Gita: O que dá tempo de fazer até o Fim de Ano?



Quase Dezembro... E a ideia fixa de que o ano acabou já virou meme na internet (ou piada, nos incontáveis cafés pela cidade). Mas se você pensar bem, saberá melhor que essa sensação não é uma derradeira conclusão. 

A verdade é que você, como 99% de quem não fez tudo o que deveria ter feito daquela lista do começo do ano de 2014, está na linha de chegada de uma longa corrida, e não enxerga o esforço que foi tentar chegar. (E o pouco que conseguiu riscar da lista, parece não ter o devido valor).

É meu caro amigo e amiga, essa lista não é a sua vida. É uma receita anual de desejos que você sucumbe em cumprir porque durante o dia a dia, sua vida está engrenada nas prioridades urgentes da realidade, ou na corrida maluca das obrigações. E creio eu, que é justamente essa consciência ligada no piloto automático que não te faz lembrar da lista, nos outros 364 dias do ano.

O que dá tempo de fazer até o fim de ano? - Essa pergunta não é tardia, nem coisa de gente desesperada, mas pode ser um remédio para que você ignore o lado pessimista do tempo, e acredite que é possível fazer daquela lista, outra lista, com desejos mais possíveis e breves de se realizar. Você duvida?

O que vou listar, não é de nenhum livro, ou de alguma entrevista reveladora. É de uma observação tão consciente quanto a sua, de que podemos nos surpreender até o último minuto.

1) Não deu para fazer aquela viagem ao exterior? Não se reprima. Sonhos não são vendidos em docerias, e se vendesse, seria como um cupcake, fácil de devorar. É por isso que planejar é o principal ingrediente deste sonho... Mas, porém, todavia, dá para raspar o que sobrou do décimo terceiro e arriscar um destino nacional e regional, basta usar da amizade e procurar saber de lugares explorados por seus amigos (quem melhor que um bom amigo para saber sua vibe?) - De resto, é só pesquisar pernoite, passeios, tipo de turismo ofertado e é claro que o tamanho da sua grana é o que vai determinar a sua estadia. Ah! mas só vou ficar 3 dias... Então eu te pergunto: O que te importa mais? Aproveitar o tempo que você tem, ou continuar dormindo contando os dias pela viagem de luxo ao exterior, como se fossem carneirinhos? - E tem mais, essa ideia de fechar os olhos, rodar o globo, cantar une-dune-te e pimba! destino escolhido, é coisa de filme, ou de Paris Hilton. Aventura que é aventura de verdade, não depende mais do lugar do que de você, certo?

2) Sem férias, sem grana, e no máximo dois dias para fazer algo, antes de entrar no clima de gastos com roupa de Natal, ano novo, etc e tal... Tire 20 minutos para olhar seu álbum de fotos via celular, ou mural do quarto, achou alguém que prometeu visitar o ano inteiro? Não foi? Também não estava na sua lista de desejos, porém nessa lista o desejo mais simples, era emagrecer 10 quilos em 12 meses? Então esqueça a calça 36, ou a camisa P e vista a compaixão... Ligue para o amigo super legal, e que te faz muito bem e vá fazer uma visita. A questão é ver aquela pessoa que consegue fazer um dia valer por 100... Tenho certeza que nesse montão de fotos, tem um tio, ou uma prima, amigo de faculdade, alguém que te anima mais que viagra. Procura vai! 

3) Nessa sua lista, tinha algo muito promissor pra fazer? Um curso de mestrado, doutorado? E graças ao trabalho exigente não fez? Troque esse glorioso desejo por outro tão digno. Pratique o voluntariado! Garanto que não falta oportunidade para o tamanho da sua disponibilização pra isso. Se você gosta de contar piadas, tem o dom de fazer alguém sorrir, gosta de exercer a cidadania, já deve saber também que ser voluntário cai muito bem no curriculum? Pois bem... Se prefere algo com menos comprometimento, doe sangue, por exemplo. Será que substituir esse ato generoso não te fará sentir tão incrível, quanto ter realizado um propósito profissional? Às vezes, os valores que precisamos não estão em ter satisfação, mas gerar satisfação. Invista em outros valores! 

4)  Na lista, o desejo principal era pagar mil cifras para assistir o show da banda preferida... Putz, não deu. Mas você passou o ano inteiro comprando livros e séries e nada de ler nem assistir? Eu sempre digo que uma faxina de fim de ano rende dias de diversão. Taí uma boa hora para por em dia a leitura e o hobby. Tudo muito simples, mas que também vai te render prazer.

5) Talvez essa seja a dica mais non sense pra você. Mas pra mim, é a que justifica todas as outras acima... Claro que olhar sua lista e vê-la adiada para o ano que vem não dá a melhor das sensações. Ninguém saberá te convencer do quanto é possível substituir o melhor pelo bom. Mas o bom pode te convencer que é melhor do que nada rs. Então a dica é: Não esvazie os pulmões de esperanças, não pratique sucesso só com o fator tempo... Encha os pulmões de boas intenções, de possibilidades mais cordiais com as suas vantagens agora. Como? Não sou eu que vou citar lições de vida não gente, existe música pra isso! Eu sempre apelo para as letras mais esclarecedoras dessa vida e ouço quantas vezes for necessário para me sentir no clima de mudanças... O meu coquetel Molotov é com Titãs:
> Nas músicas: Epitáfio, Primeiros Erros, Enquanto houver sol e É preciso saber viver.

Bem pessoal, me desculpem se o meu senso de otimismo de última hora lhe pareceu um boicote a tal lista mágica. Eu sinceramente, prefiro rasgar e começar com o que eu tenho: Pouco tempo e muita vontade de chegar naquela linha imaginária de recomeço, com a melhor sensação de todas - Que fiz algo como quis, antes que o tempo faça como queira. E confie, o acaso vai te proteger rs. 

Postar um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.