Mischa Barros: Cuidados com a pele - edição de inverno

Sorrisão... E quem não fica feliz com o tempo frio?!
Olá pessoas!
Já citei aqui como é importante cuidar da pele e já até falei sobre fazer um dia de spa em casa. Mas, não sei se vocês sabem (na minha cabeça todo mundo sabe e estou sendo idiota em falar) mas conforme as temperaturas mudam, os cuidados com a pele mudam também. Principalmente no tempo frio, porque a pele reage de forma diferente, sabe?!
Temos que adequar - ou criar - nossa rotina de cuidados de acordo com os efeitos que a temperatura causa em nossa pele. Porque no final das contas, quem não usa maquiagem quer estar com a pele bonita, e quem usa, quer ter uma superfície macia e uniforme para uma aplicação linda de produtos lindos. Porque não adianta ter a melhor base do mundo, se sua pele está uma mer**, a maquiagem vai ficar uma mer**.
Mas Mischa, como assim adequar os cuidados? Por onde começo? O que devo fazer?
Se você ainda não tem o hábito de se consultar com um dermatologista, faça-se um favor, né?! É um bom começo. Porém, se você já costuma cuidar da pele sabe que no tempo frio, a pele pode ficar ressecada, avermelhada e até escamar, entre outras coisas. Além da temperatura temos alguns fatores decorrentes. Mas agora que a consulta com o dermato já está marcada, vai anotando essas dicas aí:


Temperatura da água

Eu odeio banho quente, não sei como as pessoas conseguem. Mas fica a dica pra vocês. A água quente remove a camada natural de gordura que está lá protegendo a nossa pele, aí o que acontece? Fica aquela pela seca, horrorosa. Ou você toma banho com a água morna ou toma banho tipo, muito rápido de 1 minuto. Prefiro água morna. 6 que sabem.

Higiene da pele

Para qualquer tipo de pele, é bom ter um sabonete facial mais suave para essa época do ano. Para peles secas procurar um sabonete que limpe e hidrate. Peles mistas e oleosas, que costumam utilizar gel de limpeza, optar por espumas de limpeza é uma boa. Pelo menos pra mim funciona, porque como citei, nessa época a pele costuma ficar mais seca, e produtos feitos pra controle de oleosidade podem ser um pouquinho severos. A espuma não resseca a pele como alguns géis, por isso não fica a sensação de repuxa ali, repuxa aqui. Mesmo quando o produto tem o mesmo princípio ativo, tipo ácido tal*, as espumas de limpeza costumam ser mais gentis. A não ser que você conheça outras tipos de produtos que tenham uma formulação X e que não ressequem sua pele, tipo aquele produto que a gente conhece e confia. Caso não queira modificar esse passo, a dica está lá embaixo. 

Tonificar

Se usar um tônico está dentro da sua rotina de cuidados, não deixe de usá-lo. Apenas procure a versão sem álcool, ou a versão para peles sensíveis - que provavelmente não terá álcool também. Isso vai ajudar a prevenir o ressecamento da pele. Ou simplesmente pule este passo.

Hidratar

Hidratar, hidratar e hidratar...Ah, mas minha pele é oleosa! Nada a ver, kiridos. Apenas se empenhe e procure um hidratante que esteja de acordo com as suas necessidades. Todos os tipos de pele precisam ser hidratadas. Peles secas, oleosas, mistas ou normais. E se você tem pele oleosa e optou por manter o sabonete facial rotineiro, principalmente os que contém ácidos, capriche nesse passo. Nessa hora é importante consultar um profissional. Informações mais técnicas serão passadas, e você receberá recomendações de acordo com sua necessidade. A boca e a área dos olhos merecem cuidados especiais, pois são locais sensíveis a rachaduras, machucados e irritações. Invista num bom creme pra área dos olhos, peça recomendação para o seu dermatologista. E hidratante labial lado a lado, sempre. Pode até ser a manteiga de cacau como nos velhos tempos.

Protetor solar 4ever <3

Lavei o rosto com meu sabonete lindinho e gentil, tonifiquei ou não, hidratei minha pele. Agora é hora do protetor. Não é por que você não vê tanto os raios solares que eles não estão ali, certo? Certo! Então não mete o louco, e não pule esta etapa importante. Pronto, agora você pode se maquiar (se você quiser).
Mostrarei pra vocês minha rotina de cuidados com a pele, assim que eu sair do meu período de quarentena. Estou aproveitando o frio para *cuidados especiais*.  Isso inclui um período de muita feiura. 

... E o resto?!

Mas e meu corpinho (a parte inferior, a cabeça faz parte do corpo eu sei)? Pois é. Já viram o vídeo da preguiça tentando atravessar a rua? Então, essa sou eu. Porém, mesmo preguiçosa, tenho que me cuidar. Joelho e cotovelo cascudo não rola. Ninguém quer. Aí eu desenvolvi técnicas de preguiçoso pra cuidar da pele no frio:
  • Poucas coisas são tão desagradáveis quanto ficar pelada no frio passando creme. Hoje em dia, graças a algum santo, temos produtos que podem ser usados no chuveiro com o corpo molhado. E tem variedade de marcas e preços. Temos óleos, hidratantes e condicionadores corporais. Todos eles usados da mesma forma, desliga o chuveiro rapidinho e o vapor do banheiro vai te manter aquecido (Y), espalhe o produto pelo corpo ainda molhado, e depois enxague. Pele hidratada e sem sofrimento. 
  • Reserve 2 minutos pra passar um hidratante mais denso após o banho, apenas nos joelhos e cotovelos, pra evitar aquele efeito cascudo que eu citei acima.
Produtos que eu gosto, além do Bepantol Derma e do Óleo de Coco que são multifuncionais* (pode passar aonde você quiser e vão garantir que sua pele se mantenha hidratada):
  1. O Ro's Argan Body Conditioner, da Lush;
  2. Loção Hidratante Nivea Body Soft Milk;
  3. Óleo Corporal Johnson`s Baby Hora do Sono.

Agora não tem mais desculpa pra rosto ressecado e maquiagem craquelada, boca rachada e cotovelo cascudo, hein?!  E gente, tentem beber bastante água, sei que é difícil, mas não é impossível!
*=

Postar um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.