Dicas básicas pra uma unha mais bonita

Como boa vaidosa que sou, adoro passear por blogs afora para conhecer novas tendências que fazem a cabeça das moçoilas. E há um bom tempo percebi, não só nas mãos das meninas que ditam a tendência, como também nas mãos de muitas amigas, que as mais viciadas por esmaltes, principalmente os mais escuros, sofrem com os amarelados nas unhas. Lá vai a Tuka perguntar pra quem entende!

Cheguei na manicure e perguntei: 'porque as unhas ficam amareladinhas?'. A resposta foi simples: 'sabe aquela que dorme com maquiagem e reclama do nascimento da espinha? É a mesma coisa. Menina que não usa base, é menina de unha amarelada'.

Foi com essa dica básica que a inspiração baixou em mim e reuni dicas bem simples e práticas pra deixar suas unhas sempre saudáveis, sem precisar abandonar as cores que dão todo o charme e diferença nas mãos.


1º - unhas com cor de unhas!

Esmaltes coloridos sempre tendem a deixar as unhas com aspecto danificado. E como as cores ditam a moda do momento, não dá pra vacilar nos cuidados. Por isso, é muito importante que uma base transparente seja aplicada antes de qualquer esmalte. Além de não permitir que as unhas fiquem manchadas, a base também ajuda a fortificá-las.








2º Adote o óleo secante como melhor amigo

Aí que a amiga vai fazer as unhas uma hora antes de dormir e quer acordar com elas sem nenhum amassadinho... Que planetinha você vive, PhD desligada? Por mais que tomemos cuidados absurdos antes de dormir, deixando as mãozinhas pra cima ou pra fora do edredon, durante seu sono profundo não há policiamento antes de dormir que impeça você de acordar revoltada com a unha feia no dia seguinte de manhã! Portanto, deixe a frescura de lado e meleque suas unhas de óleo secante! Além dele impedir que pelinhos e outras tranqueirinhas grudem no esmalte, você também pode ir dormir mais rápido e sem preocupações, que nada estará amassado quando acordar!


Segredinho de PhD

Sabe aquela meleca que os esmaltes escuros fazem quando vamos tirá-los com acetona? Dá até desânimo só de pensar, né? Ao invés de apelar para o 'descasque', passe o óleo secante no esmalte velho, depois passe o algodão com acetona, que você nem sentirá o borrão! Olha como minhas unhas ficaram com essa 'tática':




3º - Amolecendo as cutículas

Deixe aquela mania feia de colocar o dedo na boca para amolecer as unhas de lado! as duas melhores soluções (com os melhores resultados) são colocar as mãos de molho em água morna com shampoo, ou passar hidratante para as mãos nas cuticulas, colocar um algodãozinho em cima e borrife água, por pelo menos 5 minutinhos. Colocar os dedos na boca implicam no mesmo número de bactérias no corpo que roer as unhas.



4º - Sempre limpe e afie seus alicates 

Limpar o alicate com álcool sempre que usá-lo evita que suas unhas adotem uma série de doenças, entre elas o unheiro e a micose. Se você compartilha o alicate com outras pessoas, o cuidado deve ser redobrado: limpe antes e depois de usá-lo. Mantê-lo afiadinho também ajuda, para que não arranque 'bifes' quando for remover as cutículas.

E para alongar a durabilidade da sua ferramenta, não use-o para cortar as unhas, nem para outras finalidades que não seja cortar as cutículas. Fazer direitinho o terceiro item também prolonga a vida da afiação. E se as dobras já estão duras e fazendo aquele barulhinho desagradável, uso o velho e bom amigo óleo secante para mantê-los lubrificados.



5º - Nunca use esmaltes vencidos

Por mais que doa no coração jogar fora aquele seu esmalte querido, que já saiu de linha e perdeu a validade, lembre-se que produtos vencidos sempre dão problemas, ainda mais em contato com áreas sensíveis como as que você acabou de tirar as cutículas. Portanto, lembre-se que possivelmente uma nova coleção será lançada com a cor idêntica a ele e jogue-o no lixo.



6º - Quebrou? Corte!

Não tem coisa mais feia que aquela unha quebrada no dedo indicador, e todas as outras unhas enormes! Unha cresce rápido, menina! Corte todas no mesmo comprimento que a quebrada e tenha paciência - logo mais ela volta a ser grande. Se a ocasião é especial, adote a unha postiça com o mesmo tamanho das restantes. Melhor do que aparecer no álbum de fotos de casamento da sua amiga com band-aid no dedo ou uma unha 'manca'.



7º - Evite 'engrossar' o esmalte

... nas unhas. Excesso de aplicações deixam um aspecto horroroso. Se o esmalte exige 3 aplicações, por exemplo, dispense o extra brilho. Francesinhas devem ser feitas com esmaltes novos, ou se o caso foi do esmalte engrossar muito por fechá-lo e abri-lo muitas vezes, coloque duas ou três gotinhas de acetona no danadinho.


Dica PhD

Se você comprou aquele esmalte fosco e se arrependeu ou não está conseguindo aplicá-lo, anote essa dica:

Para ajudar na aplicação do fosco, apliquei antes uma camada de Jackie, que é praticamente a mesma cor, mas cremoso. Assim precisei aplicar somente uma camada do Fendi Queimado.
Pra dar um charme a mais, fiz francesinhas com o extra brilho. Ficou fofo, né?
8º - Dê descanso as unhas

Um dia apenas é o suficiente pra deixar suas unhas respirarem um pouquinho. Um dia sem esmalte equivale a menos dias sem unhas quebradas.


9º - Se for na manicure, que seja de confiança

Pode ser o salão que for, contanto que a manicure seja limpinha: ferramentas esterilizadas, lixas descartáveis e água limpa são fundamentais para manter a saúde das suas unhas em dia!


10º - Mantenha as unhas limpinhas

Nada de virar o Zé do Caixão com as unhas dos pés, hein? Também é seguro e saudável não deixar as unhas das mãos tão longas a ponto de atrapalhar na digitação, por exemplo. E já dissemos isso uma vez, e repetiremos como uma mantra: nada de roer unhas! É deselegante e nada higiênico! Conserve-as sempre limpinhas e lixadinhas, assim elas não te causarão doenças, nem enroscarão em lugar algum por conta das farpinhas soltas nas pontas. Só não vale recusar o convite pra sair com o gato ou com as amigas só porque você está no dia da 'respirada' do esmalte. Passe uma base e se joga!

-

Meninas, vocês não podem deixar de conferir o PhD na sexta-feira! Lançaremos nossa primeira promoção aqui no blog e claro que não queremos deixar ninguém de fora! Fiquem atentas no nosso twitter @phdemseilaoque e espalhe para todas suas amigas.

E se você quiser participar do nosso time de colaboradoras no domingo, não deixe de nos enviar uma foto com suas unhas pintadas com sua cor predileta. Não esqueça de enviar seu nome, idade, twitter e profissão para o phdemseilaoque@gmail.com.




9 comentários

  1. Não gosto de oleo secante, nunca funcionaram comigo! Usei spray durante muito tempo até descobrir aqueles extra-brilhos de secagem rápidas (os "roxinhos"), não largo mais. Chego a ir lavar a louça ou ir deitar logo após acabar de pintar as unhas. :)

    Também sou totalmente contra tirar a cutícula, ela é uma proteção e ajuda a unha a ficar mais forte. Nunca tirei, mas não é difícil encontrar dicas pra quem quer parar.

    Qualquer coisa sobre unha funciona como ímã pra mim! Gostei bastante.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Óleo secante nunca funcionou p/ mim, acho que demora um bocado pra secar o esmalte. Spray foi a solução... O esmalte seca praticamente na hora! Nunca usei esse extra-brilho de secagem rápida, experimentarei.
    Ah, gostaria de saber como tirar a cutícula sem deixar aquele aspecto de cutícula 'comida' qdo as unhas ficam em contato prolongado com a água.

    Obrigada e parabéns pelo blog!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olha! Não sabia dessa dica do óleo secante pra não fazer meleca! Anotado!

    ResponderExcluir
  4. Tuka, preciso dividir com vcs meus truques tbm...
    Para secar esmalte mais rápido, uso o famiso "roxinho". Tenho dois o da Colorama e da Avon, são divinos e além de secar mais rápido, protegem a cor.
    Para hidratar unhas e cuticulas uso a Cera da Granado. ela custa em média uns R$15,00, mas dura mtoooo!!! É ótemaa!!!
    Estou tentando não tirar a cuticula, pois ela é proteção, entçao uso o Mira Cuticle da Avon uqe é divino tbm! Diminui mto a quantidade de cuticula!!!!!
    Adorei o texto com as dicas e mal posso esperar para o sorteio de sexta!!!bjoss

    ResponderExcluir
  5. Óleo secante comigo funciona, mas o meu acabo e eu não comprei outro de preguiça. Essa historia de base antes de qualquer esmalte salva a vida de qualquer unha mesmo, né? Uma dica daquelas de tia velha -ja que passar o esmalte colocar a mão na agua corrente, tem que ser gelada, dizem que ajuda a secar! - eu já fiz isso algumas vezes e parece ter funcionado, ou é real ou foi de tanto minha tia falar mesmo hahahaha

    Bêj.

    ResponderExcluir
  6. Já ouvi falar também que para secar o esmalte mais rápido é bom mergulhar as unhas em água com gelo. Alguém ja testou?

    ResponderExcluir
  7. Putz, tem que ficar de olho mesmo na manicure em quem confiar.
    Uma vez uma manicure de araque usou um esmalte vencido e minha unha e não ficou amarela, ficou MOSTARDA! aaaaaaaahhh, que raiva!

    ResponderExcluir
  8. Dica para por em prática o mais rápido possível essa de passar o óleo secantes em cima do esmalte velho para tirar sem borrar. Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Adorei o blog, li todas as dicas.
    Quero comprar logo o tal "extra brilho de secagem rápida". Costumo fazer as unhas na maioria das vezes só a noite. Coloco mto óleo secante, pra tentar amenizar os estragos. Colocar os dedos em uma vasilha com água e gelo, funciona, mas tira um pouco do brilho e deixa a unha um pouquinho fosca. Ouvi dizer q pra fazer o esmalte durar mais, coloca-se 03 gotas de super bonder na base extra brilho da Risque (Tampa roxinha)segundo quem testu, única q da certo e passa por cima do esmalte. Dizem q dura mto e deixa o esmalte intacto por vários dias.Alguém aki já testou? Confesso q to com medo, mas quero testar.

    ResponderExcluir

Instagram

PhD?. Theme by STS.