Sara Richena: Os livros sobre moda que devemos amar

Assim como um bom livro, o mundo da moda pode ser fascinante. Para quem é amante das duas modalidades, chegou a hora de unir o útil ao agradável e conhecer os livros mais amados do universo fashion.


Nota da blogueira: em Breve História da Moda, a autora relata este universo desde o século 16 até os dias atuais. Trata de suas principais reviravoltas mundiais, como o "new look" e a revolução da minissaia.

Sinopse: Alexandre Herchcovitch, Lino Villaventura, Jean-Paul Gaultier, Christian Dior... Esses nomes estão em todos os lugares, são por eles e por outros que, todo o mundo fica sabendo o que é considerado moda. Mas, o que se vê na passarela é o mesmo o que se vê nas ruas? O que é o mundo fashion? Qual é o papel da moda no nosso cotidiano? Em 'Breve história da moda', escrito por Denise Pollini, são explicados aspectos da moda ainda não conhecidos pela maioria das pessoas. Muitas curiosidades, estilistas, vestimentas típicas de cada época, o papel da mulher na moda e outros assuntos são explicitados neste livro de forma objetiva. Denise Pollini retorna ao século XIV para evidenciar os motivos que geraram a importância da moda na vida das pessoas. Sabe-se hoje que moda não é somente uma roupa ou um acessório de determinada marca. Ela se tornou um código social. Além disso, vestir-se implica numa forma específica de apresentação pessoal, da auto-estima, da provocação que alguém quer causar, da ousadia em ser visto. Moda é para os outros e para si. A partir deste livro, se torna possível compreender e refletir sobre o mundo fashion que inundou o cotidiano de todas as pessoas. Na São Paulo Fashion Week e até na cor do uniforme da escola, a moda está em todos os lugares. Exuberante ou básica, a moda é um fenômeno e faz com que todos dêem uma última olhada no espelho antes de sair de casa


Nota da blogueira: A principal proposta do livro é responder à pergunta milenar que todos os amantes do mundo fashion fazem: “o que é que a parisiense tem?”. Um guia de estilo com fotografias de moda, no qual a modelo é sua filha, e os desenhos são assinados pela própria autora. Também há endereços secretos de Paris: hotéis, restaurantes, spas, lugares fora do circuito turístico convencional. Confesso que fiquei louca pra ler desde quando a Tuka postou a foto do exemplar que havia ganhado.

Sinopse: Quais são os segredos do bom gosto parisiense? Ines de la Fressange – ícone da elegância na França – conta o que aprendeu sobre estilo e beleza durante décadas de experiência na indústria da moda. Ela dá conselhos de como se vestir com o encanto das parisienses e sugere um guarda-roupa a partir de apenas sete itens básicos e bons acessórios, que garantem produções práticas e elegantes. Suas fontes preferidas para verdadeiros achados e soluções de vestuário, beleza e decoração – disponíveis on-line e em Paris – são acompanhadas por fotografias de moda, nas quais a modelo é sua filha, e por desenhos assinados pela própria Ines. Esse guia inclui endereços da Paris secreta da autora: hotéis, restaurantes, spas, lugares fora do circuito turístico oficial e uma seção feita sob medida para a diversão das crianças. Escrito com humor e verve, em colaboração com a jornalista de moda da Elle, Sophie Gachet, A Parisiense é o roteiro fundamental para conhecer os endereços mais charmosos da capital francesa.


Nota da blogueira: Dizem ser "a bíblia" para todo e qualquer amante e estudante da moda.

Sinopse: Esta obra apresenta um retrato construído da vida de Coco Chanel, mostrando um olhar diferente sobre como ela se transformou em uma considerada ‘alma da moda’.


Nota da blogueira: Produtora, apresentadora, escritora e muito bem entendida sobre moda. Precisa de mais nada né?

Sinopse: Ao reunir diversos de seus artigos e reportagens ao longo das duas últimas décadas, Lílian Pacce, jornalista e referência na área de moda no Brasil, traz à tona momentos marcantes da moda no país e no mundo, de um ponto de vista crítico e único, em flashes que contam um pouco da história dessa arte. A autora revela não somente os bastidores das grandes criações no exterior como também o perfil de modelos de projeção internacional, além de apresentar uma análise do trabalho e da personalidade de importantes estilistas. Direcionado para estudantes, profissionais e amantes da moda, além de interessados nas áreas de design, comunicação e artes, este livro é um retrato de duas décadas em que o Brasil cresceu e amadureceu no universo da moda.


Nota da blogueira: Nina Garcia é jurada do reality Project Runway e editora de moda da Marie Claire norte-americana. O livro é um manual com itens indispensáveis para um visual elegante e com peças que nunca saem de moda. Já quero.

Sinopse: Um livro obrigatório para todas as mulheres que desejam estar sempre bem-vestidas, As 100 + traz as peças indispensáveis a qualquer guarda-roupa feminino. Nina Garcia, editora de moda da Marie Claire norte-americana e jurada do programa de TV Project Runway, apresenta às leitoras, em uma lista que vai de pantufas a salto alto passando por casacos de pele, jeans e colar de pérolas, os itens básicos para um visual impecável e elegante. Ilustrado por Ruben Toledo, esta obra mostra as peças que sobrevivem às estações e às tendências e nunca saem de moda.


Nota da blogueira: Quem nunca repetiu o bordão "Alô, Chics!" que atire a primeira pedra. É quase como os bordões chicletes da Narcisa. O que gosto na Gloria é que mesmo sempre batendo na tecla da etiqueta, ela consegue transparecer ser uma mulher como outra qualquer, que em momentos da vida deixa o chic de lado e se joga entre o certo/errado.

Sinopse: "Alô, Chics!" traduz os códigos de etiqueta e comportamento para a vida real, pois tem como ponto de partida as dúvidas enviadas todos os dias à autora por internautas do site Chic, ouvintes da RádioEldorado de São Paulo, e telespectadores do programa Fantástico, da Rede Globo. Comentários francos, às vezes verdadeiros puxões de orelha. Mas sempre com estilo e delicadeza.

Quando comecei a pesquisa acabei fazendo uma lista enorme, mas que em um único post ficaria tudo muito cansativo. Hoje resolvi listar apenas seis, mas o próximo post com mais livros sobre moda e beleza já está sendo preparado. Aguardem, meninas e meninos. Beijos, chics!

Um comentário

  1. Eu tô adorando 'A Parisiense'! E são dicas tão simples e sofisticadas, que é impossível não querer (e tentar) seguir! Recomendo!
    Ahhh, senti falta do livro Ui!, da Regina Guerreiro, lançado no ano passado na Preview Da Renner! Ele conta a história da moda em diversas décadas auges e marcantes.

    ResponderExcluir

Instagram

PhD?. Theme by STS.