Maryah C.: Batalha da balança



A épica batalha contra a balança sempre foi e será a mesma. Enquanto umas sofrem, fechando a boca, cortando alimentos e doces do cardápio para emagrecer, o dilema de tantas outras, como Maryah C., é percorrer o caminho inverso, comendo de tudo para atingir o peso ideal.

Neste caso, a solução seria consumir uma dieta com muitas calorias, também chamada por especialistas de hipercalórica.







Maryah C. com todo o seu conhecimento de causa pode afirmar que não basta sair por aí devorando besteiras e derivados de fast-foods. Eles são considerados os "vilões" da dieta, pois não passam de produtos ricos em calorias com baixo valor nutricional, que farão você engordar, mas não saudavelmente - apenas ganhando gordurinhas em locais indesejados e de brinde, colesterol.

Que tal então ganhar peso com saúde?

O recomendado é seguir uma dieta balanceada que além de hipercalórica, forneça os nutrientes adequados, vitaminas e sais minerais. Para isso, ela deve ser equilibrada com proteínas, gorduras e carboidratos.



Os alimentos ricos em carboidratos estão presentes nas massas e pães. Peixes e nozes podem ser saboreadas à vontade, pois são conhecidas como "gorduras boas". Evite as "do mal", facilmente encontradas em frituras, manteiga e margarina. Já leite, iogurte, sucos de frutas são uma boa fonte de caloria na sua peleja para ganhar ponteiros na balança.

O consumo de proteínas é importante, mas se ingerida em grande quantidade, pode sobrecarregar os rins e atrapalhar as funções do fígado. Como é o caso dos suplementos alimentares, vendidos na forma de pozinhos, comprimidos e pílulas, e que em algumas situações podem auxiliar no ganho de peso. A ingestão deles é recomendada a quem pratica atividades frequentemente e aos 'ratos de academia', acostumados com o treinamento pesado. Mesmo assim, sempre devem ser usados com moderação, sob supervisão médica e nutricional. Não é bom consumir nenhuma substância por conta própria, na tentativa se seguir passos e conselhos para ficar com o corpitcho igual ao da amiga, correndo o perigo de colocar sua saúde em risco.

Mastigar bem os alimentos é uma tática sempre lembrada por profissionais para ajudar a digestão, assim como ir acrescendo gradativamente a alimentação, até seu organismo se acostumar ao aumento do número de refeições.

O ideal é que você faça as três refeições fundamentais: café da manhã, almoço e jantar; e três lanchinhos (barra de cereal, frutas, iogurte) entre uma refeição e outra.

Apesar de ser conformada em relação à minha hereditariedade (pai, mãe e irmão magrinhos), sabemos que dietas e exercícios podem influenciar sim na mudança de peso. Afinal, quem nunca se surpreendeu quando deu de cara 10 anos depois com aquele colega de escola mirrado, para o qual você não dava nada e... o que o tempo e um bom treino de musculação não fazem a uma pessoa?


Academia para que te quero


Se você quer engordar, não adianta correr, fazer caminhadas ou mergulhar fundo na natação. Tem que pegar firme em exercícios de musculação, que incluem pesos, aparelhos de ginástica profissionais e, os que podem até ser feitos em casa, como as temidas das aulas de educação física flexões, agachamentos e barras. Tudo sem exageros. Nada em excesso faz bem, a não ser que seu objetivo seja virar a nova glamurosa - rainha do funk. Reflita...

Mais do que o desejo de ter um corpo perfeito, é importante ter em mente que não existe uma dieta universal milagrosa. O que fez bem pra mim, talvez não faça pra você, e por aí vai. Mesmo porquê temos organismos e rotinas - o que implica no metabolismo - e até Índice de Massa Corporal (IMC), diferentes.

Sem demagogia, emagrecer ou engordar para agradar os outros não tá com nada. O que importa, em primeiro lugar, é estar e se sentir bem consigo.

E claro, na dúvida, consulte um nutricionista.

3 comentários

  1. Ai amiga.. Queria ser como ti!!! rs....
    Só de pensar em comer algo e engordo...
    ;)
    bjoss

    ResponderExcluir
  2. Eu preciso é emagrecer... infelizmente! :(
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. adorei o blog!
    Estou na fase (eterna) regime.
    Bj,bj
    Faa
    www.2betrend.blogspot.com

    ResponderExcluir

Instagram

PhD?. Theme by STS.