Soraia: E vejo flores em você

Olá a todos. 
Outro item muito importante dentro de um casamento e que requer cuidados com o tempo hábil é a decoração. Isso acontece porque, além de ser um dos itens mais caros da festa e da cerimônia, tem uma alta demanda e como muitos dos decoradores atendem no máximo duas festas por dia, se você não cuidar logo disso, pode não ficar com o decorador que escolheu ou ter que pagar mais caro por isso.

Para variar, tudo influencia no preço da decoração, tanto para a cerimônia religiosa quanto para a festa. Portanto, aqui vão algumas dicas para você economizar o máximo que puder.

Cerimônia – Se a festa for em uma igreja, templo ou qualquer ambiente religioso, a decoração deve estar de acordo com alguns detalhes. Vou citar alguns deles para vocês verem que nem sempre é possível realizar nossas vontades em um casamento. O primeiro detalhe é o local da cerimônia. Há igrejas que, por exemplo, não permitem floristas para não sujar o caminho até o altar ou determinado tipo de decoração. Outro ponto é que, geralmente, não há apenas um casamento por dia. Assim, as noivas têm que entrar num consenso sobre o tipo de decoração, quem será o decorador e como funcionará o rateio com os custos. Ponderação e bom senso são essenciais para evitar estresse.



Cerimônia e festa no mesmo ambiente – Essa é uma ótima opção para quem quer economizar na decoração, além de proporcionar maior liberdade, já que a escolha dos itens que farão parte da decoração ficará a cargo apenas dos donos da festa. Neste caso, a principal dica é com relação à decoração da cerimônia: opte por um projeto simples e de fácil desmontagem. Isso ajuda na velocidade de recomposição do ambiente e na locomoção dos decoradores entre os convidados. Também preocupe-se com o local onde será montada a nave, já que ela pode influenciar na decoração do salão como um todo e também na hora de tirar as fotografias.

Buffet – a decoração da festa deve estar linda e harmoniosa, mas para isso, além de ouvir as dicas do seu decorador, você deve ficar atenta(o) a certos aspectos. No momento de fechar o buffet, veja que tipo de serviços ele oferece gratuitamente, tais como toalhas para mesas, guardanapos, bem como as mesas e cadeiras para os convidados, e mesa para doces e bolo. Todos eles podem ser locados separadamente, mas se a intenção é economizar, quanto mais deles forem oferecidos pelo buffet, melhor.

Há ainda outros fatores mais gerais que influenciam nos orçamentos dos decoradores. A seleção das flores, por exemplo, é um deles. Atente para as cores que deseja e, mais importante, os tipos de flores. Lembre-se que muitas delas não florescem o ano inteiro e pode acontecer de você selecionar uma que não existirá na época de seu casamento. Assim, pesquise antes de bater o martelo. O número de convidados também afeta o valor da decoração: quanto mais pessoas, mais mesas e mais enfeites serão necessários. Prepare seu bolso, caso a sua festa tenha um porte grande. E, mesmo que você tenha em mente uma festa simples, os decoradores sempre incluirão ou sugerirão enfeites em locais que você nem sabia que eram necessários, como banheiros e escadas. Veja o que realmente deseja e o que, na sua opinião, é essencial. Lembre-se que tudo tem um custo e este é apenas um item entre vários que precisam ser decididos ao longo dos preparativos.

Outro ponto que as pessoas desconhecem é que o local onde será realizado o evento, bem como o local de origem da equipe de decoração contratada, também influenciam nos preços ofertados. Por exemplo, os preços oferecidos no ABC, região metropolitana de São Paulo, são bem mais em conta dos que os vistos em São Paulo. Mas, cuidado: não adianta contratar alguém do ABC para fazer a decoração em São Paulo ou vice-versa esperando economizar com isso, pois não acontecerá. Tente sempre contratar empresas locais para ver (e receber) essa diferença nos orçamentos.

E, mais uma vez, PESQUISE! Tive acesso a orçamentos que variaram desde R$ 4.900 a R$ 17.900. Procure referências e visite os decoradores pessoalmente, veja o que eles oferecem. A maioria não possui páginas na Internet, mas pode muito bem apresentar seus trabalhos de uma outra forma. No mais, boa sorte nos preparativos!




Postar um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.