Gita: Alcachofra, Sopa de Salmão com Alcachofra e Salmão de Frigideira.


Sopa de salmão? Sim! Essa receita roubei de uma ex-sogra chilena, portanto diz a lenda que a receitinha de hoje é da terra do fogo. Acabou o meu casamento e não consegui a receita completa, mas nunca me esqueci da mistura incrível de sabores. Tentei achar a dita cuja na internet e não achei nada a respeito dessa sopa... Então cheguei a conclusão que é uma daquelas variedades e invenções, que passa de geração à geração e de tão boa, nunca mais sai do livro de receitas da família.

Digamos que na verdade, temos três receitas... A vedete é a alcachofra e seu gosto sem comparações com nossa variedade de legumes e verduras... E para surpresa, talvez a falta de afinidade da nossa cultura com ela, é porque não costumamos comer flores, e a alcachofra é considerada uma flor! Rica em vitamina C e sais mineiras. Além do mais, está na época e baratinha!

RECEITA DA ALCACHOFRA AO VINAGRETE
Ingredientes:
04 alcachofras bem lavadas.

Vinagrete 
Suco de 02 limões
01 colher de azeite
1/2 colher de vinagre
Shoyu se preferir.
Pitadas de Sal

Preparo:
  1. Cozinhar as alcachofras em bastante água por 40 minutos. O ponto de cozimento da alcachofra, é quando consegue-se despetalar fácil. Escorra e reserve para deixá-la morna.
  2. Para o vinagrete, misture o suco do limão, com azeite, vinagre e (aconselho) pouco sal. Depois é só despetalar a alcachofra e passar nesse vinagrete e sugar a polpa na parte carnuda da pétala.
  3. Quando despetalar toda a alcachofra, resta o coração dela, onde contém a maior parte do seu sabor e é com esse coração, que faremos agora a segunda receita, a sopa da alcachofra! Para isso, basta guardar sob refrigeração e pode até congelar por uma semana.


RECEITA DA SOPA DE ALCACHOFRA COM SALMÃO

Ingredientes:
04 corações de alcachofra já cozido e fatiado em lâmina
500gr de salmão e postas gordas
02 cenouras cortadas em rodelas grossas
03 espigas de milho verde cortadas em rodelas pequenas
01 brócolis pequeno
01 pimentão amarelo pequeno
1/2 talo de alho poró em rodelas finas
03 limões
Cebola 
Coentro ou Salsa
Páprica Picante
Cominho Amarelo
Noz moscada
Pimenta do reino branca 
Alho
Sal grosso temperado
Ou Sal á gosto.

Preparo:
  1. Primeiro, corte o salmão em postas generosas. Antes de temperar, faça um pequeno corte nas costas do salmão, para melhor temperar. Veja o vídeo em anexo, que mostra como cortar, temperar e fazê-lo na frigideira. vou explicar resumidamente, mas é importante que assistam o vídeo, porque é dele que está a terceira receita, pois quem não curte a sopa, fica a dica da receita do salmão de frigideira, ou seja, a maneira correta de fritar as postas de salmão.
VÍDEO - COMO PREPARAR AS POSTAS DE SALMÃO NA FRIGIDEIRA



  1. Enfim, no vídeo, diz apenas para temperar o salmão com sal e limão, mas garanto que temperá-lo com o suco dos 03 limões, uma colher rasa de páprica picante, cominho amarelo, e raspas de noz moscada, pimenta do reino branca com uma colher rasa de sal grosso temperado, ou sal à gosto, irá deixar o salmão muito saboroso.
  2. Enquanto o salmão está marinando no tempero, cozinhe as rodelas de milho com pouco sal por 20 minutos e quando escorrer o milho, reserve essa água. Corte as cenouras em rodelas generosas, e também corte o brócolis em buquês não muito pequenos. Corte também o pimentão em rodelas grossas, e o alho poró em rodelas finas e reserve. Lembra do coração da alcachofra? Se estiver refrigerado ou congelado, é só fatiar e reservar também.
  3. Para temperar a sopa, processe ou pique, cebola e alho, com salsa ou coentro. 
  4. Numa panela de pressão, coloque azeite, e esse tempero da cebola com alho e coentro, deixe dourar e coloque as cenouras, o milho cozido, pimentão, alho poró, e a alcachofra e faça um refogado. Tempere com sal e mexa até dourar.
  5. Despeje a água do cozimento do milho e coloque na pressão por pouco tempo, 15 minutos.
  6. Frite as postas de salmão, de acordo com o vídeo, ou seja, numa frigideira com anti aderente muito boa heim, e à frio, coloque as postas pinceladas com azeite, e vá fritando em fogo brando. Para a sopa, reserve quantas desejar e retire a pele. Se preferir, divida a posta depois de frita para por na sopa.
  7. Depois de cozinhar o refogado por 15 minutos, Tire da pressão mas deixe no fogo ainda, para acrescentar os buquês de brócolis e o salmão já preparado na frigideira. Tempere com mais salsinha ou coentro e deixe no fogo por mais 10 minutos, sem mexer para não desmanchar.
  8. Dicas: Você pode acrescentar acelga, ou outro legume, que não seja batata por favor! A consistência da sopa é rala mesmo, porém um caldo muito bom, e nem pense em tirar o milho verde gente... Acredito que é a mistura do milho com a alcachofra é que dá esse gosto incrível.
Pronto! Eu sei que parece trabalhoso, mas imagine, ter três receitas em apenas uma refeição. A alcachofra no vinagrete, pode servir de aperitivo, enquanto a sopa de salmão com alcachofra ou o salmão na frigideira, como pratos principais. Dá para agradar todos os gostos, não?

Gente, garanto que a sopa tem um sabor inesquecível, bem como esse salmão super temperadinho, também. Aqui em casa, as três receitas fizeram muito sucesso e pedido de bis. Que tal? Se gostou e fez alguma destas receitas, conte pra gente a experiência! 


Postar um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.