Dicas para quem deseja iniciar a carreira de freelancer

 


Não existe mágica para transformar a nossa carreira profissional em um sucesso absoluto - por mais que hoje em dia centenas de pessoas vendam essa promessa em cursos pseudoinfalíveis, o caminho que deverá ser trilhado é muito pessoal e relativo. Uma fórmula que pode dar certo para um pode ser completamente indiferente para você, porque a realidade e experiência de cada indivíduo lapida (e exige) uma personalização desta trajetória, e quem ignora isso pode acabar entrando para a estatística que mais ouvimos falar nos dias atuais - a turma do burnout.

Eu não sei vocês, mas vim de uma geração que foi doutrinada a acreditar que um bom profissional é aquele que esquece de todos os outros setores da vida e mergulha de cabeça em um espiral de "sims" quando se trata de trabalho. Acredito que hoje isso esteja mudando um pouco, porque vimos uma massa expressiva de profissionais adoecendo justamente por não ter criado um limite próprio - e eu me incluo nessa. E para evitar este auto sabotamento, é importante levar em consideração algumas atitudes, que não vão fazer milagres em sua carreira como promete um coach, mas te manterão organizado na profissão de freelancer, caso seja este o formato de trabalho que você deseja atuar neste momento.


1. Tenha um CNPJ na primeira oportunidade

Trabalhar na informalidade não oferece segurança a ninguém, e abrir um CNPJ não só te manterá na regularidade profissional, como também te garantirá uma licença maternidade, auxílio doença, entre outros quesitos que muitos acreditavam que só quem é CLT poderia reivindicar. Estude com carinho a categoria de CNPJ que você se enquadra e manda bala em sua regularização.

Leia: Como abrir um CNPJ?


2. Crie um vínculo com a empresa parceira

Todo serviço prestado precisa ter uma garantia que você receberá seus honorários certinho, e isso inclui firmar um contrato de prestação de serviço e/ou emitir nota fiscal. Com um CNPJ em mãos essas duas opções serão possíveis, e caso a empresa que queira te contratar se recuse a aceitar essa condição, pule fora imediatamente, pois pode ser cilada. 

Outra coisa que deve ser levada em consideração é incluir tanto no contrato como na nota fiscal os valores a serem pagos e a data de pagamento firmada com a empresa que te contratará, além dos seus dados bancários - detalhes de suma importância para te proteger de qualquer "deslize".


3. Calcule e valorize o seu tempo

O seu preço deverá estar de acordo com o tempo, dedicação, criatividade e resolução que você investe em seu trabalho - quanto mais e maior for todos esses itens incluídos em sua tarefa, mais o seu trabalho deve ser valorizado. Quanto mais expertise você tiver, mais o seu trabalho deve ser valorizado. Tempo de carreira? Valorize também. E claro, deve estar embutido as ferramentas que você precisa investir para que seu trabalho funcione, que geralmente são conta de luz, internet etc, etc.


4. Crie uma rotina

Freelancer costuma ser home office, e este formato de trabalho exige bastante organização e comprometimento. Reserve as horas necessárias de seu dia para se dedicar exclusivamente à sua função (nunca ultrapassando de 8 horas diárias, para o seu próprio bem), e evite incluir no meio disso as tarefas domésticas (deixe para varrer a casa antes ou depois do seu horário de trabalho). Assim a sua cabeça entende essa segmentação e no final do dia você não se sentirá sobrecarregada(o).

E não se esqueça das pequenas pausas durante o seu expediente, ok? Aqueles 10 minutinhos para dar uma esticada na coluna e tomar um café são importantes para a mente.


5. Hora de descanso é hora de descanso. Hora de trabalho é hora de trabalho

A não ser que seja uma coisa atipicamente importante, a hora do logoff deve ser respeitada. E isso inclui responder mensagens e e-mails somente em seu horário e dia de trabalho estipulado. Quando se trabalha como freelancer, é muito fácil sabotar a mente com uma mistura de informações e sensações, porque o seu ambiente de trabalho costuma também ser o seu lar. Por isso que é importante ter um ambiente específico só para trabalhar (nunca, mas nunca mesmo trabalhe na cama), ter hora certinha para iniciar e encerrar o expediente, e principalmente, adestrar TAMBÉM familiares e amigos quanto aos seus horários -  o fato de você estar em casa não quer dizer que você está disponível para visitas ou longos telefonemas que podem ser feitos mais tarde. Manter o foco é importante e faz parte da responsabilidade de uma profissão remota.


6. Saiba a hora de parar

Por mais que seja tentador abraçar o mundo e ter uma carteira de clientes recheada, resista a essa sabotagem, pois você precisa dar conta de tudo que se prontificar a fazer. Sabe aquela premissa do "feito é melhor que perfeito"? Isso não costuma funcionar muito para um freelancer não, tá? Seu comprometimento deve ser o mesmo que qualquer tipo de profissional, portanto, só pegue o que você poderá entregar bem feito sim! Estude com carinho todas as oportunidades que lhe fazem sentido, que te proporcionem exatamente o que almeja, e principalmente, que se encaixem perfeitamente dentro das suas horas de trabalho estipuladas no item 4. 

-

Estes 6 itens que pontuei foram muito importantes para a minha carreira nesses 13 anos de trabalho remoto freelancer que exerço, e que poderiam ter me poupado bastante dores de cabeça se eu tivesse tido tais dicas lá no começo. Essa não é a chave do sucesso - é só uma singela forma de se organizar para lapidar a trilha que deseja seguir à sua maneira, sem receita mágica, sem papo de coach.

Postar um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.