Soraia: De cara lavada

11:29:00


Parece que o Facebook hoje baseia-se em desafios. Não gosto de "modinhas", mas um desses desafios tocou num ponto que muito me incomoda: a ditadura da beleza. Algumas das coisas que abordarei acima já foram tratadas em outros textos do PhD. No entanto, parece que nós, mulheres, ainda não acordamos. Parece que a sociedade ainda não acordou. E assim sentimo-nos pressionadas a sermos mulheres-maravilha, super-heroínas, porque só assim para sobrevivermos. 
Temos que ser bonitas, inteligentes, simpáticas, boas cozinheiras, amigas, companheiras, amantes, boas esposas, boas mães, profissionais de sucesso. Ufa, ainda sobra espaço para mais alguma coisa? Sim, temos que ser boas filhas, magras, esbanjando saúde e disposição, amar os animais, contribuir para o meio ambiente, ter alguma religião. Peço desculpas se esqueci de algo, mas é que temos que ser tanta coisa, parecer tanta coisa, que não nos sobra muito tempo para sermos quem nós queremos ser. E, quando nos aceitamos, quando nos descobrimos, temos que enfrentar o dedo indicador da sociedade na nossa cara: como assim você não que ser mãe? Como assim você gosta de trabalhar? Como assim você não quer casar? Como assim você vai ter uma produção independente? E se a nossa autodescoberta, se a nossa mente não está preparada para essa inquisição, abrimos mão de quem queremos ser, para sermos, mais uma vez, o que a sociedade espera que nós sejamos. 
Tais expectativas estão cada vez piores. Isso porque a sociedade tem uma ferramenta que fornece o suporte necessário para sustentar tamanha pressão: a mídia. É ela quem valida e ajuda a reforçar os estereótipos, mostrando os caminhos que devem ser seguidos. Este vídeo aqui possui aproximadamente cinco minutos e é parte de um recado feito por Jean Kilbourne, especialista em estudos femininos. Em tão pouco tempo, ela nos faz refletir sobre os padrões de beleza que nos são impostos atualmente e como isto impacta não só a vida de mulheres adultas, como de crianças e adolescentes. Trata-se de um vídeo que todas as pessoas deveriam ver, independentemente do gênero ou idade. Muitas de nós já sabem o conteúdo, já sabem o que têm que fazer, mas nos cobramos de igual forma. E é neste momento que eu retomo a ideia inicial deste texto: desafios no Facebook. 
Nas últimas semanas, paralelamente ao desafio do gelo, algumas mulheres estão desafiando as amigas a postarem uma foto nesta rede social sem qualquer tipo de maquiagem e com a hashtag #stopthebeautymadness. Muitas mostraram que é possível ser bonita sem qualquer tipo de "reboco" - como a maquiagem é vulgarmente conhecida, filtros ou aplicativos de beleza. Ninguém me desafiou a isso, mas estou mostrando minha cara lavada em algumas fotos e convido vocês a fazerem o mesmo. Que tal um pouquinho de rebeldia para mostrarem sua verdadeira face? É bom poder tirar a máscara de vez em quando. Tentem fazer isso e mostrem os resultados, meninas! Yes, we can!

You Might Also Like

0 Comente aqui!

Parceria

Parceria

Facebook

follow me

follow me

Subscribe