Iatan G: O Maravilhoso Agora


De vez em quando eu sinto uma coisa incrivelmente estranha chamo de "feeling para livros". Na minha cabeça funciona bem como um amor à primeira vista, daqueles que eu olho, não resisto, e preciso carregar pra minha vida. Sinceramente, amo quando tenho esse feeling, pelo simples motivo de que ele já me rendeu ótimas leituras, como "O Oceano no Fim do Caminho", do Neil Gaiman, e "Mastigando Humanos", do Santiago Nazarian.
Na última semana tive mais um feeling, e acabei comprando "O Maravilhoso Agora". Primeiro por conta do preço, que estava muito bom, e segundo por eu saber que a atriz Shailene Woodley tinha um papel importante nesse filme. Para quem não sabe, Shailene é intérprete de Hazel Grace e Tris Prior, respectivamente de "A Culpa é das Estrelas" e da franquia "Divergente".
O livro narra um acontecimento na vida de Sutter, um adolescente no último ano do colegial, filho de pais divorciados, que não se importa muito em fazer planos, mas sim em aproveitar ao máximo o seu agora. Mesmo com seu vício em alcool, Sutter não deixa de ser um bom adolescente, e se preocupa bastante com o bem-estar alheio. Sua vida passa por uma breve reviravolta quando sua namorada termina tudo com ele. Sutter, tentando afogar suas mágoas, bebe mais do que devia, e acaba sendo acordado no dia seguinte por Aimee, deitado em um gramado desconhecido. O relacionamento de ambos se torna inevitável quando Sutter percebe o quão introvertida Aimee é, e como ela tem dificuldades de impor suas vontades, inclusive as que dizem respeito à seu próprio futuro. Os acontecimentos são narrados pelo protagonista, e o personagem é dotado de um humor tão gostoso que as trezentas páginas do livro correm, levando o leitor em direção a um final que para muitos será inesperado.
Minha leitura foi o mais despretensiosa possível, não tinha altas expectativas, mas aos poucos fui me surpreendendo com a personalidade de Sutter, seus pensamentos e reações em relação a tudo que ocorre ao seu redor. Devorei o livro com uma intensidade que eu não esperava, reagindo a cada página de uma forma que não costumo reagir com qualquer livro.
O filme conseguiu transmitir muita coisa do livro, e em vários pontos até superar a escrita de Tim Tharp. Não é toda adaptação que agrada, mas gente, esse filme é maravilhoso. Indico pra todo mundo!

2 comentários

  1. Gosto absurdos desse filme, nunca li o livro, mas qualquer dia vou ver se encontro por aqui!

    ResponderExcluir

Instagram

PhD?. Theme by STS.