Juliana Trinci: Não vou ser feliz para não gerar recalque


Finalmente aquele dia corrido e estressante chegara ao fim. Para relaxar, fui encontrar uma amiga de longa data para bater um papo e comer coxinhas. Conversa vai, conversa vem de repente minha amiga desabafa que estava extremamente preocupada e com medo. Curiosa, pedi para me relatar o que a afligia. “Amiga, sabe o que é? Estou bem no meu emprego, indo muito bem nas aulas de inglês, falta pouco para conseguir fluência. Tenho medo que isso desperte a inveja nos outros, sabe?!”.
Bom, sabemos que minha amiga não é a única pessoa a pensar isso. Recalque é uma das palavrinhas da moda que mais me irritam (seguidas por TOP, mas isso é assunto para um próximo post).
Me irrita sabe porquê? Parece que a pessoa pensa que ninguém tem mais nada a fazer a não ser ficar vigiando sua vida e querendo ser igual.
Tem sim, uma porção de gente baixa, que não acha que outras pessoas podem ser felizes e se darem bem na vida. São pessoas que acham que ninguém é merecedor de nada, acreditam que são vítimas por não ter tido a mesma conquista, por menor que esta seja. Nem que se por acaso a tal vitória signifique encontrar um mosquito na sopa. Mas você não pode mudar sua vida por causa disso. 
Não precisa ficar escondendo todas suas vitórias, andado escondido, como se estivesse errado. Toda vez que você ficar triste ou não tão feliz com algo como deveria, tem algo que não está certo aí. “Ah, mas se ficar contando tudo para todo mundo as coisas não dão certo”. Será mesmo que é por esse motivo? Ou porque você se importa TANTO pelo o que as pessoas vão falar?
Uma coisa é não se precipitar e contar algo que ainda nem aconteceu. Isso gera expectativa e com a expectativa, ansiedade. Mas quando o fato é consumado, que mal há? Que mal há contar as pessoas que conseguiu ser promovida no emprego? Que comprou as passagens para sua viagem dos sonhos? Que conseguiu se matricular numa pós graduação? Ao contrário do que se pensa, nem todo mundo quer ser mal e se não for assim, sugiro que troque urgentemente seu círculo de amizades.
No final, o que eu falei para minha amiga, serve para todo mundo: Se você acredita em mal olhado, coloque um raminho de arruda no bolso. E seja feliz.

Postar um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.