#ootd + inspirações: a atemporal saia plissada

 


A saia plissada é uma tendência atemporal que surgiu no século XIX e nunca mais saiu de linha. Em 1947, foi uma forte marca da era New Look, criada por Christian Dior no período pós guerra, e hoje traz essa leveza, elegância e aconchego que o estilo vintage proporciona em qualquer instância. 

Desde que tomei o conforto como o meu objetivo principal de vida, a saia plissada se tornou um item indispensável em meu closet, pois além de ter todos os adjetivos já pontuados, combina com diferentes propostas e ocasiões.

Na foto acima, usei um modelo midi salmão da Riachuelo, combinado ao tricot off white Le LisBlanc, formando um time perfeito de cores suaves e delicadas, e garantindo conforto total com meu fiel escudeiro Nike Cortez nos pés. E para você ter uma noção do quanto a saia plissada é altamente democrática, na foto abaixo estou usando a mesma peça e tênis com uma camiseta de time de futebol feminino (da seleção da França, precisamente).


Ainda na cartela de tons claros, mas encurtando um pouquinho o modelo, apostei novamente no tênis para esta composição que contou com a saia bicolor plissada da Rosa Chá e uma t-shirt básica (e bem antiguinha) da Renner com aplicações de pérolas fake nos ombros. Mas se a ocasião exigir um salto, gosto de usar essa mesma saia com uma camiseta mais larga (se algum dia eu lembrar de tirar foto desta configuração, volto aqui para dar um update no post):


Vasculhando meus posts antigos, encontrei uma das minhas combinações favoritas daquela época: a saia plissada de couro ecológico da Renner com um tricot de pelinhos da Riachuelo. Eu ia para lá e para cá com esta dupla, mas confesso que o salto usado foi só para tirar a foto mesmo - eu amo um tênis desde sempre. Batizei até este post de Blair Waldorf por conta dessa atmosfera patricinha (você pode conferir clicando aqui). O colar de pérolas foi a cereja do bolo para o visual delicado, que pode ser usado em um clima meia estação em um dia de trabalho.


Aliás, esta saia é uma mão na roda para quem deseja usar as roupas de escritório também em um dia convencional. Por ser um modelo de cintura alta, até um cropped cai bem, como mostrei no post listradinho com plissado, lá em 2016 - garanti um mocassim da mesma cor da blusa, adicionei uma bolsa marsala e temos então uma composição navy (para não fugir do padrão vintage que me persegue desde criança).


Para finalizar o #tbt de posts de saia plissada, tem a versão nerd hi-lo, com a mesma saia, o mesmo salto, mas com uma camisetinha do Star Wars e um maxi colar de folhas que até hoje é meu xodó. Para onde você vai assim toda mimosa eu não sei, mas o resultado ficou bem nerdolinha estilosa, não acha?  (veja o post na íntegra clicando aqui).


Nesses 3 modelos de saias que usei, perceba que todos os tecidos são diferentes uns dos outros, com caimento e fluidez distintos. E não me venha com "meu corpo não combina com saia plissada" - isso é coisa da sua cabeça. Pode apostar que existe algum modelo com aquele tecido perfeito que te deixará a vontade e se sentindo linda. 

Agora vamos às inspirações lindíssimas de quem é mais famosa que eu mostrando como a saia plissada merece ser uma peça curinga do seu armário para todas as ocasiões:


1. Se você deseja uma plissada democrática, a preta é tiro e queda


@rafaelagorgulho

2. O modelo colegial (mais curtinha) é perfeita para usar com bota de cano longo



3. O metalizado é responsável por dar um glow na composição



4. Já a saia plissada xadrez feat. gola Peter Pan criam um constraste perfeito



5. E com moletom o resultado é totalmente confortável, mesmo com salto



6. Um dress code elaborado pede saia longa com blazer e cinto



7. Ou um dourado com poá




8. Mas para uma proposta mais despojada, o estilo navy e uma flat são uma opção



A saia plissada, em todos os seus tamanhos e tecidos, exerce uma função especial no outfit: elegância na medida certa. A peça é bem vinda em todas as ocasiões, seja para ir para a faculdade,  a praia,  uma baladinha, um jantar, no trabalho e até mesmo em casamentos e outras festas sociais - um item para te acompanhar em diversas temporadas.




Postar um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.