Iatan GM: Vanguart e Selvagens à Procura de Lei


Nesse fim de semana aconteceu aqui o maior Festival Independente de Artes Integradas do Ceará, o Ponto.CE. Essa foi a sétima edição, e mais uma vez veio trazendo a música, a dança e o audiovisual para sua programação. No sábado fui ver o show da banda Vanguart, e além da satisfação de ver uma banda admirada vinda lá do Mato Grosso, tive o prazer de conhecer meus conterrâneos da banda Selvagens à Procura de Lei, que estavam esse tempo todo bem debaixo do meu nariz e eu não vi.
Hoje vou fazer uma pequena apresentação das duas bandas pra vocês, esse é mais um daqueles conselhos que devem ser ouvidos. Literalmente.


Pode se dizer que originalmente a Vanguart nasceu em 2002, e a princípio era um trabalho solo do Helio Flanders, ele tocava violão, teclado e cantava. Algum tempo depois a Vanguart já era uma banda, composta por Helio (vocal e violão) David Dafré (guitarra), Reginaldo Lincoln (baixo), Luiz Lazzaroto (teclado) e Douglas Godoy (bateria).
Em 2005, a banda começou a participar de festivais independentes, o que fizeram com que seu som chegasse a outras pessoas. Em 2006 foi lançado o single "Semáforo", que fez muito sucesso na cena da música independente brasileira, e impulsionou carreira da banda.

Confiram o vídeo de semáforo abaixo:



De 2002 pra cá a banda lançou vários discos, o "Boa Parte de Mim Vai Embora", é o mais recente. No ano passado a Vanguart conquistou o prêmio de melhor banda no VMB 2012, um título bem merecido. Abaixo vocês podem conferir os clipes de “Mi Vida Eres Tu” e “Nessa Cidade”, singles retirados do CD “Boa Parte de Mim Vai Embora”.





Selvagens a Procura de Lei é o nome dessa banda nativa da minha terrinha. Conheci o som dos caras há pouco, e acho que vocês merecem conhecer.
A banda surgiu em meados de 2010 trazendo pra terra do forró um rock de qualidade com o lançamento de dois EP’s: “Talvez Eu Seja Mesmo Calado, Mas Eu Sei Exatamente o Que Eu Quero”; e logo depois “Suas Mentiras Modernas”. Posteriormente, em 2011, o CD “Apendendo a Mentir” foi lançado.
Músicas como “Mucambo Cafundó”, “Doce/Amargo” e “Mais um Palhaço no Seu Carnaval” agitam os rockeiros cearenses com letras e batidas contagiantes.



Enganam-se os que acham que a banda está limitada ao nordeste. Em 2011 a Selvagens abriu os shows do “Palco Indie” do Festival Planeta Terra e, segundo a revista Rolling Stones brasileira, fez show competente. No ano passado os garotos ainda concorreram na categoria “Aposta” do VMB, não levaram o prêmio pra casa, mas carregam si o reconhecimento da indicação à premiação.
O rock nordestino está bem representado. No player abaixo, disponibilizado no site oficial da banda, vocês podem ouvir o CD da completo!




Gostaram das dicas? Se quiserem mais informações busquem nos sites oficiais da banda, o www.vanguart.com.br e o www.sapdl.com.



2 comentários

  1. Vanguart eu já conhecia e gosto muito, agora vou procurar conhecer essa outra :)

    ResponderExcluir

Instagram

PhD?. Theme by STS.