Sara Richena: Cutículas, devo tirar?

A minha resposta é curta e grossa: NÃO. 


E você quer saber o porque? A cutícula tem uma importante função, a de proteger a unha da entrada de microrganismos e produtos químicos, se você retirá-la totalmente, pode acabar causando infecções e até distrofias -distorção no formato da unha. E você sabia que na Europa e nos Estados Unidos, as mulheres da alta sociedade se recusam a tirar a cutícula das unhas? Inès de la Fressange, musa da Chanel nos anos 80 e ícone de estilo e beleza na França, é apenas um destes muitos exemplos. E na pior das hipóteses, indo em manicures e compartilhando dos mesmos objetos sem serem bem esterilizados você corre o risco de contrair hepatite B - C, mas saiba que mesmo que tudo seja devidamente esterilizado o aconselhável é cada uma levar o seu kit particular toda vez que for visitar a manicure, evitando assim a contaminação. 

Mas e como manter as unhas bonitas sem tirar a cutícula? 

O segredo é empurrar, hidratar, esfoliar e hidratar mais um pouco. Parei de tirar quando comecei a perceber que talvez eu tenha algum tipo de alergia, digo 'talvez' porque nunca fui atrás para saber e nem sei se isso existe, mas toda vez que tirava a cutícula por completo no outro dia meus dedos estavam inflamadinhos e com algumas pelinhas em volta. Resolvi saber um pouco mais sobre o assunto e descobri o quanto é ruim cutucar tanto a unha com o alicate e resolvi parar. No começo foi um pouco difícil, pois estava acostumada a tirar sempre, e no começo a gente estranha mesmo, porque a unha acaba não ficado com "cara de manicure", mas se cuidar bem e ter um pouco de paciência, dá pra ter um bom resultado sem tirá-las. 


Vou detalhar o que eu faço pra manter as minhas cutículas sempre em ordem e estar com as unhas lindas:

Sabe aquele palitinho, que geralmente é de madeira, e de um lado é pontudo e do outro é achatadinho? Então, você amolece a cutícula, seja com algum produto especifico ou com água morna mesmo (pode ser no banho) e depois que estiver bem molinha empurre com o lado achatado do palito. 

Você pode encontrar algumas escovinhas próprias para unhas super baratinhas, e que você acha em qualquer loja de cosmético e passe sem dó... mas com cuidado, é claro. Passe em todas as suas unhas, retirando assim as pelinhas que estiverem mais ressecadas e fora do lugar. 

O mais importante é hidratar. Você pode até não repetir todos os dias o ritual citado a cima, mas jamais passe um dia sem hidratar a sua cutícula, pois é isso que vai manter tudo em ordem. O que eu mais indico é a Cera Nutritiva para Unhas e Cutículas, da Granado. Posso dizer que faz milagres, passe de três a cinco vezes ao dia pra ter um resultado sempre melhor.


As vezes acabo esquecendo de levar comigo a cera da granado e uso qualquer creme hidratante que tiver por perto, mesmo não sendo especifico para mãos. Caso aconteça com você, pode usar sem medo de ser feliz o que tiver por perto pois vai ajudar a hidratar da mesma forma. Confesso que as vezes eu tiro um pouco, mas só quando ela está bem grande e tiro só o excesso mesmo, nada por completo. 

Agora que você sabe que não faz bem para a sua saúde tirar as cutículas e que dá muito bem pra viver com elas e estar sempre com as unhas lindas e bem feitas, dá pra pensar um pouco no caso, certo? Empurre, esfolie e hidrate... faça um teste para ver o que acha... garanto que vai deixar esse hábito para trás. 
-
Corra aproveitar o desconto que a loja virtual Animma está dando para as leitoras do blog. Confira esse post, fique por dentro de tudo e boas compras! 


Postar um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.