Gita: Bobó de Camarão na Moranga



Oi amiga, você não leu errado não, é isso mesmo: Hoje a tia vem com uma misturinha que deu super certo aqui em casa, o bobó de camarão, mas na moranga. Talvez quem já é fã desse prato maravilhoso só veja a diferença, no sabor, e em poucas diferenças nos ingredientes.

INGREDIENTES:

1 Moranga de 500gr (bem madura)
1kg de camarão pintado (médio e limpo)
200gr de camarão rosa (grande e limpo) para decorar
250ml de leite de coco
1 pote de requeijão cremoso
2 tomates cortados em cubinhos
1/2 pimentão amarelo ou vermelho em cubinhos
1 cebola grande
5 dentes de alho grandes
Suco de 1 limão
1/2 maço de coentro
3 talos de cebolinha
250gr de manteiga
Pimenta Branca moída na hora.
Azeite e sal

MODO DE PREPARO

Lave bem a moranga, e corte a tampa para limpar. Retire toda semente, lave e comece a tirar a polpa da abóbora, cortando pedaços e finalizando com a colher, para raspar o que puder da polpa, deixando uma camada ainda grossa, para cozinhar e não murchar a moranga. Não esqueça de aproveitar os pedaços da tampa retirada para cozinhar também.

Em uma forma redonda, coloque água fervente para colocar a moranga em banho maria. Para isso, cubra a moranga com papel alumínio (2 camadas) deixando a boca aberta, para colocar água fervente dentro dela, para então a moranga cozinhar por inteiro. > Tempo de cozimento: 40 minutos.



Para aproveitar o tempo, lave o camarão médio, e tempere com o suco do limão apenas, e reserve. Enquanto a moranga está no forno, despeje os cortes e miúdos da moranga em água para cozinhar com uma pitada de sal. > Tempo de cozimento: 20 minutos.

Prepare o tempero no processador, ou se preferir, manualmente mesmo, picando a cebola, alho e o coentro. Ponha azeite na frigideira e doure o tempero e coloque o camarão escorrido daquele suco de limão. Frite até deixá-lo macio e acrescente o tomate e o pimentão em cubos, refogue até evaporar toda a água.



Depois de cozido, reserve metade da água desse cozimento e bata este cozido da abóbora no liquidificador com 2 colheres bem cheias de manteiga. Numa panela, derreta mais uma colher generosa de manteiga, e coloque o creme batido do liquidificador.

Não deixe de mexer o tempo todo, e tempere com pimenta branca moída, noz moscada ralada na hora, sal e azeite a gosto. Quando começar a ferver, acrescente 250ml de leite de coco e 90% do pote de requeijão cremoso. Assim que misturar bem desligue, e deixe apurando no resfriamento natural.

Agora é hora de preparar a moranga. Retire toda a água do cozimento da parte de dentro apenas, depois de verificar que está bem cozida. Ainda bem quente, tempere o interior da moranga com 1 colher de manteiga, azeite, e os 10% (1 colher de requeijão cremoso) e forre toda a moranga. Logo em seguida, já despeje o creme da moranga, e também o camarão refogado. Mexa o suficiente para misturar e acrescente a cebolinha cortada em rodelinhas.

Volte com a moranga para o forno, para cozinhar mais um pouco a moranga com o bobó. Não esqueça de deixar o alumínio ainda, e a água do mesmo cozimento do banho maria. > Tempo da finalização do preparo: 15 minutos.

Depois é só deixar esfriar um pouco e retirar a moranga do papel alumínio e servir com o camarão grande (rosa) também já refogado ( pode-se refogar junto com o camarão médio) e decore nas bordas da moranga e voyalá fazer sucesso gata!

Claro que na minha receita não tem o camarão grande decorando e tal, mas foi a pressa, por estar em plena segunda feira com vontade de devorar essa receita... A grande dica é servir com arroz branco e bem soltinho... E prenda os cachorros da Ana Maria Braga, porque ela vai morrer de inveja do seu prato. 

Perceberam que essa receita não vai catupiry? E que além de tudo ainda vai leite de coco? Pois bem, eu acho que o tchan dessa receita são justamente esses detalhes. E outra... Pra ficar mais gostoso ainda, raspe o bobó com a moranga e saboreie a misturinha. Que tal agora você fazer e contar pra gente se gostou? Faz e conta vai! 




Postar um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.