mas este já não é mais o caso. Gillian brilhou (e bonito) em trabalhos como Hannibal, no citado The Fall, e também ao longo dos anos na própria série, e mostrou que merecia receber tanto quanto David. E sua briga foi ouvida: a Fox repensou a furada proposta e Anderson voltou a brilhar na temporada especial de uma das séries mais assistidas e elogiadas dos EUA.



A carreira da atriz começou mesmo no palco. Ela adorava participar de peças teatrais produzidas pela comunidade onde morava na sua adolescência, e essa paixão a levou para a Universidade de Cornell, onde estudou pela National Theatre of Great Britain, em Nova Iorque. Mas seu diploma de bacharel em artes só saiu mesmo alguns anos depois, pela Universidade DePaul, em Chicago.


Atualmente, Gillian mora em Londres com seus 3 filhos. Passou por alguns casamentos e se assumiu bissexual em 2012,  depois que sua ex namorada da época da faculdade morreu, vítima de uma hemorragia cerebral. Ela pode ser vista também em alguns filmes, nos quais atuou desde 1998 - inclusive alguns filmes especiais de Arquivo X. A série The Fall (que ela diz ser o trabalho que mais a orgulhou) acabou de chegar ao fim, e todas as três temporadas podem ser vistas no Netflix. 

You Might Also Like

0 Comente aqui!

Parceria

Parceria

Facebook

follow me

follow me

Subscribe