Sara Richena: Hidratação, Nutrição e Reconstrução


Amiga, seu cabelo está em estado de calamidade pública? São tantos processos químicos - alisamentos "definitivos", relaxamentos, escovas de todos os tipos, permanentes, colorações e descolorações - que nenhum cabelo, por mais "bom" que seja vá aguentar por muito tempo. Com todos esses processos ele vai perdendo os nutrientes responsáveis pela sua saúde capilar, mas não são apenas procedimentos químicos que detonam os fios, o sol, o cloro das piscinas, o mar e entre outros fatores naturais desse mundo em que vivemos. Falta de brilho, pontas duplas, ressecamento, quebra, queda e os fios com aspecto elástico são os maiores dramas e vilões dos nosso cabelos e dos nossos bolsos, não é mesmo? Porque para tratar tudo isso em um salão a conta fica bem alta, já que não é em um mês ou muito menos indo a cada quinze dias que todos esses problemas são resolvidos. 

Mas saiba que nem tudo está perdido e que é possível cuidar e tratar das madeixas em casa com os três passos: hidratação, nutrição e reconstrução. Você vai precisar de muita dedicação, força de vontade e  paciência, pois não será do dia pra noite que os seus cabelos irão entrar nos eixos. Mas aí você pode me questionar o fator dinheiro, já que vai precisar investir em cremes, óleos e afins, não é? E lhe respondo que o dinheiro que vai gastar comprando essas coisas pode até sair um pouco mais do que pagaria no salão, mas pense, em um tratamento apenas, já comprando os produtos e tratando em casa, poderá usá-los quantas vezes quiser, portanto sairá mais barato que uma única ida ao salão. Mas chega de papo furado e vamos falar sobre os três passos para o milagre.

Hidratação: Quando falamos em hidratação, o que nos vem a cabeça na maioria das vezes é água, certo? É exatamente disso que o seu cabelo precisa, de água, de estar hidratado. Um fio com a sua quantidade necessária de água é um fio com vida e consequentemente com mais vida e mais facilidade para a realização das outras etapas. 

Componentes de hidratação: Glicerina Vegetal ou Glicerina, Bepantol, Extrato de Plantas Botânico, Proteína Elastina e Colágeno, Panthenol, Aloe Vera, Silicones "Sim os Silicones são componentes, modificados quimicamente, utilizados para reter a hidratação nos fios" Vitaminas, Álcool modificados, Sacarose ou Derivados do Açúcar, Proteína de aveia, Proteína de arroz, Proteína da Seda, Proteína Hidrolizada da Soja, Proteína Hidrolizada do Milho.

Nutrição: Toda a reposição de água que você fez na primeira etapa será mantida na nutrição, pois com o calor do sol ou de secadores e chapinhas essa hidratação tende a ir embora, portanto é na etapa da nutrição que você irá manter tudo o que fez. Com a reposição lipídica, a base de óleos, para segurar a hidro do seus fios e dar brilho.

Componentes de nutrição: Manteiga de Karité, Manteiga de Cacau, Manteiga de Cupuaçu, Manteiga de Abacate, Manteiga de Macadâmia, Manteiga de Tutano, Manteiga de Murumuru, Manteiga de Argan, Óleo de Coco, Óleo de Oliva, Óleo de Abacate, Óleo de Tutano, Óleo de Karité, Óleo de Argan., Ceramidas.

Reconstrução: A última etapa, porém a que requer mais atenção e cuidados. Se a queratina, que o fator principal desta, for usado em grande quantidade em um cabelo quimicamente tratado pode oferecer um resultado inverso ao esperado. No começo tudo serão flores, mas com o tempo os fios irão danificar e você perderá todos os cuidados que teve. Reposição de proteínas, com produtos que vão dar forças aos seus fios, é o que consiste esta etapa.

Componentes de reconstrução: Queratina, aminoácidos como lisina, arginina, cisteína, creatina, serina, sericina, colágeno.

Como se organizar para realizar as três etapas corretamente?

Primeiro você precisa descobrir do que o seus cabelos mais precisam, quais são seus danos e de qual etapa ele precisará mais. Mas lembre-se: a ordem hidratação, nutrição e reconstrução deve ser respeitada. Normalmente são feitas três lavagens por semana, nas outras vezes pode deixar seus cabelos descansarem e fazer a lavagem normal. Lembrando que: quanto mais o cabelo estiver hidratado, mais ele irá reter os outros produtos, portanto se joga na hidro.

Espero ter conseguido passar o que sei de forma clara, mas qualquer dúvida é só deixar nos comentários.


Um comentário

  1. Post bem esclarecedor, muito bom, sem nhen nhem nehm como alguns por ae rsrs

    ResponderExcluir

Instagram

PhD?. Theme by STS.