Iatan GM: Boas Festas!


O que vocês acham do natal? Apenas mais uma das várias celebrações cristãs que comemoramos durante todo o ano? A data mais festiva para o comércio por que é tempo de sair comprando presente pra todo mundo? Pois bem, se acham que tem um pouco dos dois, vocês acertaram. Ou meio que acertaram pelo menos.

A data do Natal, como todos devem saber, é marcada pelo nascimento de Jesus, o filho de Deus com a virgem Maria, a qual o criou com seu marido José. A celebração natalina é comemorada em todos os lares na noite que antecede o dia 25 de dezembro desde... Acredito que desde o nascimento Dele! Mas sabem, uma coisa da qual não podemos discordar é que hoje o natal é uma super comemoração, e em alguns casos superprodução, uma vez que a até a cidade fica cada vez mais linda nessa época do ano. Guirlandas, árvores de natal, luzes piscando, neve de mentirinha e enfeites e mais enfeites são tudo que se vê em todo canto.

E quem nunca ouviu falar no Papai Noel? Embora não tenham acreditado, duvido que vocês não tenham nem ao menos ficado encantados com a história desse bom senhor que distribui presentes para todas as crianças nas noites de natal, entrando pelas chaminés das casas, viajando pelo mundo montado em seu trenó puxado por renas voadoras de narizes vermelhos. E ele ainda mora no pólo norte e constrói todos os seus brinquedos durante o ano em sua fábrica, a mesma que emprega muitos duendes operários. Não é fascinante?! 

Mas histórias a parte, nossos natais são repletos de boas lembranças. Quem não recorda de pelo menos um dos seus natais da infância? Quando somos pequenos poucas coisas são tão mágicas quanto aquela sensação de acordar e desembrulhar, ou comprar, seu presente na manhã de natal. O sacrifício de passar todo o ano tentando ser uma criança comportada finalmente parecia valer à pena.

Vocês que já são mães e pais, dessa vez tentem fazer um pouco diferente. Esse ano, ao invés de colocar presentes embaixo de árvores, ou simplesmente entregar o presente, experimente colocar presentes na cama dos seus filhinhos enquanto eles ainda estiverem dormindo. Quando eles acordarem no dia de natal vai ser uma surpresa e tanto pra eles, e vai se uma felicidade para vocês ver o sorrisinho de satisfação estampado em seus rostinhos.

Sei que o natal não se baseia apenas em ganhar presentes. Mas essa é uma tradição que, convenhamos, está longe de ser mudada.

Não existe razão para duvidar de que o tal do “espírito natalino” existe. Podemos sentir isso dentro de nós; é como se um jato de humildade, caridade, amizade, e um monte de outras “ades” banhasse em cheio a todo o mundo nessa época. Podemos ver claramente nos olhos alheios que isso não acontece só com a gente. É no final de dezembro que, mais do que em qualquer outro momento, nos dá vontade de estar próximo daqueles com quem nos importamos. É quando nos dá vontade de abraçar cada amigo conquistado e conquistarmos, todos juntos, algo equivalente a paz mundial.

Natal é tempo de amar quem nos ama.

Deixo aqui meus votos de alegria para todas as leitoras e leitores. Desejo que o natal de vocês seja repleto de felicidade e que estejam na companhia de quem gosta, pois acredito que esse seja um dos principais motivos desta data: unir aqueles que passam o ano próximo uns dos outros, mas ainda assim ficam distante.

E sabe qual é um dos meus pedidos? Que todos tentem ao máximo carregar consigo boa parte desse tal “espírito natalino” sempre. O mundo precisa de um pouco mais disso. De pessoas carregadas de bons sentimentos.

Feliz natal! Muito champanhe e panetone pra vocês!

Iatan GM

Postar um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.