Wishlist da casa: cantinho da leitura


A gente nunca consegue colocar tudo em ordem logo que muda, não é mesmo? E se até hoje eu não apareci aqui mostrando tudo do upgrade do #aptocinquentatonsdecinza, é porque ainda falta muita coisa, inclusive consertar os banheiros que estavam desabando em nossas cabeças. Mas isso é assunto para outro post. 
Tô aqui pra falar de um projetinho inicial que já mudamos para caber dentro do nosso bolso: o cantinho da leitura de casa. Temos um quartinho sobrando, e como temos muitas coisas relacionadas a filmes, livros e música, três universos que amamos, resolvemos usar este espaço dedicado à tudo isso. 
O canto da leitura precisa ter uma acomodação confortável, uma iluminação bacana, os fatídicos livros (claro) e alguns elementos para adicionar aconchego e personalidade, como mostra as inspirações abaixo:


O espaço não precisa ser instalado necessariamente em um quarto. Um cantinho vazio da casa que precisa ser preenchido já é suficiente. Algumas pessoas preferem ao lado de uma janela da sala ou do dormitório, embaixo de uma escada ou até mesmo na varanda.


As acomodações devem se encaixar no seu canto sem causar muito aperto, mas sem perder o conforto. Pode ser uma poltrona bacana, um sofazinho bonito, um baú com almofadas sob medida, e por que não, um colchonete ou grandes almofadas jogadas sobre um tapete bonito? 


O que vai dar a sua cara para o cantinho da leitura serão os adicionais. Uma platinha que você gosta, uma manta e almofadas com o mesmo estilo da sua decoração, um pufe bem charmoso, fotos, quadros e pôsters são super bem vindos.


E não se esqueça de algo muito importante: a iluminação. Você pode aproveitar a luz natural da janela durante o dia, mas de noite é necessário uma boa luminária, que não te faça forçar a visão, e ao mesmo tempo, não te faça se sentir em um hospital. Usar a luz principal do cômodo pode trazer desconforto durante a leitura, então é legal ter algo que tenha uma luz aconchegante projetada no canto da leitura. Lâmpadas de led quente (aquelas amarelinhas) são as mais indicadas.


Por aqui, decidimos adaptar o que tínhamos, então ao invés de comprar um sofá cama, optamos por usar um colchão que pretendíamos doar. Aí só precisaremos investir em uma capa bem bonita para ele e duas peças de pallets, pra ficar mais ou menos assim:


Não pretendemos perder a versatilidade deste quarto, e ele precisará também servir como um dormitório confortável para hospedar os nossos amigos e família. A luminária será instalada acima  da cama, como na segunda imagem. E pretendemos caprichar nas almofadas para criar um encosto cheio de estilo. Uma pena não poder colocar ao menos um tapetinho, por conta da baba da Dora. 

E aí? Curtiu? Você pode acompanhar algumas evoluções do apê lá no Instagram do blog, o @phdemseilaoque, e também pela hashtag #aptocinquentatonsdecinza.

Postar um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.