Gita: Ideias que Vão Mudar o Mundo [ Escala das Proibições]



Em menos de um século, o mundo entrou numa espiral de proibições, da maconha à gordura trans. É assim que a revista Galileu contabiliza o que possa ser, entre tantas, uma ideia do que irá mudar o mundo. Trata-se da escala das proibições.
A definição é muito vaga, talvez porque seja mais uma tendência de circunstâncias, mas pensando mais sobre o assunto, quase todos os significados da palavra proibição está vinculada com tabu. E no sentido literal, qualquer resistência ao tempo e aos costumes da evolução humana, será denotado como compulsão à repetição para que não se percam ou se libertem...

Escalas de Proibições - Revista Galileu
Parece de praxe entender o que é proibição, mas por exemplo, as duas primeiras intervenções de proibição desta escala, em 1961 e 1971, fazem parte de duas convenções da ONU, a primeira, trata-se da Convenção Única da ONU (1961): Onde foi acordado eliminar progressivamente o ópio em um lapso de 15 anos, e a coca e a maconha em 25 anos, com leis e ativismo para controle. A segunda, foi a Convenção de Substâncias Psicotrópicas (1971), desenvolvida em resposta à diversificação no uso das drogas, introduziu controles sobre o uso de mais de cem drogas psicotrópicas como anfetaminas, LSD, êxtase, etc.

Porém 40 anos depois, é taxativo o aumento do consumo, inclusive beneficiando o crime organizado, com direito à efeitos secundários negativos: massa de encarcerados, centenas de milhares de homicídios, corrupção institucionalizada, obstáculo ao desenvolvimento social e econômico, HIV/AIDS, violações de direitos humanos... Ou seja, este histórico é um dos exemplos dessa escala de proibições.

A questão aqui é entender, porque essa escala de proibições faz parte de um grande processo que vai mudar o mundo. Lembrando que essas proibições vão se tornando mais complexas à medida que crescemos, em termo de sociedade... Freud insistia em dizer que toda proibição é a base do transtorno neurótico. Ou seja, proibições dirigem-se principalmente contra a liberdade de prazer e contra a liberdade de movimento e comunicação, e essa concepção com certeza vai contra essa ideia de Escala.

"A transgressão é uma ação, como afirmação do instinto, que conseguiu romper a barreira da impossibilidade, ficando o indivíduo exposto às consequências." - Palavras do Psicanalista João Alberto Fernandes, que uso para justificar a ideia de descontrole e talvez a ideia da revista em colocar na cabeça da humanidade, um ponto de vista com argumentos que tem denominador em comum: proteger o fraco contra o forte, e permitir uma vida social, saudável e mais tranquila.

E você? Concorda com essa especulação? Se te falta informação, fica a dica de leitura, Para conhecer melhor os tabu e as proibições - Patrick Banon. E se você conhece mais ideias que possam mudar ou melhorar o mundo, diga aí que a gente corre atrás de mostrar aqui!É só deixar a sua dica e a opinião!

Postar um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.