#phdtaste: Tambaqui

 


Se você nunca comeu tambaqui em toda a sua vida, pare tudo o que você está fazendo e vá agora comprar um no mercado. E quando você fizer isso, peça para o senhor peixeiro cortá-lo para você, pois você fará o peixe com as bandas separadas. 

O tambaqui, para quem não conhece, tem uma carne bastante suculenta e mais consistente, como um frango. Portanto, o modo de fazê-lo é diferente dos demais peixes. Vou te ensinar a fazer na churrasqueira e na airfryer, mas de ambos os jeitos você vai temperar com sal, pimenta e azeite. 

O peixe inteiro na churrasqueira

Deixe o peixe descansando temperado por uns 20 minutos antes de colocar na churrasqueira. Coloque as bandas com a pele virada para baixo na grelha de peixe (aquela que você fecha o peixe dentro dela, sabe?) e fique de olho até dourar. Depois de virar a grelha, repita o procedimento do outro lado (até dourar tudo) 

Uma pequena banda na airfryer

Como a airfryer não é muito grande, aqui você fará uma peça pequena ou as costelas do tambaqui (sim, você pode encontrar só as costelas para vender no mercado também). A única diferença é que você precisará passar azeite na pele para não grudar no cesto. Deixe a pele para baixo e coloque por 20 min na airfryer a 180ºC. 

Orna com: um chá trincando de gelado ou vinho branco. 

Do estômago para o coração: quando morei em Manaus, se deixasse eu só comia tambaqui. Ele fica perfeito com arroz e farofa. Aqui eu devorei com salada e uma torta integral de espinafre com ricota da Sadia.

-

Essas e outras receitas você pode encontrar no meu perfil @phdtaste.

Postar um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.