Soraia: Questão de pele

Ora, convenhamos, não são apenas os quilinhos a mais que nos incomodam no pós-férias. Tudo fica um estrago após este período. Com a pele, isso não poderia ser diferentes. Calma, para tudo existe um jeitinho, desde a dica mais barata até a mais cara. Assim, aqui vão mais alguns toques para recuperar aquela pele de pêssego que possuía antes das festas. 
A primeira dica para hidratar a pele e que não custa quase nada: banhos frios. Use e abuse das baixas temperaturas na hora do banho. A pele já está bastante ressecada por conta do sol em excesso e banhos em alta temperatura apenas agravam esta situação. Portanto, esfrie sua pele! Ainda com relação ao banho, opte por sabonetes com hidratantes ou mesmo glicerinados, pois eles ajudam a pele a se recuperar mais rapidamente. Também utilize esponjas e buchas, naturais ou artificiais. Elas promovem a remoção das células mortas e estimulam o surgimento das células novas.

Caso queira uma remoção um pouco mais profunda dessas células, recorra à esfoliação. Munidos de substâncias abrasivas, esses esfoliantes ajudam a renovar de maneira mais eficiente a pele e criam o caminho ideal para que haja uma boa hidratação da pele. Justamente por ser algo um pouco mais invasivo do que uma simples passada de bucha, recomenda-se que a esfoliação aconteça no máximo uma ou duas vezes por semana. 

Se você tem tempo e dinheiro, algumas marcas que recomendo de esfoliantes são L’Occitane, Vichy, Forever Living, L’Oreal, Clean & Clear, Kiehl’s, Mahogany, Nivea e Vita Derm. Agora, se você só tem tempo, separei algumas receitinhas caseiras de esfoliantes para o corpo e para o rosto:
Para o corpo, a receitinha é bem simples: Em um recipiente coloque uma colher de sopa de açúcar, uma colher de sopa de fubá, duas colheres de sopa de óleo vegetal (amêndoas, camomila, abacate etc.) ou azeite, e uma colher de chá de sabão líquido. 
Como o rosto é uma área mais delicada, seguem mais duas receitinhas. A primeira é mais indicada para quem tem a pele um pouco oleosa. Em uma vasilha, coloque duas colheres de chá de açúcar, uma colher de chá de sumo de limão e uma gota de óleo vegetal ou azeite. Já para peles normais ou secas, misture uma colher de chá de açúcar, uma colher de chá de sal, três colheres de chá de óleo vegetal ou azeite, e três gotas de sabonete líquido. Recomendo aplicar esse esfoliante caseiro na hora do banho e enxaguar bem depois. 
Alguns dos ingredientes podem ser nocivos à nossa pele conforme a nossa exposição ao sol, ainda que esta seja mínima, como é o caso do limão. Portanto, cuidado! E lembrem-se da dica da água o mais fria possível, dada logo no começo do texto, hein?! Uma boa esfoliação deve vir acompanhada de uma boa hidratação. Entre os hidratantes que recomendo estão John John, Natura, O Boticário, L’Occitane, Darrow e Biotherm. 
Claro que também temos aqui uma receitinha para uma hidratação caseira do corpo: coloque em um recipiente ou em um borrifador água destilada e gotas de óleo de camomila ou amêndoas. Aplique no corpo após o banho e no decorrer do dia. A pele ficará hidratada e bastante perfumada.
Para o rosto, o hidratante vai depender do seu tipo de pele. Diversas marcas entre as já citadas oferecem produtos maravilhosos para cada pele: seca, mista ou oleosa. No entanto, um toque que deixo é prestar atenção aos hidratantes e cremes à base de vitamina C. Eles são excelentes, principalmente nesta época do ano. Isso porque a vitamina C ajuda a combater os radicais livres e contribui para retardar o envelhecimento da pele. 
Semana que vem, darei mais dicas para se recuperar desse período pós-festas. Até lá!


Postar um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.