Tatte: mente sã, corpo são

Ultimamente, com essa coisa de vida corrida e tudo mais, uma ruguinha de preocupação começou a surgir. Eis que fiz uma massagem facial daquelas que se mexe a boca e estica todos os músculos do rosto, o que me deu a ideia de dividir este assunto com vocês: o que o stress pode acarretar em nossa beleza.

Quando a correria do dia a dia e o stress que isso gera começam a ser extremos, devemos ativar o alerta vermelho com os maus que isso pode acarretar para outros aspectos da nossa vida, incluindo a nossa beleza tão buscada com tratamentos estéticos, cuidados diários e investimentos muitas vezes altíssimos. Imagina tudo isso ser prejudicado por conta do nervoso que passamos no trabalho, nos estudos ou até em casa mesmo? 

Na hora do nervoso nem precisa arrancar os cabelos

Aos estressadinhos de plantão, fica a informação de que, em muitas situações o stress provoca queda excessiva de cabelos. A queda de 50 fios de cabelos diariamente é comum, mas a queda exagerada dos fios é uma forma do seu organismo sinalizar que algo não está bem. Além disso o excesso de oleosidade no couro cabeludo pode ser um indicador de stress também.


Sua pele vai sofrer, pense nisso...

Os períodos de nervoso e stress provocam alterações no corpo, principalmente hormonais. E devido a essa mudança sua pele pode ficar mais propensa ao surgimento prematuro de rugas, manchas, acnes e várias outras doenças de pele. O mal de viver sempre sob tensão também influência o aumento de oleosidade da pele, grande vilão para o surgimento dos males que falamos.


Vai uma mãozinha ai?!

Algumas pessoas têm naturalmente as unhas mais frágeis, porém, para quem não tem esse problema e começa a senti-las menos saudáveis e frágeis, pode ser um grande sinal de algum distúrbio hormonal.

O melhor a se fazer é buscar se livrar do stress para o bem geral da sua beleza o que já te levará ao bem estar, não é verdade?! A boa noticia é que existem várias formas de eliminar o stress da sua vida, mas antes de começar qualquer processo o primeiro passo é reconhecer que você sofre com este problema e que isso afeta vários aspetos da sua vida, tomando este primeiro passo, a medida fica mais fácil de ser tomada.

A primeira dica é a mais antiga de todas e mesmo assim funciona sempre... Durma bem! Uma noite de sono tranquila é fundamental para o seu bem-estar e para a sua saúde. Se tem problemas em dormir ou sofre de insônia, pode tentar o seguinte: tente tornar o seu quarto mais confortável, coma algo leve e beba alguma coisa antes de se deitar.

Outro pitaco bem útil é a prática de exercícios físicos, mas de forma regular, porque ao fazer alguma atividade, de preferência uma que goste, ajuda a liberar energia, além de manter a forma física e claro contribui para a sua saúde. Portanto mexa-se, faça uma caminhada, ande de bike ou entre na academia.

Como já ouvi muitas vezes, "Você é aquilo que come...". Siga uma alimentação equilibrada e saudável. O cuidado com sua alimentação é muito importante e deve conter vitaminas e minerais, que são encontrados em legumes, frutas, peixe e carne de preferência magra. Outra tecla que sempre é batida é com a atenção aos intervalos entre as refeições: não fique muitas horas sem se alimentar; o ideal é comer de três em três horas, no máximo quatro,  em pequenas e saudáveis porções, e claro beba muita água.

Uma forma de evitar sustos desnecessários e nervoso é organizar sua tarefas, pois se você souber com antecedência o que precisa fazer conseguirá ter mais facilidade para organizar seu tempo, sem tanta pressão e ansiedade. Que tal aderir a uma agenda?! Ela pode ser sua aliada na tarefa. Outra master dica é saber estabelecer as prioridades e aceitar que nem sempre conseguimos fazer tudo o que queremos.

Viva mais! Aproveite o seu tempo livre para fazer as coisas que gosta, mas sempre está sem tempo para praticar. Basta planejar as atividades que te atraiam, bons exemplos são os encontro com amigos, brincar com os seus filhos, combinar um programa romântico com a sua cara metade e até quem sabe tirar um tempinho só para você se curtir e se cuidar. O barato é fazer o que mais gosta, seja qual for a escolha, faça com vontade e libere todo o stress que não queria te deixar.


Faça da sua casa um refugio...

Se durante o seu dia seja no trabalho ou estudando você tem que enfrentar vários problemas e se sente muito pressionada, quando chegar em sua casa relaxe e tente se descontrair, faça o máximo para se desprender dos problemas que ficaram lá na empresa ou no colégio. Faça dela o seu refugio, o seu ponto de equilíbrio, o local onde você se sente calmo, protegido, seguro e principalmente feliz. Use e abuse das músicas, roupas confortáveis, deixe a temperatura agradável e corra para o aconchego que só o seu lar doce lar pode te proporcionar.


Se tiver que pedir peça - Help

Se precisar de ajuda para conseguir relaxar, não tenha vergonha, medo ou receio. Quem te ama de verdade terá o maior prazer em te ajudar a ser feliz, seja o seu amor, sua mãe, pai irmãos, prima ou qualquer pessoa próxima a você. Não é proibido externar o que sente e pedir socorro, seja para colocar as dicas acima em prática ou simples e puramente para desabafar. Afinal, colocar para fora o que nos tortura é um peso que sai das nossa costas. Faça isso e deixa a alegria preencher esse lugar.

A dica maior tirada de toda essa reflexão é a de que se amar é sinônimo de se cuidar. Então, cuide de sua beleza, da sua mente, do seu ser por um todo e com isso seja feliz de fato!!!





Postar um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.