Estilo industrial


Dos lofts americanos para o mundo, o estilo industrial tem se tornado cada vez mais presente na decoração de interiores por aqui no Brasil também. E engana-se quem acredita que somente imóveis grandes podem receber essa tendência: apartamentos minúsculos e até studios ganharam sofisticação e espaço com esse visual tão descolado.

Foto: Trendy Industrial

E para adotar o estilo industrial na sua casa você não precisa de muito, mas com certeza você precisará gostar do rústico. Isso porque o principal propósito desta tendência é lembrar fábricas antigas mesmo. Então, um cômodo não acabado misturado à móveis específicos é a combinação perfeita.

Branco, preto e cinza


As cores predominantes são as mesmas usadas em fábricas: o preto, muitas vezes presente nos móveis e objetos, o cinza, destacando-se exclusivamente no chão. mobília e paredes, e o branco, dando um contraste e claridade ao ambiente.

Laminado, aço, canos expostos, tijolos e cimento queimado


Calma, não é pra adotar isso tudo junto e misturado. Vamos por partes:
O chão ou é de cimento queimado (quando as paredes não ganham este tipo de acabamento), laminado, taco ou madeira (caso a ideia seja aplicar o cimento queimado no teto ou em uma ou todas as paredes - essa é uma regra aplicada basicamente em imóveis pequenos, para não dar a impressão que o espaço foi diminuído mais ainda), e nunca pisos frios. Aqui quanto mais rústico, melhor. Mas sempre na dosagem certa. 
As paredes são as principais responsáveis pela climatização. Elas podem receber aquele acabamento de tijolo (laranja ou branco), e para não precisar meter a picareta para o tijolo de verdade aparecer, você pode apelar para os papéis de parede com esta estampa, ou aplicações feitas com materiais específicos (veja mais sobre neste link aqui e aqui).
O aço está muito presente nos elementos que envolvem a iluminação do local. Pode ser canos expostos, um pendente acima da mesa de jantar ou um móvel, como uma estante, por exemplo. 

Necessidade básica: boa iluminação


Nem todo ambiente possui uma iluminação natural caprichada, mas independentemente disso, é de suma importância que a luz artificial do cômodo seja amarela. Atualmente há milhares de opções de lâmpadas de led econômicas, portanto, não tem desculpa para deixar a luz branca de lado. É exatamente este tipo de iluminação que trará comodidade para o local, diferenciando assim aquele clima de trabalho e concentração de uma fábrica para a sua casa confortável e estilosa.
Aí como você vai incluir isso, fica por conta da sua criatividade e bom gosto: um abajur descolado, um trilho de lâmpadas no teto, uma luminária diferentona...

Vintage e contemporâneo


Este é o casamento mais sensacional promovido pelo estilo industrial! Misturar um móvel retrô à outro moderno trará a personalização necessária ao ambiente. Traga para o seu cômodo uma mobília de couro, um móvel de aço escovado, um latão no canto da casa ou uma mesa de centro de madeira com rodinhas que tá tudo certo!

Cores marcantes para detalhes minuciosos


As cores são muito bem vindas, desde que seja em um móvel ou detalhes da decoração, nunca para as paredes ou chão, ok? O seu toque pessoal também entrará aqui nas devidas proporções. 

Tijolinho de metrô

Imagem: Pinterest

A ideia mais utilizada para banheiros e cozinhas tem sido o famoso tijolinho de metrô, tanto na versão preta como a branca. Lindos, práticos no quesito limpeza, versátil e super atemporal. 



Postar um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.