Você não cansou - o algoritmo que cansou você

 



Desde 2008, quando postei pela primeira vez aqui no PhD, eu tinha uma única certeza: eu não queria engessar meu conteúdo, transformando esse espaço em um blog segmentado. Daquele ano para cá um trilhão de assuntos já foram postados nesse espaço, textos esses assinados por tanta gente incrível que já deixou a sua marca aqui, e que morro de orgulho por fazer parte disso.

Com o advento das mídias sociais a internet foi se transformando. O nosso comportamento também mudou demais, influenciado especificamente por essa nova onda virtual que tomou conta da nossa vida em todos os sentidos possíveis, e como tudo que é excessivo, também nos causou um grande mal.

Eis que o algoritmo surgiu para se transformar em um terceiro elemento na sala social. Ele é aquele convidado que nunca foi chamado, mas acha que sabe de tudo, e se intromete em todas as conversas. Sugere tanta coisa que até nos cansa. E aí que nossa bateria social acaba. Tudo por culpa dele.

É ele também que desencoraja qualquer pessoa em acreditar em seu potencial real. Ele molda tanto as pessoas, prometendo falar bem de você para todos, mas exigindo que todos dancem a mesma música, sigam o mesmo ritmo, falem das mesmas coisas, que ao cumprir sua promessa, transforma todo mundo em um único rosto, uma única voz. Milhares de pessoas com o mesmo assunto e sem nenhuma espontaneidade.

E é aí que a gente se cansa.

É tanta gente sentindo necessidade de performar que nada mais é natural. É tanta gente deixando de entregar conteúdo criativo e interessante, porque ninguém fala sobre isso, e consequentemente, o medo de "flopar" fala mais alto. E esse controle também cansa para quem adota esse tom, e para quem consome esse tom.

Esse assunto tem tantas camadas que ao invés de fazer textão, decidi gravar um video a respeito no canal. E ele está aqui.

Quem mais cansou de ouvir as mesmas músicas? Assistir o mesmo tipo de filme? Ver inúmeras trends fazendo a mesma coisa, mudando só a fuça de quem produz? 

O algoritmo veio para enfiar todo mundo em suas bolhas, e quem ousa estourar se torna invisível.


Postar um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.