Eles estão de volta...

A moda é composta não só pela criatividade, mas também pela repaginada no que já foi tendência. Entra estação, sai estação e o relançamentos antigos voltam pro nosso armário, com um Q de atual. Separei algumas delas pra que você decida se vai se jogar, ou se vai passar longe do babado. E caso já tenha se jogado (seja naquela época ou atualmente), conte pra gente, tá?

O batom vermelho


O rouge caiu como uma luva nas boconas da mulherada nos anos 50. Aliás, que época inesquecível pra moda, né? Mas sabia que beeem antes, lá na época de Cleópatra, a rainha já fazia a egípcia, pigmentando umas melecas com besouro esmagado pra avermelhar os lábios?
A composição atual foi inventada na França no século passado. E adivinhem a primeira cor a ser fabricada? Exatamente ele! Mas as mulheres só perderam a vergonha e adotaram o batom rouge no final da Segunda Guerra Mundial.
Pois é minha querida phdete... e de uns 3 anos pra cá, a aposta do vermelho sangue com delineador é tiro e queda para arrasar. Quem aqui não adora um makeup retrô? Eu já garanti o meu...
E não é só de um tom que estamos falando aqui, hein? Há um arco íris de vermelhos pra você adotar e virar diva.


O corte channel


Há mais ou menos 100 anos, uma jovem senhora estilosa estilista conseguiu tacar fogo em seus cabelos, isso antes de ir à um compromisso. Ela era tão bambambam que ditou moda não só no que desenhava (e costurava), como também com um acidente capilar. Eis a história de Coco Channel.
Alguns anos depois, as mocinhas mais audaciosas adotaram o estilo simétrico com franjas para 'causarem na balada' (lê-se sociedade). Desde o ano passado podemos encontrar diversas mulheres lindas e cheias de atitudes com o tal visual.
Eu mesma já tive o cabelitcho assim, no ano passado:


Apesar das diversas variações que o corte ganhou, você tem que ter muito culhão pra deixar seu cabelo assim, viu? Porque se não ficar legal, paciência pra deixar crescer novamente será preciso...


Sapato Oxford


O Oxford surgiu na universidade do mesmo nome do modelo do sapato, e foi sensação entre os estudantes na época dos nossos pais. As mocinhas usavam o modelo com salto, e os mocinhos obviante os baixos. Hoje as meninas tomaram conta dos altos e dos baixos. E assim a mulherada dominará o mundo...


Liberty


Nos anos 70, as mulheres que adotaram o estilo hippie adoravam a estampa Liberty, isso porque elas combinavam com tudo: botas, tênis, camisa, lenço, jeans, e mais uma infinidade de opções. Os homens também tinham suas camisas com a mesma estampa, e hoje, as minúsculas florzinhas fazem parte do guarda-roupas das moderninhas e  românticas, seja nos vestidos, blazers, bolsas ou sapatos.

Optei pela combinação do couro sintético e tchanãaan!


Da boca de sino à flare


Nos anos 70 a calça boca de sino foi o frisson nas pistas de dança (vai me dizer que seu pai não tem uma foto com bigodão e uma dessas?). Já nos anos 90 ela voltou com a barra um pouco mais tímida, combinando com a terrível plataforma (quem nunca...?).
O verão 2012 já está todo se arrastandinho para a calça flare, a nova boca de sino, mas com um corte mais justo e menos largo.


Da calça pescador para a midi


Lembra da calça pescados, batizada carinhosamente pelos garotos nos anos 90 de calça pula brejo? Então... ela fez parte de uma longa era, desde os anos 50 até os 70... respirando nos anos 80, voltando nos anos 90/2000 e hoje, batizada como calça midi, estará em todas as vitrines para a moda verão 2012.


Cropped


Os anos 80 foi realmente assustador. Era tanta informação que até cansava as vistas, não é? Era muita cor, muito brilho, muito volume de cabelo... muito muito muito. O cropped é uma herança dessa época, e nada mais é que a combinação cintura alta com camiseta curta. Obviamente, se não tomar cuidado pra adotar esse visual (que está voltando timidamente entre cantoras como Rihanna e Katy Perry), o moderno pode virar vulgar.


Óculos de armação pesada


Antes usar um óculos tão pesado (pra dar conta de segurar as lentes grossas) era motivo de gozação no colégio, hoje é lindo ser geek. Já vi até pessoas usando a armação sem lente, ou com lente sem grau só pra fazer uma média. Chupem esta, malvadões de colégios (que hoje devem ser bem esquisitinhos e pais de 300 filhos).


Color Block (ou color blocking)


Como disse anteriormente, nos anos 80 a síndrome da informação contínua pairava na moda. Para o meu medo, o color block voltou para o verão 2012. Há todo um misticismo por trás desta tendência, que reza a combinação EXATA das cores em tonalidades X... whatever! Para o meu gosto, uma cor quente em alguma peça do figurino TÁ ÓTIMO, GATA!


Armação olho de gato


Ai gente, que moda arraso! Quero todos! De grau, de sol... um de cada, por favor? Obrigada!
No cinema antigo era visto uma enxurrada de mulheres que adotaram o visual olho de gato (na maquiagem e nos óculos) para arrasarem os corações dos moçoilos cheios de brilhantina. Hoje você pode misturar tudo que fica linda: os óculos com batom vermelho, vestido liberty e uma sandália arrasso... é só mandar beijos e fazer cara de rica.


Espadrilles


Uma vez estava folheando umas revistas da minha mãe muito antigas, e encontrei um espadrille lá dos anos 80, feitos de crochê! Todo colorido... bem longe do que eu usaria lá, e aqui também.
Sem carregar no excesso de bagagem artesanal, os espadrilles 2012 são muito mais românticos e usáveis. Eu já tenho o meu, presente da preview da Renner deste ano:








Crochê




Lembra daquele presente de Natal que sua avó fez pra você no começo dos anos 2000 e você nunca teve coragem de usar? Pois bem, meu bem... agora virou moda again! Claro que os modelos repaginados que estarão presentes no nosso verão não serão assustadores, como a imagem è esquerda, mas uma peça de cor crua ou fria, combinada à acessórios e calçados pesados deixarão você tão modelete quanto Julia Petit.

Não coube mais nada, meninas! É muita coisa pra pouco espaço! Mas fica aqui a pergunta: o que voltará a ser tendência em 2012 que vocês viram por aí e qual fará mais a sua cabeça?
-
Falando em fazer a cabeça... se você passa por aqui todos os dias e gosta dos nossos assuntos, não deixe de votar no PhD como Melhor Blog de Variedades de 2011! Basta clicar no banner ali em cima, do lado esquerdo, que ficaremos na torcida daqui, e eternamente gratas pela sua preferência!




Um comentário

  1. A moda vai e volta..

    Lembra da época do scarpins coloridos? Pois então, minha vontade era bater na minha! Sim! Ela tiha de TODAS as cores na época dela quando era moda, mas depois deu tudo... Já pensou se ela tivesse guardado?!

    ResponderExcluir

Instagram

PhD?. Theme by STS.