Juliana Trinci: Floco de Neve e A Esquisita



Mesmo que não seja muito comum aqui no Brasil, acredito que muitas pessoas saibam o que é um floco de neve. Algo levinho, aparentemente frágil, mas feito por inúmeras moléculas capazes de formar uma estrutura resistente (acredito que ela vai gostar desta analogia, já que ela nutre uma predileção pelo frio. Gosto duvidoso? Sim, mas gosto é gosto).

Não se enganem com a aparência da filha perfeita de uma família quatrocentona de São Paulo. Ela está longe de ser perfeita, e nem quer ser. Aliás, este gosto sim compartilhamos, de não aturar pessoas que são muito boazinhas e não entendem a realidade da vida.

Este texto está meio confuso. Vamos começar do começo, portanto.

Nos conhecemos na faculdade. Estudávamos em Campus diferentes, mas nossa liderança nata chamou a atenção dos professores que nos juntaram para um projeto grande. Enquanto ela era firme e gentil, eu fazia a doida e molenga.
Ainda assim, demos muito certo.

Aprendemos muito juntas. Erramos também. Mas ela sempre esteve do meu lado nos piores momentos. Era minha primeira crise de depressão, e ela brigava duramente com minha impostora, pois eu já não tinha mais forças. Ela me ensinou que sim, as pessoas machucam, mas as pessoas valem a pena e não são descartáveis. E eu não preciso me fechar em uma ilha deserta (essa parte ela vai gostar também, porque remete ao filme Náufrago, já que ela ama o Tom Hanks).


Mas se você quiser ter a amizade dela, este é um checklist do que a deixa feliz:

  • Romances dramáticos
  • Sorvete da Bacio di Latte (já discutimos uma vez por isso) 
  • Fórmula 1 / Lewis Hamilton)
  • Croissant que o consagrado leva para ela no final do dia 
  • Box do banheiro sem manchas
  • Frio (affff)

A Sheila é um tipo de ser humano com um faro muito aguçado, desde sempre. Foram incontáveis vezes que ela falou “isso não vai dar bom”, e realmente não deu. Mas ao mesmo tempo, desde que nos conhecemos lá no tempo do guaraná com rolha, todas as vezes que estive na escuridão, ela estava ali me dando a mão: no meu primeiro relacionamento tóxico depois de adulta; na minha primeira depressão; e em mais dois momentos marcantes na minha vida. Agora com 40 anos nas costas, e depois de ter quebrado a cara com muita gente sem caráter, a admiro ainda mais. Porque mesmo eu sendo estranha, esquisita e estando na pior, ela tá lá. Na alegria e na chatice.

A Sheila não é a pessoa que vai pela levada, que vai babar ovo de alguém só porque todo mundo gosta, ou se afastar de pessoas só porque todo mundo acha esquisito, muito pelo contrário. Sem querer ser good vibes batendo palmas para o sol, mas ela é muito sensível a energia das pessoas. E é reconfortante saber que sou uma das que tem a honra de ser do bloquinho das estranhas da Sheila. Se ela acredita em mim, tenho certeza de que venci na vida.

Postar um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.