Sara Richena: O natal mundo afora


A ceia já está pronta, beesha? Você já colocou o peru pra assar? MA OE! Se tudo já está encaminhado você pode dar um tempo na cozinha e começar a entrar no clima natalino conhecendo um pouco mais de como essa data é comemorada em várias partes do mundo.

Aqui no Brasil, como na maioria dos países,  o Natal é comemorado no dia 25, porém um dia antes as famílias se reúnem para a ceia e para toda aquela festa, troca de presentes e tias perguntando: "como estão os namoradinhos?". Quem nunca passou por isso, né?. A ceia tem a comilança típica: peru, tender, chester, farofa com frutinhas secas, maionese com frutinhas secas, salada com frutinhas secas... Na verdade eu acho que as mães/tias/avós fazem a comida e depois jogam um panetone dentro, porque não é possível, tudo tem que ter frutinhas secas! Rabanada e bacalhau também fazem parte do nosso menu. Doces e mais doces, com ou sem frutinhas secas e as bebidas para deixar todo mundo um pouco mais alegre que o normal... e a festa no final ter um pouco de vexame. Que família não tem vexame, não é? Sem isso não teria graça. 

Inglaterra: O Natal por lá é muito levado a sério. É o país com mais tempo de tradição. São mais de 1.000 anos de Santa Claus! Vocês sabiam que o costume de mandar cartões natalinos vem de lá? O primeiro foi feito em 1843 por John Horsley. Não pode passar um Natal sem ter o famoso discurso da rainha. E o prato principal deles se chama "Mince Pie", uma torta de carne com frutinhas secas. Ninguém escapa delas, meu amô! 

Austrália: Assim como nós, eles comemoram essa data no calor, então rola uma farofa na praia. Não é no Boqueirão, mas é na praia da mesma forma. A ceia também se parece um pouco com a nossa, rola muito peru também. MA OE! E os presentes só são abertos no dia 25. Diferente daqui, né? mas o melhor vem no dia 26, quando as lojas abrem dando o maior desconto da paróquia para as trocas de presentes. 

Canadá: Um país que leva a sério toda aquela história de espirito natalino. Os jovens se fantasiam e visitam as casas de idosos e pessoas carentes para levar presentes e cantar, levando assim um pouco das festas para quem não tem uma família para dividir esse momento. As ruas também são tomadas por essas pessoas e vários corais. Por lá eles comem peixe, torta de carne de porco, vitela ou bife. 

Estados Unidos: A comilança é tanta quanto a nossa. O que diferencia o clima natalino por lá é na verdade o clima meteorológico mesmo. Neve, neve e mais neve! Dificilmente você verá uma casa sem enfeites, luzes e bonecos de neve. As árvores de Natal são geralmente pinheiros de verdade, se não der pra por dentro de casa eles enfeitam no jardim mesmo. Como no Canadá os corais visitam as casas e passam pelas ruas da cidade. E os presentes também só são abertos no dia 25. 

Itália: Você sabia que é de lá que o famoso Panettone? Quando eu era criança me contaram a seguinte história: "Um moço chamado Tone queria namorar uma moça que eu não me lembro o nome. Para impressionar o futuro sogro ele fez um pão cheio de frutinhas e assim ganhou o coração e o estômago da familia toda. O pão ficou tão famoso na vila que foi batizado de Pão do Tone... Panettone...Entenderam?". A ceia é bem parecida com a de Portugal: bacalhau e vinho.

Finlândia: Gente olha isso: Lá eles frequentam a sauna na véspera e fazem visitas aos cemitério. Achei bem bizarro... mas né?. A ceia é bem parecida com a dos americanos.

Índia: O que diferencia as festas do restante do mundo são as decorações. Eles enfeitam bananeiras e mangueiras. Nos muros e telhados são colocadas lamparinas. 

Japão: Apesar da população cristã ser ainda pequena, o Natal não passa em branco. Tem suhsi, sashimi, mas também tem peru e frutinhas secas como todo o mundo. 

Rússia: Se você pensa que eles comemoram em dezembro, está enganado. O Natal por lá é em 7 de Janeiro com mel, frutas e grão. A carne á abolida da refeição nesse dia. 

África do Sul: Eles também comemoram na época mais quente do ano. A comilança fica sob a influência dos ingleses, sem deixar de fora o peru (GENTE?) e as frutinhas secas. A ceia na maioria das casas é servida do lado de fora devido ao calor intenso. 

México: Por lá eles começam as comemorações no dia 16 de dezembro. As "posadas" são festas que contam a história de Maria e José e vão até o dia 24. Eles promovem a "piñata", uma brincadeira para as crianças, na qual um pote de barro recheado de guloseimas é pendurado e as crianças batem até que ele caia e a folia começa. Sim, tem peru e tequila na ceia.


Acho que deu para ter uma ideia de como é o Natal pelo mundo afora, né? Aproveita que a família está reunida e mostra esse post pra todo mundo, que hoje o blog está para a família Brasileira! rs. Feliz Natal para todos vocês, que hoje e amanhã sejam dias abençoados, de muita paz, harmonia e felicidade. Muitos presentes e muito peru na mesa. Bêajs.

Postar um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.