Gita: E quando a vida te diz Não?



Seria fatídico se não fosse trágico, chegar mais um começo de ano e se sentir em dívida com todos aqueles planos, uma hora feito de papel e outra hora feito de desistências... Quantas vezes alguns desejos não saíram da lista e outros, deram alguns passos mas por cansaço, desânimo, falta de condições ou completa dependência, te fez chegar a conclusão que o ano foi em vão? E quando você se esforça ao máximo, faz de tudo para algo vingar, dar super certo, se realizar, ser uma conquista, e em determinado momento você percebe que estava perdendo tanto tempo? 
Existe uma expressão nos tempos modernos - Trabalho de Sísifo - E perfeitamente bem descrita por Wagner Brenner, editor do site Update or Die, que nos orienta a entender que essa expressão "denota qualquer tarefa que envolva esforços longos, repetitivos e inevitavelmente fadados ao fracasso – algo que, além de nunca levar a nada útil, também não tem a opção da desistência ou da recusa. É o “enxugar gelo” - Ou seja, quantas e quantas vezes repetimos uma ação, sem ter a garantia do sucesso, mas motivado a ela, e por fim nos decepcionamos? Esse pensamento induz até a acreditar que a vida só parece nos dizer NÃO em letras bem garrafais e munida de descontentamentos... Porém será, que como Sísifo (Um dos maiores ofensores dos Deuses por tê-los enganados) você não está rigorosamente castigado a esse fardo, porque está se enganando? Se você se instigar a pensar, talvez entenda, onde pode parar, ou quando é necessário mudar, e deixar de acreditar que tantos Nãos foram na verdade, consequências de escolhas em 80% do seu tempo.
Procrastinar não é o pior dos defeitos quando a sensação de nadar, nadar e morrer na praia é igualmente frustrante. Exigimos tanto em executar algo bem feito, que não ponderamos questionar o montante destes atos, ou qual o devido esforço que devemos desprender para determinada tarefa. Tão pouco vislumbramos um prazo respeitável se nos colocamos à dependência dos afazeres... Como podem ver, nos castigamos quase a vida inteira em exercer funções sem ao menos, valorizar os passos de cada esforço, tampouco enxergamos a finalidade já que tudo parece depender aos olhos do mundo, exclusivamente das suas capacitações e resultados.
Pois bem... Se tivéssemos mesmo a real noção dessa capacidade, o resultado de tudo não seria diferente? Um novo ciclo está por vir e você está com medo do que não irá realizar se a vida continuar te dizendo Nãos, se a sociedade te cobrar, se a vida te pressionar, se o mundo te obrigar, e e enquanto tudo isso acontece dentro e fora da sua cabeça, os resultados estão lá - À espera do seu Sim em forma de escolhas - Respeitando o tempo das coisas somado ao seu tempo.
Agora assista a esse incrível vídeo de 1974 - indicado ao Oscar - de Marcell Jankovics, e depois me diga se Sísifo não se condenou ao ostracismo, porque como você, ele também se enganou muito antes de enganar aos Deuses... Obviamente depois de assistir, você sentirá outra sensação, a de que vida te diz Não quando você teima e não quando você para.
Agora sim, posso desejar um Ano Novo, cheio de realizações rs.

Trabalho de Sísifo - 1974


Postar um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.