Soraia: Pílulas de sabedoria


Agosto começou. A Copa acabou. E isso significa que metade do ano já era. Como não surtar, lembrando que tudo passou tão rápido? Que estão faltando horas para os seus dias? Bem, cada um tem uma forma de contornar tal desespero. Desde o ano passado, a minha fórmula mágica é bem besta, mas eficaz: O Pequeno Príncipe - Calendário. Como sou metódica, calendários e agendas me ajudam a controlar melhor o tempo e as atividades diárias. No entanto, esse calendário vai além: a cada mês temos uma frase inspiradora, para dar aquela aliviada em meio a tanta pressão. Claro que são doze frases (uma para cada mês) e algumas presentes no calendário de 2013 foram repetidas este ano, mas não tem quem não se encante com a ternura desse menino que vive no asteroide B612, não é mesmo? 
Vamos dar uma olhadinha nestas frases?


Janeiro - "Todas as crianças grandes foram um dia crianças, mas poucas se lembram disso". 
Quando foi a última vez que foi a um parque de diversões? Ou brincou de pega-pega? Ou fez algo porque simplesmente gosta? Estamos muito ocupados tentando sobreviver e esquecemos que precisamos viver. Foi isso que a frase me inspirou logo no início do ano. 

Fevereiro - "Os olhos são cegos. É preciso ver com o coração..." 
O sentir é tão importante quanto o real, o concreto, o palpável. Precisamos também aprender a seguir nossos instintos, confiar em nosso coração. Quando foi a última vez que fez algo porque sentia que era a coisa certa a ser feita? 

Março - "As estrelas são todas iluminadas... Não será para que cada um possa encontrar a sua?"
Somos seres sociáveis. Não nascemos para ficarmos sozinhos. Mas às vezes é tão complicado encontrarmos a nossa tampa da panela, não é mesmo? O problema que as pessoas não entendem que ninguém é 100% bom, ou 100% ruim. Temos todos o nosso brilho e cabe a quem está do nosso lado perceber ou não tal brilho. Não seria olhar de se permitir brilhar e observar aqueles que estão ao seu redor?

Abril - "O essencial é invisível aos olhos"
Sem dúvida essa é uma das frases mais conhecidas do personagem. E a mais emblemática. Aparência é atraente. Não serei hipócrita a este ponto. Porém, o que mais essa pessoa pode lhe oferecer? 

Maio - "É um belo trabalho. E sendo belo, tem sua utilidade"
Maio é o meu mês de aniversário. Qual não foi a minha surpresa quando a frase era referente a trabalho. Para mim, a frase teve um significado especial, porque reflete aquilo em que acredito: se você se dedica a algo, se esforça, ama o que faz, não tem como dar errado, não tem como o resultado ser belo. 

Junho - "Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que fez tua rosa tão importante"
Amor sem dedicação, sem o cultivo, definha. Ele somente floresce quando nos esforçamos, nos dedicamos a ele. Dedicação é essencial a tudo que amamos na vida. 

Julho - "Quando o mistério é impressionante demais, a gente não ousa desobedecer"
Quantas vezes não ouvimos o nosso coração? Ou reclamamos do trânsito? Do trem que demora? De algo que atrapalhou nossos planos? Já parou para pensar que era o destino te protegendo de algo pior ou lhe preparando para algo melhor? Quando não há muita explicação para o que acontece de errado, melhor aceitar e não desobedecer. 

Agosto - "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"
Essa é outra frase emblemática do livro e cabe a muitas de nossas atitudes. Se você plantar o bem, colherá o bem. Se praticar o mal, o receberá de volta. Trata-se de uma das mais belas leis da vida. O que você anda plantando ultimamente? 

Os próximos meses também possuem frases e farei questão de deixá-las registradas, mas sem qualquer tipo de observação. Ainda assim, os convido a escrever essas frases nas telas de seus computadores ou em pedaços de papel que vocês tenham acesso todos os dias. Quem sabe assim esses meses não sejam tão atribulados, não é mesmo? 

Setembro - "Se tu vens às quatro da tarde, desde às três eu começarei a ser feliz". 
Outubro - "Por favor... Desenha-me um carneiro". 
Novembro - "A linguagem é uma fonte de mal-entendidos". 
Dezembro - "As sementes são invisíveis. Dormem nas entranhas da terra até que uma cisme de despertar".

Postar um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.