Iatan: A gente sente o que os olhos leem


As pessoas estão perdendo a humanidade?
Quase comecei com uma afirmativa, mas achei correto o uso da interrogação, uma vez que não tenho nenhuma certeza do que vou falar. Apenas sinto que ficamos cada vez mais desprovidos da nossa essência natural de transmitir sentimentos sem que eles se percam nas interpretações.
Um motivo?
Não há mais contato visual na maioria das conversas. E isso é independente da distância. Não importa se estamos ao lado ou a quilômetros de distância, os olhos não se encontram, eles estão perdidos em paisagens, no tempo ou em telas. Telas que, quando necessárias, tornam ainda mais confusas as trocas de informações.
Chega a ser frustrante que quase qualquer um possa te escrever uma palavra seca e ganhar tuas desculpas, desde que você consiga sentir o arrependimento alheio enquanto estiver lendo as palavras diante de seus olhos. Assim como alguém pode dizer que te ama, do fundo da alma, e você apenas jogar todas essas palavras em qualquer lugar, pois você não consegue sentir a verdade que pode haver.
Somos forçados às interpretações, e interpretar é uma ação completamente vulnerável aos nossos desejos e vontades. Não dá pra saber como é. Não se vê o sorriso encabulado numa mensagem de texto. Não se vê os olhos revirando de abuso. Não se vê as bochechas corando. Não se ouve a voz gaguejando de nervosismo ou excitação. Não vê as mordidas inquietas nos lábios. Não vê. Não sente. Não ouve. Não sabe de nada.
Nunca sabe de mais nada além de que o sentido daquelas palavras que você lê depende mais de como você se sente do que como a outra pessoa realmente se sentia quando escreveu. 
Relutei bastante para acreditar de fato, mas acho que estou certo de pensar que as palavras escritas não transmitem sentimentos claramente, apenas suposições. E é por isso que quando lemos um livro ele nos desperta algo que não desperta em outro alguém. Por isso que se você tirar a melodia de qualquer música e ler o que ela diz, interpretando do seu jeito, ela vai te dizer coisas que você não percebia quando a ouvia sendo cantada por qualquer um. Ao ler, somos os responsáveis por colocar sentimentos nas palavras.
O que escrevi agora, por exemplo, poderá ser sentido como franqueza, desamor, decepção ou raiva. Dificilmente vocês irão saber como eu realmente me sinto ao escrever as palavras de agora.
Suponham. O mundo é feito de suposições.
Eu entrego as palavras, vocês colocam os sentimentos.
Entregam-nos palavras. Colocamos sentimentos.

Postar um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.